segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

LIVRO DE OURO DE SAINT GERMAIN = CAPÍTULO II



CAPÍTULO II - DEUS ATIVO

Quando Jesus disse: "EU SOU a Ressurreição e a Vida", emitiu uma das maiores expressões que se pode fazer.

Quando Ele disse EU SOU, não se referiu à expressão exterior, mas à Magna Presença de Deus Interior, porque disse, repetidamente: "Eu de meu próprio ser não posso fazer nada.
É o Pai nosso, o EU SOU que faz as obras".

Também disse Jesus: "EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida", reconhecendo, assim, o único Poder, Deus em Ação dentro d'Ele.

Também disse "EU SOU a Luz que ilumina cada homem que vem ao mundo", anunciando, em cada sentença, a importância vital com as palavras "EU SOU".
Uma das formas mais poderosas de liberar o Poder de Deus, Amor, Sabedoria, Verdade, é coloca-lo em ação na experiência exterior, é colocar essa declaração "EU SOU" em tudo e em qualquer coisa que se deseje.

Agora vamos nos referir à frase mais poderosa de todas, talvez uma das maiores que tenha sido lançada à experiência exterior, por meio da palavra. "EU SOU A PORTA ABERTA QUE NENHUM HOMEM PODE FECHAR".
Vede quão importante é isto?
Quando chegardes a compreender essas afirmações magnas, vos dareis conta, então, da grandeza de seu alcance.

Quando reconhecerdes e aceitardes, plenamente, o "EU SOU" como a magna Presença de Deus em vós, em ação, tereis dado um dos maiores passos para a vossa libertação.

Prestai bem atenção na afirmação "EU SOU A PORTA ABERTA QUE NENHUM HOMEM PODE FECHAR".
Se puderdes realizá-la, tereis a chave que vos permitirá atravessar o véu da carne, e, levando convosco toda a consciência imperfeita que tenhais acumulado, podereis transmutar e elevá-la a essa perfeição na qual entrastes.

Nunca será demais ponderar a importância de meditar no EU SOU o maior tempo possível, como sendo a Grande Presença de Deus em vós, em vosso lar, em vosso mundo e em vossos assuntos.
Cada respiração é Deus em Ação em vós.
O Poder de expressar vosso pensamento, vosso sentimento, é Deus ativo em vós.
Como tendes livrearbítrio, é assunto vosso qualificar a energia que projetareis em pensamento e sentimento, determinando como quereis que atuem para vós.

Ninguém pode perguntar:
E como é que eu faço para qualificar a energia? Todo mundo conhece a diferença entre o destrutivo e construtivo no pensamento, sentimento e ação.

O estudante, ao receber esta instrução, deve constantemente analisar o motivo que o impele para detectar se há algum sentimento de orgulho intelectual, de arrogância ou de teimosia na mente e corpo exterior.
Se houver algum desejo de discutir ou provar que a instrução está errada, em lugar de receber a Bênção e a Verdade, o indivíduo fecha, inconscientemente, a porta, e, naquele momento, anulou sua habilidade em receber o bem oferecido.

Também quero lembrar aos discípulos, que, não obstante as opiniões pessoais a respeito do que deve ser a Verdade, Eu comprovei, através de muitos séculos, estas instruções que agora estou dando.
Se quiserdes receber o maior benefício possível e obter a compreensão que dá a absoluta liberação, tereis que ouvir com uma mente inteiramente aberta, com a consciência de que "EU SOU" é a ativa Presença de Deus em vós.
É vossa a escolha de receber, aceitar e aplicar, sem limitações, a instrução que está sendo dada, acompanhada pela radiação.
Isto permitirá a todos os estudantes compreenderem estas simples ainda que magnas asseverações da Verdade, que o abençoarão e libertarão grandemente.

Há muitos séculos que se repete para a humanidade: "Não se pode servir a dois senhores".
Porque não existe senão uma Inteligência, uma Presença, um Poder que pode atuar, e essa Presença é Deus em vós.

Quando vos voltais para a manifestação, exterior e acreditais no poder das aparências, estais servindo a um falso senhor e usurpador.
Essa manifestação só encontra uma aparência, porque contém a energia de Deus, a qual está sendo mal usada.

A vossa habilidade para levantardes a mão, a vida que flui através do sistema nervoso do vosso corpo é Deus em ação.
Amados estudantes, tratai de utilizar esta forma simples de recordar Deus em ação dentro de vós.

Quando caminhardes pela rua, pensai por um momento: "Esta é a Inteligência Divina, o Poder que me faz caminhar e que me diz para onde vou".
Vereis que já não é possível continuar sem compreender que cada movimento que façais é Deus em ação.
Cada pensamento em vossa mente é Energia Divina que vos permite pensar, já que sabeis que este é um fato indiscutível (pois não há discussão possível) por que não adorar e dar plena confiança, fé e aceitação a esta Magna Presença de Deus em cada um, em lugar de olhar a expressão externa que está qualificada e colorida pelo conceito humano das coisas?

