segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Novena a São José


 


 


Aprender as virtudes de São José e alcançar graças por sua intercessão

Início: Pelo Sinal da + Santa Cruz, livrai-nos Deus + nosso Senhor, dos nossos + inimigos. Em nome do + Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis e face da Terra. Oremos: Ó Deus, que doutrinais os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que, pelo mesmo Espírito Santo, saibamos o que é reto e gozemos sempre de sua preciosa consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Oração preparatória para todos os dias:


Deus e Senhor meu, Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo, creio que estou em vossa soberana presença agora, quando pretendo consagrar a São José esta novena.

Adoro-Vos com todo o meu coração, porque sois infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas. Adoro-Vos com toda a intensidade de que sou capaz, e arrependo-me dos muitos pecados que fiz contra Vossa Divina Majestade.

Quero, nesta novena, aprender as virtudes que, com tanta perfeição, praticou o glorioso Patriarca São José, e alcançar, por sua intercessão, as graças de que tanto preciso. Senhor, quem sou eu para atrever-me a comparecer diante de Vossa presença?

Conheço a deficiência de meus méritos e a multidão de meus pecados, pelos quais não mereço ser ouvido em minhas orações; mas, o que não mereço merece-o o pai nutrício de Jesus; o que não posso ele pode. Venho, portanto, com toda a confiança, implorar a divina clemência, não fiado em minha fraqueza, mas no poder e valimento de São José. Amém.

V. Rogai por nós, José santíssimo.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Ó Jesus, que por uma inefável providência, vos dignastes escolher o bem-aventurado esposo de vossa Mãe Santíssima; concedei-nos que aquele mesmo que veneramos como protetor, mereçamos tê-lo no Céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

Oração à Santíssima Virgem


Virgem Imaculada, esposa castíssima de São José, assisti-me nestes momentos que dedico ao culto de vosso glorioso esposo. Sem vosso auxílio, como eu poderia honrar dignamente o varão justo a quem vós dedicastes trinta anos de vossa vida? Nem sei, nem posso honrá-lo como ele merece; por isso venho a vós para que completeis o que a mim me falta, e façais por ele o que eu não sei fazer. Ajudai-me, Senhora, em minhas orações, para que sejam favoravelmente despachadas, pela intercessão e valimento de vosso Santo Esposo. Amém.

Oração a São José


Ó meu querido São José, ofereço-vos esta novena, com todo fervor e reverência e me consagro a vós, que merecestes o respeito e os favores de JESUS e de Maria, dedicados ao vosso serviço. Desejo abserquiar-vos dignamente, porque preciso ardentemente conseguir, por vossa intercessão, minha salvação eterna e as graças particulares que, rezando esta novena, desejo alcançar. Não olheis as minhas faltas, mas a vossa grande misericórdia e o muito amor que me professais. Ó meu amável protetor, em vós ponho minha confiança, atendei-me bondosamente. Amém.

Primeiro dia


Dou graças à Santíssima Trindade, Santíssimo São José, pelos muitos privilégios, méritos e virtudes com que vos enriqueceu e, principalmente, pelo grande e singularíssimo mérito a poucos concedido, de ter sido santificado no ventre de vossa mãe e confirmado em graça. Que alegria para vosso coração ver-vos livre do pecado, que é a única coisa que desagrada a Deus Filho, que vos chamava de Pai! Que graças destes à Trindade Beatífica por esse tão assinalado privilégio! Eu vos felicito com todo o meu coração, pela inocência incomparável que tivestes desde antes de nascer e pela graça a amizade particular com que o mesmo Deus vos distinguiu.

Por esse privilégio e pela grande alegria que ele vos causou, suplico-vos, ó meu querido pai, que me alcanceis de Deus, um grande ódio ao pecado, grande amor às virtudes e à minha salvação eterna. E como creio que a graça que desejo conseguir nesta novena será benéfica à minha salvação, tenho inteira confiança de que a alcançareis por vossa poderosíssima intercessão; todavia, se minha oração não for bem dirigida, endireitai-a e rogai ao boníssimo Deus por mim. Amém.

