sexta-feira, 29 de setembro de 2017

A História da Quarentena de São Miguel Arcanjo



A Quaresma de São Miguel Arcanjo começou com São Francisco, que era devoto do Arcanjo.

São Francisco sentia o desejo de experimentar, no corpo e na alma, a Paixão de Cristo, Sua dor e também o imenso amor por se entregar ao sofrimento por nós.

No ano de 1224, o santo realizou a primeira quaresma de jejum e oração, no Monte Alverne, local deserto, distante, próprio para oração.

São Francisco disse: “Para honra de Deus, da bem-aventurada Virgem Maria e de são Miguel Arcanjo, Príncipe dos anjos e das almas, quero fazer uma quaresma.

No dia 17 de setembro, durante sua quaresma, enquanto estava em oração, teve a visão de um serafim, o qual logo se aproximou.

Este tinha seis asas de fogo e também estava crucificado, mãos e pés estendidos e amarrados numa cruz.

Duas asas elevavam-se por cima de sua cabeça, duas outras estavam abertas para o voo, as duas últimas cobriam-lhe o corpo.

E, por meio desta visão, Francisco pôde compreender melhor o verdadeiro sentido da Paixão.

Quando chegou a Festa em honra a São Miguel Arcanjo, Francisco desceu o Monte Alverner, trazendo nos pés e nas mãos os estigmas de Jesus.

Como achava-se indigno de se tornar igual a Cristo, ficou em total jejum, no final daqueles dias bebeu água e comeu um pedaço de pão.

Importante lembrar que a quaresma pode ser realizada a partir de qualquer data do ano, sendo agosto a setembro um momento especial.

Nenhum comentário :