Cada forma exterior não é nada mais que uma parte da vida, por meio da qual cada indivíduo pode alcançar, saber a origem de seu ser (isto, vós aprendeis através de vossa própria experiência); portanto, voltai à plenitude de perfeição de origem, apoiados na autoconsciência que tenhais adquirido.

A expressão de vida não é senão um constante e variável quadro que a mente exterior criou, presumindo ser ela o verdadeiro ator.

De tal maneira está a atenção constantemente presa à aparência externa, que só contém imperfeições, que faz essa fixação com que os filhos de Deus esqueçam sua própria Divindade, tendo novamente, porém, de regressar a Ela.

Deus é o Doador, o Recebedor e o Dom, é o único Dono de toda a Inteligência, Substância, Energia e Opulência que existem no Universo.

Se os filhos de Deus aprendessem a dar, unicamente pelo prazer de dar, seja amor, dinheiro, serviço ou o que quer que seja, a expressão externa não teria necessidade de nenhuma outra coisa.
Seria impossível esejar algo mais.

O mal da humanidade, o que tem causado tanto egoísmo e condenação sem precedentes entre uma pessoa e outra, é a insistência na posse pessoal das maravilhosas bênçãos de Deus.
Não há nada mais que um Amor atuando, uma Inteligência, Poder e Substância em cada indivíduo e isso é Deus.
O alerta que pode ser dado a cada estudante é: Eliminar o desejo de reclamar e apropriar-se do poder para si.

Se, em cada ato da personalidade se desse pleno crédito e poder a Deus unicamente, ocorreriam transformações incríveis naquele que, assim, entregasse todo o crédito à Sua Divina Presença.

Raramente se tem conseguido compreender o suprimento e a busca deste suprimento.
A oferta e a procura.
Positivamente, há abundante suprimento, mas a procura tem que ser estipulada antes que a Lei do Universo lhe permita surgir para a expressão e uso do indivíduo.

O estudante, já que tem livre-arbítrio, deve fazer o pedido ou a procura consciente e com plena determinação.
Então, verá que o suprimento não poderá deixar de manifestar-se, não importa o que seja, desde que sempre o indivíduo mantenha consciência resoluta e sem fraquezas.
A seguinte e simples afirmação usada com sinceridade e determinação, trará ao discípulo tudo o que ele possa desejar: "EU SOU a grande Opulência de Deus feita visível em meu uso agora e para sempre".

O elemento limitador que tantos estudantes sentem consiste no fato de que eles começam declarando a Verdade, quando usam, por exemplo, a afirmação acima, porém, antes que tenham passado muitas horas, ao analisarem-se conscientemente, encontrarão em seus sentimentos traços de dúvida ou temor.
Estes dois sentimentos naturalmente neutralizam, em grande parte, a força construtora que realizaria o desejo ou o pedido.

Uma vez que o estudante possa dar-se conta de que todo bom desejo é Deus em ação, compreenderá o Amor sem limites, o Poder e a inteligência que possui e com os quais poderá alcançar qualquer desejo e propósito.

Com esta simples compreensão, a palavra fracasso seria completamente apagada de seu mundo e, em pouco tempo, sua consciência veria que está manejando uma inteligência e um poder que não podem fracassar.
Assim, estudantes e indivíduos entrariam em seu pleno domínio, de acordo com a intenção de Deus.

É propósito de Nosso Grande Pai, que é todo Amor e Sabedoria, que nada falte a nenhum de seus filhos; mas eles permitem que sua atenção se fixe na aparência externa, a qual é como a instável areia do deserto.
Desta maneira eles, consciente ou inconscientemente, se separam da Grande Inteligência e Opulência.

Esta grande opulência é a herança da qual todo mundo pode dispor, sempre que se volte novamente para o "EU SOU", o Princípio Ativo de Deus eternamente dentro de nós mesmos, a única Fonte de Vida Ativa, de inteligência e opulência.

Através de todas as idades existiram certas normas de conduta, necessárias para todo o estudante que deseje alcançar certos objetivos.

Trata-se da conservação e governo da força vital através do sexo.
Para o indivíduo que esteve usando esta energia sem pensar em governá-la, o fato de dizer "Eu vou deixar disto", sem a compreensão da correta atitude de consciência, não seria nada mais do que simplesmente suprimir o fluxo de energia, que ele provocou para que flua em outra direção.

Ao estudante que deseja dominar-se, esta afirmação, que é a mais eficaz de tudo o que se poderia dar, quando usada com compreensão, é a Magna afirmação de Jesus: "EU SOU a Ressurreição e a Vida".
Esta afirmação não somente purifica o pensamento, como também é a força elevadora e ajustadora mais poderosa que se pode usar para a correção daquilo que é a maior das barreiras para a elevação espiritual.
Todo aquele que comece a sentir o impulso interior de corrigir esta condição, e que use esta afirmação continuamente e com firmeza, elevará esta maravilhosa corrente de energia até o ponto alto dó cérebro, como foi originalmente planejado.
O indivíduo sentirá sua mente inundada com as mais maravilhosas idéias com abundante poder sustentador, e habilidade que se expressará para abençoar a toda a humanidade.