(Pedir agora a graça que se deseja alcançar)

Para melhor alcançar as graças necessitadas, rezaremos: 7 PAI Nossos, 7 Ave Marias e 7 Glórias, em honra das alegrias e dores do glorioso Patriarca.

Segundo dia


Que felicidade a vossa, meu glorioso Protetor, serdes escolhido milagrosamente para esposo da Imaculada Maria.

Alegro-me convosco pela satisfação imensa que experimentastes, naquele dia feliz, quando associastes vossa sorte à da Mãe de Jesus Cristo. Que admiração vos teriam os Santos Anjos, por serdes o sustentáculo da mãe do Verbo encarnado, e por esse mesmo motivo também protetor do Filho de Deus!

Uno meus louvores aos que, nesse dia, vos dariam os Anjos do Céu e, de todo o meu coração, vos felicito por vos ter sido dada de presente a Rainha dos Anjos, e pelo zelo que se dedicou a vosso serviço. Que transbordante felicidade! Que maravilha terdes por companheira Aquela que trouxe o Filho de Deus em Seu seio sagrado!

Que felicidade terdes, para vosso consolo nas penas, a Consoladora dos aflitos, para conselheira nas dificuldades a sapientíssima Mãe de Jesus Cristo e para modelo nas virtudes, aquela que é o espelho sem mancha, da majestade divina e a imagem da bondade de Deus!

Por este favor e felicidade tão grandes peço-vos, poderosíssimo José, a amizade e a graça de Deus, e a proteção e amparo constantes de Maria Santíssima.

Interponde, ao mesmo tempo, vosso valimento com Jesus e com vossa santíssima esposa, para alcançar as graças particulares que, com esta novena, pretendo conseguir. Amém.

(Pedir agora a graça que se deseja alcançar)

Para melhor alcançar as graças necessitadas, rezaremos: 7 PAI Nossos, 7 Ave Marias e 7 Glórias, em honra das alegrias e dores do glorioso Patriarca.

Terceiro dia


Que pena tão amarga devíeis ter sentido em vosso coração, José gloriosíssimo, quando em vossa humildade julgastes dever separar-vos de vossa esposa Maria! Separar-vos de Maria, que tanto amáveis e que correspondia a vosso amor com amor puro e sincero.

Confraternizo-me convosco, por aqueles momentos de sofrimento e por essa amarga provação que o Senhor vos permitiu! Por caridade, ficastes ao lado da Mãe do Unigênito Filho de Deus. Maria vos pertenceu e amou sempre no amor de Deus. Em Seu infinito poder, Deus fez nela maravilhas de Seu Divino Amor. Fostes a maior testemunha das grandiosidades operadas em Maria.

Ela é o jardim de Deus e o paraíso onde o Filho de Deus tem seu receio, e vós José, fostes o Anjo da guarda desse jardim, o depositário desse eterno tesouro.

São José, aceitai sinceras felicitações pela parte ativa que Deus vos concedeu o mistério da Encarnação, e pela sujeição de Jesus e de Sua Santíssima Mãe às vossas ordens.

Por essa grande alegria e também pelos méritos da tristeza que a precedeu, suplico-vos, meu pai querido, que me alcanceis de Deus o conhecimento de Jesus Cristo e a graça de conservar uma fé tão viva em todos os seus mistérios, que esteja pronto a antes morrer que duvidar deles; alcançai-me, outrossim, a graça que, nesta novena, pretendo conseguir, se for para maior glória de Deus e bem de minha alma. Amém.

(Pedir agora a graça que se deseja alcançar)

Para melhor alcançar as graças necessitadas, rezaremos: 7 PAI Nossos, 7 Ave Marias e 7 Glórias, em honra das alegrias e dores do glorioso Patriarca.

