quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Quais os benefícios de usar cosméticos elaborados com uva ou seus derivados?






Para quem observa seu pequeno tamanho, nem imagina que as uvas contam com mais de mil substâncias que fazem bem à saúde da pele.
Diante de tantas possibilidades, os cosméticos feitos com uva estão fazendo grande sucesso, principalmente no quesito rejuvenescimento.

Muito além do agrado ao paladar, espécies como Malbec, PInor Noir, Cabernet Sauvignon, Merlot, entre outras, estão entre as matérias-primas de produtos que vão de hidratantes a clareadores da pele, passando por sabonetes e desodorantes.

Para você fazer a escolha certa para o seu bem-estar, vamos mostrar neste post algumas propriedades benéficas proporcionadas pela fruta que está nos sucos, vinhos, na mesa do brasileiro e, é claro, dentro das embalagens que promovem a beleza e a promoção da saúde da pele.

Quais são as vantagens de cosméticos feitos com uva?

As uvas eram utilizadas apenas na indústria alimentícia e na elaboração de vinhos e espumantes.
No entanto, após inúmeras pesquisas revelando seus benefícios à saúde, a indústria dos cosméticos encontrou na fruta a resposta para unir o útil ao agradável.
Assim, ao perceber que os antioxidantes existentes na uva eram excelentes para reparar as células do corpo, reduzindo os efeitos do envelhecimento, os cientistas chegaram à conclusão de que os cosméticos feitos com a fruta agiriam positivamente na promoção da saúde do ser humano, sobretudo no quesito estético.

Outro ponto que foi preponderante para o sucesso foi a existência de polifenóis em grande quantidade na fruta. Tratam-se de compostos que evitam a degradação da elastina e das fibras de colágeno, contribuindo com a saúde da pele.
Os polifenóis estão presentes, em maior concentração na casca e sementes e são antioxidantes mais potentes do que a vitamina C, sendo introduzidos na indústria de cosméticos desde o final dos anos 1990.

Outro aspecto que acabou casando com os benefícios cientificamente comprovados foi o aroma maravilhoso contido na uva, ou seja, os produtos não só ajudam no rejuvenescimento da pele como também hidratam e ainda proporcionam um perfume marcante e contagiante.

Por que os antioxidantes auxiliam na saúde da pele?

Com o objetivo de proteger as células sadias do organismo, os antioxidantes combatem os chamados radicais livres, um dos principais inimigos da pele, pois causam a formação de marcas de expressão, flacidez e manchas.
São exatamente os radicais livres, produzidos pelo sol, má alimentação, estresse, tabagismo, entre outros, que os cosméticos feitos com uva e seus derivados combatem, trazendo mais jovialidade e brilho à pele, contribuindo com a elasticidade e firmeza.
Além de evitar os problemas, os antioxidantes também neutralizam os malefícios, ou seja, você poderá melhorar consideravelmente a saúde da pele por meio dos produtos elaborados à base de uva.

Diante de tantos pontos positivos, cremes, sabonetes, hidratantes faciais e corporais feitos com extratos de uva auxiliam em vários tipos de aplicações, como em massagens, tratamentos de redução de medidas, sem falar na melhora da qualidade da pele por meio da ação rejuvenescedora.
Mas grande parte dos benefícios dos cosméticos feitos com uva é ocasionado pela ação do resveratrol, um potente antioxidante.

O que é o resveratrol e como ele age na saúde da pele?

Presente principalmente nas sementes e cascas das uvas, especialmente nas variedades de uvas tintas, o resveratrol é um antioxidante poderoso que combate eficazmente o envelhecimento precoce.
Sabendo que vivemos em uma realidade onde é impossível fugir dos males da poluição, nada melhor do que contar com produtos que possam auxiliar na qualidade da pele, seja em aplicações no período da manhã ou noite.
Pelo fato de ser uma substância fotossensível, o resveratrol tem uma eficácia maior à noite, atuando como reparador dos efeitos nocivos dos radicais livres.
Não é à toa que ele é popularmente conhecido como a pílula da longevidade.