Eu peço a qualquer estudante que observe e examine os resultados em sua mente e corpo. Sintam profundamente as palavras de Jesus: "EU SOU" a Ressurreição e a Vida", repetindo três vezes em silêncio ou audivelmente, e observem a ascensão da consciência que vão experimentar.
Alguns necessitarão de várias repetições, para sentirem a elevação surpreendente que outros sentem na primeira vez.
Isto demonstra em uma pequena forma o que pode alcançar com o uso constante dessa afirmação ("EU SOU a Ressurreição e a Vida").

Há somente uma maneira de libertar-se de algo negativo: depois que conhecerdes o erro que tendes a superar, deveis afastar vossa atenção externa completamente do mesmo, fixando-a firmemente na afirmação acima.

Qualquer condição da experiência externa que alguém deseje superar pode alcançar com o uso desta afirmação, assim como também mudar o fluxo da energia mal dirigida.
Eu tive um estudante que sentiu o impulso de inverter esta grande energia e com o uso desta única afirmação conseguiu elevar a vibração de seu corpo.
Em um ano, uma transformação maravilhosa se operou em toda sua aparência externa.
É incrível que, com todas as afirmações que nos deu Jesus, e são apenas uma parte do que Ele ensinou, tão poucas pessoas recebam o tremendo impacto dessas maravilhosas palavras de sabedoria.

Em toda a história do mundo foram dadas tantas e tão grandes afirmações como as que Ele ensinou; cada uma das quais, sendo usada conscientemente, contém a radiação específica que Ele alcançou.

Portanto, não somente vós tendes este poder do "EU SOU", como também sua assistência individual quando usais Suas afirmações.
Sempre se deve conscientizar o verdadeiro significado destas afirmações do Mestre Jesus.

Quando conseguirdes compreender o pensamento, sentimento e expressão de vosso "EU SOU", colocais em ação o poder de Deus sem limite algum; então recebereis o que desejais.
Não deve ser nenhum problema para o estudante ver e compreender que a aparência externa nada mais é do que a distorcida criação do homem, o qual está acreditando que no exterior há uma fonte de poder separada, quando um momento de reflexão o fará ver que não existe senão um só Amor, uma só Inteligência e um só poder que pode atuar e que esse é Deus.

Os defeitos humanos e as discrepâncias externas não têm nada a ver com a Perfeição Onipresente de Deus, já que toda a imperfeição é somente criação do conceito exterior humano.
Se o homem se voltasse para seu "Eu Superior", sabendo que Ele é toda a Perfeição e que a aparência externa não passa de criação humana, pelo mau uso de seu Poder Divino, meditando sinceramente e aceitando a Perfeição de Deus, veria logo que em sua vida e experiências se manifestaria esta mesma perfeição.

Não há outra forma possível de trazer esta perfeição a vossa mente, corpo e existência, a não ser por meio da aceitação da Grande Presença de Deus em vós.
Este reconhecimento fará com que o poder externo projete a perfeição de Deus em vossa experiência visível.

Dizei aos estudantes que Eu estou ensinando, como mensageiro da Luz, afirmações da Verdade que produzirão resultados positivos se as usardes e as mantiverdes sem vacilardes.
Os metafísicos sabem que a Verdade não dá resultado porque hoje fazem as afirmações, e as esquecem durante toda a semana seguinte.

O desejo da Luz e Verdade é a Presença de Deus no desejo, projetando-se para a ação. Para alcançar iluminação usai esta frase: "EU SOU a plena compreensão e iluminação daquilo que quero saber e compreender".

No dia em que se abrirem vossos olhos e contactardes alguns desses maravilhosos Seres Ascensionados, a alegria permanecerá por toda a Eternidade.
Se não aceitais a verdade, que tendes a habilidade para alcançardes isto, jamais conseguireis.
No momento em que expressais "EU SOU" a Ressurreição e a Vida", imediatamente surge toda a energia de vosso ser até o centro de vosso cérebro, que é a fonte do ser individualizado.
Eu não poderei aquilatar suficiente poder desta afirmação, pois não há limites para o que podeis fazer com ela.
Foi a que usou Jesus em suas maiores provas.

Deveis saber que, quando decretais algo construtivo, é Deus que está vos impulsionando a agir.
Sereis o mais néscio do mundo se perguntardes: "E vós comprovastes isto em vossa própria experiência?"

Pois cada indivíduo tem que comprovar, por si mesmo, que nada significará para ele, até que faça a mesma experiência.

O sentimento traz consigo certa visão co-existencial.
Às vezes a pessoa sente tal coisa com tanta claridade, que verdadeiramente a vê através do seu interior.

Na medida em que entrardes em estado de elevação, manifestareis simultaneamente o pensamento, o sentimento, a visão e a cor.

O som é harmonioso e tranqüilo.
É por isso que a música mais melodiosa é calmante em seus efeitos, enquanto que a música ruidosa é inteiramente oposta.