Quarto dia


Esposo castíssimo da Mãe do Unigênito Filho de Deus, uno-me a vós na tristeza que experimentastes em Belém, quando lá chegando, depois de penosa viagem, vistes vossa venerada esposa Maria e o Salvador do mundo, que ela levava em suas entranhas, desconhecidos e repelidos de todas as casas e pousadas.

Ó meu querido José, como conhecestes então que o mundo não é amigo de Cristo, e que é impossível servir juntamente dois senhores tão inimigos e contrários! Dai-me a Jesus, que tanta alegria vos causou em Seu nascimento. As vozes dos Anjos dizendo "Paz na Terra aos homens de boa vontade" são principalmente dirigidas a vós. Aceitai meus louvores pelo muito amor que Jesus vos manifestou, escolhendo-vos para Seu pai nutrício e para seu poderoso defensor e amparo.

Permiti-me, gloriosíssimo e poderosíssimo Santo, chegar aonde vós estais, perto de Jesus, contemplar Sua santidade divina e esplendor. Pedi a Jesus que Ele me dê as graças recebidas pelos pastores e reis que foram adorá-lo no presépio; pedi-Lhe, também, as graças que desejo conseguir nesta novena, se forem para maior glória de Deus e salvação de minha alma. Amém.

(Pedir agora a graça que se deseja alcançar)

Para melhor alcançar as graças necessitadas, rezaremos: 7 PAI Nossos, 7 Ave Marias e 7 Glórias, em honra das alegrias e dores do glorioso Patriarca.

Quinto dia


Que grande dor sofrestes, nosso querido São José, quando vistes derramar-se o preciosíssimo sangue de Cristo na circuncisão! Por que teria, esse infante divino, de sofrer assim, poucos dias depois de ter nascido? Ah! Sendo Jesus a perfeição em pessoa, certamente que foi pelos nossos pecados, esse padecer.

São José, daí-me a conhecer o preço do sangue de Jesus, para que nunca deixe perder a menor gota; e que esse sangue, caindo abundantemente sobre minha alma, lave-me e purifique inteiramente. Permiti, São José, que, para eu conseguir graça tão importante, aproxime-me mais de vós para ouvir atento e obedecer aos ensinamentos do Divino Mestre e receber as bênçãos e graças que dele emanam e que, por bondade divina, passam por vossas sagradas mãos.

Vossas mãos sagradas amparam Jesus, o Salvador do mundo, que tira os pecados dos homens!

São José, que alegria a vossa, quando destes ao Salvador o nome de Jesus, sabendo que esse nome, a própria felicidade, é a chave que nos abre a porta do Céu!

Adorador de Cristo, consiga que ele seja para mim Jesus, isto é, meu salvador nesta vida e na eterna.

Pelo nome adorável, Jesus, peço-vos também as graças que desejo alcançar nesta novena, se forem para maior glória de Deus e para o bem de minha alma. Amém.

(Pedir agora a graça que se deseja alcançar)

Para melhor alcançar as graças necessitadas, rezaremos: 7 PAI Nossos, 7 Ave Marias e 7 Glórias, em honra das alegrias e dores do glorioso Patriarca.

Sexto dia


Ó meu boníssimo São José, protetor e amparo dos desvalidos! Por aquela alegria que experimentou o vosso coração, ouvindo os louvores que os doutores da lei fazem ao Cristo Menino, peço-vos que não vos esqueçais de mim, fazei que Jesus, meu Salvador, seja sempre para mim ocasião de ressurreição. Confraternizo-me convosco, pacientíssimo José, pela ferida que em vosso coração fizeram as palavras do Santo Simeão, com que anunciara a Maria que uma espada de dor havia de atravessar Seu delicadíssimo e amorosíssimo coração.

Em tão tremenda ocasião para Maria, vós nem poderíeis remediar essas dores, nem ao menos ser testemunha de tão terrível padecer, para consolar vossa esposa com vossa presença humana na paixão de Cristo!