Como os cosméticos são produzidos à base de uva?

Utilizando a versatilidade da uva, os cosméticos recebem óleos à base da fruta, sendo totalmente livres de químicas, ou seja, são sustentáveis e naturais.
Grande parte deles vem de resíduos da elaboração dos vinhos, após os processos de fermentação e filtragem, evitando ainda o descarte incorreto na natureza.
Assim, o tratamento feito à base de uva, também conhecido como vinoterapia, conta com aplicações formidáveis tanto no corpo quanto na face, com resultados altamente positivos.
Um exemplo é para quem usa muita maquiagem.
Nesse caso, as máscaras vinoterápicas evitam a danificação da pele causada em razão do tempo e frequência do uso dos produtos de beleza.

Outro aspectos importantíssimo é na renovação celular, clareamento das manchas e revitalização dos tecidos.
No corpo, os cosméticos feitos com uva aceleram o metabolismo, influenciam no emagrecimento e ainda relaxam a pele.
Além dos cremes, podemos citar os sabonetes e sais de banho como grandes aliados nessa constante busca pela promoção da saúde, fazendo com que você se sinta melhor e mais rejuvenescida.

Por que optar por cosméticos feitos com uva?

A sua pele será a grande beneficiada por meio do uso de cosméticos feitos com uva.
Fora os aspectos positivos apresentados, podemos citar ainda o combate às acnes e espinhas, dermatite e até a proteção da pele dos desgastes ocasionados pela exposição ao sol.
Assim, os produtos contam com efeitos tanto de prevenção quanto de reparação, auxiliando imensamente na saúde da sua pele.

COSMÉTICOS




Os cosméticos são uma parte muito importante da sua saúde e bem-estar.
Quando falamos neles, estamos falando de cremes, maquiagens, shampoos, sabonetes e mais uma série de produtos que têm contato direto com a sua pele.
Por isso, é importante perguntar: você sabe o que avaliar na hora de comprar cosméticos?

Existem uma série de critérios que devem ser levados em consideração, para garantir que você esteja adquirindo um produto de qualidade, que não será prejudicial para você e nem para o meio ambiente.

Verificar se o produto tem substâncias prejudiciais à saúde
Infelizmente muitos cosméticos possuem em sua composição produtos que são prejudiciais à saúde. Especialmente as marcas que são de qualidade mais baixa acabam não se preocupando com os insumos utilizados.
Portanto, se você não tiver atenção, pode acabar sofrendo as consequências.

Parabenos
Os parabenos são empregados em cosméticos como conservantes.
Como algumas pesquisas indicam, eles são muito perigosos, já que agem no organismo com efeitos estrogênicos.
Ou seja, podem causar alterações hormonais e em casos mais graves são associados até mesmo ao câncer.
Além disso, estudos mais recentes indicam que a substância também faz mal para a pele, causando envelhecimento cutâneo e efeitos prejudiciais quando a cútis é exposta à luz solar.
Portanto, na hora de comprar cosméticos prefira os que são paraben free.

Formaldeído
Também conhecida como formol, essa substância é mais encontrada em cosméticos para o cabelo, desodorantes e produtos para as unhas.
Os principais riscos que ele oferece à saúde estão relacionados ao sistema respiratório.
Além disso, o formol também aumenta o risco de câncer em seres humanos, conforme indicam pesquisas.

Optar por marcas livres de testes em animais
Essa é uma preocupação que tem atraído cada vez mais pessoas, ainda que elas não sejam vegetarianas ou veganas.
Afinal, os testes em animais são bastante cruéis e desnecessários, pois é perfeitamente possível produzir bons cosméticos sem precisar lançar mão desses testes.

Portanto, um cuidado importante na hora de comprar cosméticos é verificar se eles são cruelty free — que não foram testados em animais.
Essa informação é facilmente encontra na embalagem do produto, que geralmente tem um selo indicando esse fato. Além disso, existem muitas listas disponíveis na internet indicando os que se encaixam nessa categoria.