Eu, sim, posso e devo, com minha vida e bons costumes, consolar a Maria, porque culpado, por meus pecados, na morte de Jesus e nas dores de Maria, quero e devo evitar e reparar esses pecados.

Ajudai, José poderosíssimo, minha pobreza espiritual e poucas forças, alcançando-me de Nosso Senhor a graça de nunca ser, por minha culpa, causa das penas de Jesus e das dores de Maria. Alcançai-me, também, a graça que desejo conseguir rezando esta novena, se for para maior glória de Deus e salvação de minha alma. Amém.

(Pedir agora a graça que se deseja alcançar)

Para melhor alcançar as graças necessitadas, rezaremos: 7 PAI Nossos, 7 Ave Marias e 7 Glórias, em honra das alegrias e dores do glorioso Patriarca.

Sétimo dia


São José, permiti que, em espírito, eu vos acompanhe na viagem ao Egito, para admirar vossos sacrifícios e imitar vossas virtudes. Tudo fizestes para defender a Jesus de tantos perigos, e sobretudo da morte.

Que dor tão grande foi para vosso coração amante ver sofrer a Jesus e a Maria! Quanta sede devem ter sofrido no deserto os três peregrinos santíssimos!

Peço-vos humildemente que tireis de mim a sede dos prazeres mundanos, e dai-me a fome e sede de todas as virtudes, principalmente a humildade, a paciência, a mortificação, que a minha lama deseja ardentemente possuir.

Entristeçam-me as coisas que vós entristecem, amável São José, e saiba eu alegrar-me com as que vos causam alegria.

Experimente minha alma, conservando-se na graça de Deus, a mesma alegria que experimentou vosso delicado coração, quando afinal, depois dos transtornos de uma perigosa viagem por ermos desertos, vistes Jesus a salvo e Maria vossa amantíssima esposa segura no novo lar. Assim como vos alegrastes com aqueda dos ídolos do Egito, alegra-se meu coração com a queda dos ídolos das afeições desregradas e das paixões desordenadas de modo que, em tudo e por tudo, agrade a Jesus, à Santíssima Mãe e a vós, meu amável José, que tanto gozais na glória de Deus. Alcançai-me também a graça que desejo conseguir nesta novena, se for para maior glória de Deus. Amém.

(Pedir agora a graça que se deseja alcançar)

Para melhor alcançar as graças necessitadas, rezaremos: 7 PAI Nossos, 7 Ave Marias e 7 Glórias, em honra das alegrias e dores do glorioso Patriarca.

Oitavo dia


Confraternizo-me convosco, terníssimo José, por causa das privações a que vistes sujeita vossa amada família, na terra de peregrinação, e pelo mesmo desterro tão meritório, sobretudo, para a Mãe do Filho de Deus.

Uno minhas lágrimas às que derramastes, em vosso coração,pela dureza do exílio, e por tudo que faltou a vós, a Maria e a Jesus, no Egito. Vossa família, que é a família de Deus, tão paciente, e eu me queixo de qualquer pequena e insignificante mortificação, ainda que necessária!

Ó meu querido José, pela alegria imensa que inundou vosso coração, quando Jesus, pela primeira vez, vos deu o doce nome de pai,e ela sujeição com que, pela primeira vez, vos prestou a homenagem de sua obediência, suplico-vos que me ensineis a obedecer aos meus superiores e a sofrer, com paciência e resignação, as provas que a divina Providência se dignar enviar-me, para purificar-me de meus pecados, ou para aumentar meus méritos.

Alcançai-me também, pela alegria com que voltastes do exílio para morar em Nazaré, a graça com que tanta humildade vos peço nesta novena, se não for em prejuízo de minha salvação. Amém.

(Pedir agora a graça que se deseja alcançar)

Para melhor alcançar as graças necessitadas, rezaremos: 7 PAI Nossos, 7 Ave Marias e 7 Glórias, em honra das alegrias e dores do glorioso Patriarca.

Nono dia


Ó José, chamado por Jesus com o nome de pai; que dor e tormento indizível seria para vosso coração amorosíssimo ter perdido Jesus com o qual estavam todas as afeições de vossa vida! Que grande aflição sentistes por não ter encontrado o menino Jesus entre parentes e conhecidos e por ninguém ter dado notícias dele.

Onde estaria Jesus? Como poderíeis viver, se Ele era a vossa alegria de viver? Vós perdestes a Jesus, sem culpa vossa, mas eu perdi-O muitas vezes por culpa própria, por causa de minha malícia e de meus pecados.

Fazei-me conhecer a Jesus e procurá-lo com perseverança, ensina-me a obedecê-Lo, ensina-me a adorá-Lo, custe o que custar. Consiga-me a graça de que, de hoje em diante, nunca mais eu o perca pelo pecado e que se por infelicidade eu venha a perdê-Lo, nunca tenha sossego até que o encontre novamente, pela divina graça.

Peço-vos esta graça, pela alegria inefável que experimentastes achando a Jesus no templo, ensinando, como Mestre Divino, aos doutores da lei e causando-lhes encanto e admiração com Suas perguntas e respostas.

Intercedei para que eu esteja sempre em união com Jesus e sua santa Igreja. Consegui que Jesus esteja sempre em meu coração, com sua divina caridade e que, no futuro, eu possa gozar de Sua visão e amizade no céu para sempre.

Alcançai-me também, as graças que vos tenho pedido, todos os dias, durante a novena. Tenho confiança de que, tudo que vos pedi, irei receber do amor de Deus, por vosso intermédio.

De agora em diante, com a graça divina, serei divulgador d poder que o Misericordiosíssimo Deus vos concede. Amém.

(Pedir agora a graça que se deseja alcançar)

Para melhor alcançar as graças necessitadas, rezaremos: 7 PAI Nossos, 7 Ave Marias e 7 Glórias, em honra das alegrias e dores do glorioso Patriarca.

DECRETO PARA O RITMO INTERIOR





EU SOU entrando em contato o tempo inteiro de minha vida com minha verdadeira essência, de acordo com meu Ritmo Interior – e nenhum outro poder pode atuar – porque EU SOU o   EU SOU do meu Tambor Coração. 

Assim seja Amado Cristo, meu Eu Superior! 

EU SOU aceitando que minha vida, a de (colocar o nome de quem desejar) e a de Toda  Humanidade da Terra e de outros Planetas, precisando de auxílio no caminho da correção e da  evolução, estão sob a Guarda Amorosa e vigilante dos Confederados Intergalácticos dos  Amados Espíritos Universais de Deus/Deusa, sob a tutela poderosa do Bem Amado Arcanjo  Miguel e seus soldados, além da amorosa Assistência da Grande Fraternidade Branca Universal dos Planetas e da Grande Hierarquia Cósmica.

Tudo está sendo manifestado e direcionado de acordo com o
Plano Divino.

Assim Seja Amado I AM!

VIDA




Vida
É o amor existencial.
Razão
É o amor que pondera.
Estudo
É o amor que analisa.
Ciência
É o amor que investiga.
Filosofia
É o amor que pensa.
Religião
É o amor que busca a Deus.
Verdade
É o amor que eterniza.
Ideal
É o amor que se eleva.

É o amor que transcende.
Esperança
É o amor que sonha.
Caridade
É o amor que auxilia.
Fraternidade
É o amor que se expande.
Sacrifício
É o amor que se esforça.
Renúncia
É o amor que depura.
Simpatia
É o amor que sorri.
Trabalho
É o amor que constrói.
Indiferença
É o amor que se esconde.
Desespero
É o amor que se desgoverna.
Paixão
É o amor que se desequilibra.
Ciúme
É o amor que se desvaira.
Orgulho
É o amor que enlouquece.
Sensualismo
É o amor que se envenena.


 Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do amor, não é senão o próprio amor que adoeceu gravemente.

FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER


Que tal uma faxina interna?

 

Use a pedra Fluorita e liberte-se de estagnações e insatisfações

 

 

Com a proximidade do final do ano, promover uma reciclagem interna pode ser uma boa ferramenta para se alcançar uma transformação mais consistente no próximo ciclo que irá se iniciar.

Assim como temos o hábito de limpar e arrumar nossas casas para a passagem de ano, devemos fazer o mesmo conosco. Vale se preparar para o que está por vir.

Você provavelmente já ouviu falar sobre a necessidade dessa "faxina".

Saiba que só a limpeza(de padrões, de sentimentos, de energia) não nos transforma, mas é um primeiro passo.

O segundo é estar aberto ao novo, aceitar as mudanças da vida.

Sem esses momentos de transformação, limpeza e aceitação do novo estágio, nossa vida fica estagnada e presa ao circulo de repetição das experiências passadas

."Sem esses momentos de transformação, limpeza e aceitação do novo estágio, nossa vida fica estagnada e presa ao circulo de repetição das experiências passadas."

Dessa forma, repetimos os velhos padrões,sem evoluir. Internamente sentimos uma insatisfação, pois esse não é o caminho natural.

Esteja pronto para evoluir

Nosso corpo físico se recria o tempo todo, ele analisa criteriosamente o que é conveniente permanecer e o que deve ser expulso.

No campo emocional e mental também devemos avaliar o que contribui para nossa evolução, observando atentamente as emoções, sentimentos, tipos de pensamentos, crenças, atitudes, vínculos de amizade, trabalho e etc.

Há um impulso natural em sermos competentes e capazes, a aprender com a experiência e nos tornarmos mais aptos e melhores.

Assim como uma planta tenta se tornar uma árvore, também temos o impulso natural a nos tornar uma pessoa total, completa.

Dicas práticas

Uma sugestão para ajudar nesse processo é utilizar a pedra Fluorita.

Ela é usada principalmente nos chakras superiores, mas por suas diversas tonalidades pode-se usar em quase todos os chakras.

Ela traz harmonia nos diversos níveis, mostra a similaridade mesmo quando externamente vemos diferenças.

Ela ensina a procurar essas afinidades.

Por conter diversas camadas coloridas, a Fluorita relaciona-se bem com mudanças, especialmente as mudanças mentais.

Contêm também elementos que eliminam as impurezas, o ranço e padrões passados para que a transformação interna seja alcançada.

Faça assim: coloque a Fluorita acima da cabeça e medite sobre as transformações e mudanças a serem focadas.

Se desejar, complemente com Florais.

Nos Florais de Minas, há o Buquê da Transformação, essência para a restauração profunda da psique e busca de novas posturas internas, externas e comportamentais.

Ajuda a lidar com a estagnação nos tratamentos psicológicos e auxilia o rejuvenescimento espiritual, mental e emocional.

Tome 4 gotas, diretamente na boca, 4 vezes ao dia.


 

Sempre falo muito em minhas consultas sobre o poder da reprogramação mental.

E, geralmente quando comento sobre isso, a associação com o livro O Segredo se torna imediata.

Porém, é importante ressaltar algumas coisas.

Meu primeiro contato com este assunto foi em 1998, quando minha mãe, que havia acabado de perder seu pai, reencontrou "por acaso" (eu prefiro dizer "pela sincronicidade da vida") um livro chamado O Poder do Subconsciente.

Nele, o Dr. Joseph Murphy explicava, em termos gerais, que nossas mentes são formadas por três partes: consciente, subconsciente e inconsciente.

Então, enquanto a mente consciente é aquela que vê, ouve e raciocina e a inconsciente é aquela dos atos mecânicos, como respirar, digerir, andar, etc, é na mente subconsciente que ficam retidos todos os nossos pensamentos, hábitos e padrões comportamentais.