Escolher produtos feitos com substâncias naturais
Se possível, na hora de comprar cosméticos, opte por aqueles que são feitos com ingredientes e substâncias naturais.
Isso significa que no processo de produção eles devem preservar a matéria-prima o máximo possível.

Além disso, é importante também que esses produtos causem o menor impacto possível no meio ambiente, tanto na hora da produção como do descarte.
Isso envolve a utilização de materiais biodegradáveis, inclusive na embalagem, e de evitar o desperdício de recursos naturais, como água e luz.

Cosméticos feitos com produtos naturais são muito mais benéficos também para a nossa saúde, já que os sintéticos e artificiais podem causar muito prejuízo, como já detalhamos a respeito dos parabenos, por exemplo. Outro detalhe importante é dar preferência para orgânicos, sempre que possível.
Então, quando for adquirir um cosmético, fique atento ao rótulo da embalagem e faça uma pesquisa prévia sobre a composição dele.

Procurar por avaliações dos consumidores
O que você faz antes de comprar qualquer produto ou visitar um novo estabelecimento?
Pesquisa por avaliações e relatos de outros consumidores, não é?
Com os cosméticos não deve ser diferente!

Antes de efetuar a compra, vale a pena dar uma boa pesquisada a respeito do produto.
Com a internet, fica muito mais fácil, já que você nem precisa conhecer pessoalmente outro consumidor da marca.

Analisar o custo-benefício
Quando for comprar cosméticos, tenha o hábito de fazer a análise do custo-benefício antes.
Esse é um tipo de produto que o barato pode sair muito caro, já que eles têm muita relação com a nossa saúde. Itens ruins podem causar alergias, queda de cabelo e até mesmo doenças mais graves, como um câncer, em casos extremos.

Portanto, sempre analise o custo-benefício do que você está comprando.
Às vezes um cosmético feito com substâncias naturais e que seja cruelty free vai custar mais caro, mas vai trazer um retorno muito positivo para você e o meio ambiente, fazendo valer o investimento.

Escolher o mais indicado para o seu tipo de pele ou cabelo
Por fim, é importante lembrar que os cosméticos são feitos para tipos de pele e cabelos específicos.
Se a sua pele é oleosa, você não deve usar o mesmo creme que alguém que tem a pele seca.
O mesmo vale para os cabelos.

Todos esses aspectos são bastante importantes e por isso é importante prestar atenção neles, especialmente para preservar a sua saúde e o nosso planeta Terra.

VINOTERAPIA






O que é a vinoterapia e quais são os seus benefícios?

A vinoterapia é um procedimento realizado de maneira tópica, por meio de produtos à base de uva ou vinho e massagens. 
O objetivo é eliminar as células mortas, firmar, nutrir e hidratar todos os tipos de pele.
O tratamento pode ser feito em casa ou em clínicas de estética e seu bom efeito se deve ao resveratrol — um importante polifenol presente nas cascas e nas sementes das uvas, especialmente as tintas.
A substância age como um antioxidante natural e neutraliza a ação dos radicais livres, além de impedir a atividade de enzimas que podem destruir células saudáveis. 
Os polifenóis também são ricos em vitaminas, como A, C e E, o que melhora a elasticidade da pele e a força dos cabelos.

Como funciona?
Existem muitas maneiras de realizar o tratamento, seja no corpo, no rosto ou nos cabelos. 
Primeiro, é necessário fazer uma boa higienização da parte do corpo na qual o procedimento será realizado. 
No caso da pele, uma esfoliação prepara a região para receber, de forma mais efetiva, a ação dos produtos que serão aplicados posteriormente.
A eficiência do tratamento se deve à sequência de procedimentos que são realizados visando o mesmo objetivo: cuidar e tratar do corpo. 
Para isso, é essencial que todos os cosméticos usados em cada etapa tenham princípios ativos em concentrações adequadas e apresentem boa qualidade.
A vinoterapia também funciona para a prevenção da celulite e para reduzir medidas. 
Ao passar os produtos e envolver a pele com toalhas quentes, o corpo reage por meio da termogênese. Isso significa que o organismo tenta causar e manter o equilíbrio térmico. 
Para isso, é necessário queimar gordura, o que promove a redução de medidas.