Segundo o Dr. Murphy, a mente subconsciente absorve tudo aquilo que pensamos e acreditamos.

Conteúdo este não necessariamente composto por 100% de verdades.

Por exemplo, toda vez que dizemos: "isso é muito difícil para mim", o subconsciente absorve e entende como certo.

Ele não julga, diferentemente da mente consciente.

Ele simplesmente aceita e armazena.

Dessa forma, repetindo sempre que aquilo é difícil para você, este conceito ficará tão enraizado, que cada vez que você tentar, irá fracassar Isto só alimentará ainda mais sua frustração e o pensamento de impotência ficará mais forte e mais constante.

Desse modo, reprogramar a mente é substituir padrões antigos, verdades inconvenientes, por outros que lhe sejam favoráveis. Afinal, somos moldáveis, somos perfeitos e divinos. Podemos de fato evoluir o tanto que nos predispormos.

"Podemos de fato evoluir o tanto que nos predispormos."

É o nosso livre-arbítrio em ação.

E como fazer isso?

Da mesma forma como o fazemos todos os dias, só que com coisas ruins e negativas.

Vamos repetir diariamente e o tempo todo novas verdades, substituindo pensamentos negativos e limitadores e impedindo-os, inclusive, de se manifestarem.

Muitos dirão que isso é difícil (olha lá o padrão acontecendo de novo...), mas cabe a cada um de nós se observar e, prestando atenção, começar a orar.

Pois estas mentalizações nada mais são do que orações, no sentido mais puro da palavra, que é o de se limpar energeticamente de tudo aquilo que pode nos prejudicar.

Nós não percebemos, mas quando alimentamos pensamentos de raiva, tristeza, culpa, incompreensão ou inveja criamos uma aura energética ao nosso redor que irá atrair tudo aquilo - pessoas, situações, objetos - que emitam a mesma energia. Não é a toa que quem está mal por dentro, atraia pessoas desonestas, acidentes, problemas, erros, humilhações, faça maus negócios, compre aparelhos que quebram facilmente, fique doente com frequência e viva constatemente preso num looping de acontecimentos que sempre se repetem.

Você se reconheceu?

Diferentemente do que O Segredo fala (penso que as coisas são explicadas de uma forma que fazem as pessoas acharem que basta desejar que acontece), a reprogramação mental, na verdade, faz você pensar diferente e enxergar a vida diferente.

Pois a realidade não é mesma para todos, assim como as pessoas não são vistas e sentidas da mesma forma por todos.

Por exemplo, se eu emito uma energia negativa, qualquer pessoa irá emiti-la de volta para mim, me tratando mal, sendo indiferente, errando ou me atrapalhando. Então, o problema sou eu, não a pessoa.

Lembra do "é preciso dar para receber?".

Agora, se eu emito uma energia positiva, mesmo que a pessoa não seja de bom caráter, ela não vai conseguir me atrapalhar e, possivelmente, será até compreensiva e colaborativa comigo.

Enfim, vamos começar a reprogramar esta mente para construir um 2010 totalmente novo, sem todas essas reminiscências do passado?

Primeiro, crie mensagens que abarquem suas necessidades, evitando focar nos problemas e em conceitos negativos.

Depois, repitas-as diariamente, levando em consideração as dicas abaixo:

  • Reflita sobre o que você quer para sua vida de verdade;
  • Não vá prejudicar ninguém;
  • Leia as frases acreditando que está acontecendo;
  • Não desista nos primeiros dias;
  • Leia de manhã ao acordar e à noite ao dormir, para que sua mente consciente não fique lhe invalidando;
  • Confie que até que a transição (pensamentos negativos sendo substituídos por positivos) termine, você ainda irá sentir os efeitos da velha vida, mas não desanime. Vai chegar uma hora que pensar positivo será tão normal, que você nem precisará mais fazer as frases de forma disciplinada.