Quais são seus principais benefícios?
Combate os radicais livres
Os radicais livres são moléculas instáveis produzidas naturalmente pelo nosso metabolismo. 
Em excesso, eles podem ser tóxicos para o organismo e tendem a interagir com as células do corpo, causando a destruição até mesmo das saudáveis.

Diminui rugas e linhas de expressão
O resveratrol presente nas uvas ajuda a retardar o envelhecimento da pele. 
Junto com a massagem realizada durante o procedimento, ele estimula a fabricação de elastina e colágeno. 
Essas substâncias são responsáveis por sustentar as células, manter a firmeza e promover a elasticidade da cútis.

Remove células mortas e clareia a pele
O tratamento remove as células mortas da camada superficial da pele, o que melhora o aspecto da cútis e resulta em uma maior uniformidade. 
Assim, a superfície fica macia e saudável, além de menos oleosa.
Outro benefício dos polifenóis é a sua capacidade de atuar como fotoprotetor contra os raios ultravioletas. 
Com isso, eles ajudam a clarear pequenas manchas.

Melhora o aspecto dos cabelos
A vinoterapia pode ser feita nos cabelos para recuperar a fibra capilar e restaurar o brilho natural dos fios. 
Além disso, o resveratrol ajuda a restaurar o brilho natural, controla a oleosidade e fortalece os cabelos.
Como e com qual frequência pode ser feita?

Existem alguns cuidados simples que devem ser tomados antes e depois de realizar a vinoterapia, para que os resultados sejam ainda mais efetivos e duradouros. 
Caso você faça a aplicação diária de ácidos, por exemplo, é interessante suspender o uso da substância por pelos dois dias antes do procedimento.
Após o tratamento, é fundamental usar filtro solar com fator de proteção acima de 30, especialmente no rosto. 
Os tratamentos realizados em clínicas de estética podem necessitar de manutenção de acordo com o proposto pelo esteticista.
No caso dos tratamentos corporais redutores, é importante mudar também alguns hábitos de vida. 
Os resultados aparecerão com alimentação adequada, prática de atividade física e uso regular de cosméticos.

Embora seja um processo de base mais natural e não apresente muitas contraindicações, é importante verificar se há hipersensibilidade a algum componente que será usado. 
No caso de tratamentos corporais específicos, é necessário observar se serão usados cosméticos termogênicos.
Esses compostos aceleram o metabolismo e são contraindicados para pessoas com hipertensão não tratada ou que apresentam quadro agudo. 
Áreas lesionadas também devem ser evitadas, assim como indivíduos febris, em caso de banhos ou imersão com produtos aquecidos.
Não existe uma regra definida para a frequência do tratamento, que deve ser individualizado. 
Em casa, ele pode ser feito uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, de acordo com a sua necessidade.

Quais tipos de produtos podem ser usados?
O tratamento facial e corporal com vinoterapia é feito com cremes, tônicos, óleos essenciais de semente de uva, sabonetes, géis, máscaras faciais e outros produtos feitos fundamentalmente por compostos presentes na uva e no vinho.
Para o tratamento capilar são usados shampoos, condicionadores e cremes hidratantes. 
Os homens podem se beneficiar, ainda, de itens para a barba, como loções e bálsamos. 
A ação dos produtos pode ser potencializada com o uso de toalhas aquecidas ou toucas térmicas.
A função desses cosméticos é promover um efeito desintoxicante, relaxante, nutritivo, clareador, revitalizante, renovador e tonificante. 
Além de aplicar os cremes, é possível preparar imersões ou banhos com outros produtos, como sais de banho ou o próprio vinho morno.

A vinoterapia é um tratamento completo que usa as boas propriedades da uva para melhorar o aspecto da pele e dos cabelos. 
Embora funcione de forma tópica, o procedimento pode ser complementado pela ingestão de suco de uva ou vinho, ocasionando resultados ainda melhores.