Feliz, de fato, 2010! Vanessa Mazza

Você respeita seus limites?

Vença a resistência em reconhecer suas limitações e viva mais feliz

Você costuma exceder seus limites?

Força seu corpo a permanecer acordado mais horas do que ele agüenta?

Não consegue dizer não para os outros, se sobrecarregando de responsabilidades e atividades?

Coloca-se em situações e relacionamentos com os quais não está em condições mentais ou emocionais para levar adiante?

Obriga sua mente a trabalhar mesmo quando ela não já não suporta mais?

Quando não respeitamos nossa identidade física com seus potenciais e limitações, corremos o risco de mal utilizar nosso corpo, causando lesões e danos.

Uma pessoa muito insatisfeita com sua aparência física, por exemplo, pode criar distúrbios como anorexia, ou exercitar-se demais e machucar-se.

Se alguém tem diabetes ou alergia a algum alimento, mas insiste em comer o que lhe faz mal, agrava sua doença.

Assim também são igualmente nocivos os desrespeitos às nossas identidades emocional, mental e espiritual.

Normalmente focamos no que gostaríamos de ser, e não necessariamente em quem realmente somos.

Isso leva ao famoso sentimento de vazio.

"Normalmente focamos no que gostaríamos de ser, e não necessariamente em quem realmente somos. Isso leva ao famoso sentimento de vazio. "

Se a pessoa que desejamos ser está de acordo com nossos limites, com nossa real identidade, seremos satisfeitos e plenos.

Entretanto, quando nos pautamos pela verdade dos outros ou na ilusão externa, e não na própria verdade, isso nos leva a muitos tropeços e dor.

Reconhecer os limites da própria identidade nem sempre é um processo agradável.

Em um primeiro momento, surge a resistência em aceitá-los.

A voz interna do ego-negativo nos gera medo e insegurança, nos fazendo acreditar que se assumirmos nossa verdade, não seremos bons o suficiente ou aceitos, e que nos sentiremos aprisionados e limitados.

É preciso nos desapegar das ilusões, de sonhos que aparentemente nos movem, mas na realidade são exatamente aqueles que nos levam para o vazio e frustração.

Quanto mais abertos estamos para buscarmos quem realmente somos e para assumirmos nossa verdade, permitindo-a aflorar, sem o apego às imagens e padrões pré-estabelecidos, mais leve e natural é o processo.

Uma vez reconhecidos os limites de sua identidade, o próximo passo é fazer novos acordos com você mesmo e com quem se relaciona. Passe a trabalhar as horas que seu corpo agüenta.

Explique que não pode fazer o favor ao outro, pois isso o sobrecarregaria e o resultado de um favor mal atendido prejudicaria ambos. Aceite que no momento não está preparado para estar em uma situação ou relacionamento, explicando seus motivos ao outro e se permitindo afastar-se para rever sua identidade.

Assim, pode utilizar esses verdadeiros, mas de alguma maneira novos, limites de modo suave e justo.

Pode inclusive aprimorá-los, assim como se faz com seus músculos na musculação.

Uma coisa é levantar cem quilos, não estando preparado para isso e se lesionar.

Outra, é treinar, começando com pesos leves, aumentando gradativamente até chegar a 100 kg.

Os limites podem ser trabalhados para se tornarem mais flexíveis e fortalecidos, mas respeitando sua verdade e identidade, sem precisar rompê-los e se machucar.

Como saber se estamos respeitando nossos limites?

Esteja atento aos seus sentimentos e impressões, ainda que muitas vezes eles sejam bem sutis.

Sabe aquele leve mal estar ou aquela voz baixinha lá no fundo lhe dizendo que algo não é bom?

Ou quando você sorri de modo forçado, com sentimento de peso e obrigação?

Muitas vezes você sente e sabe que algo não será positivo.

 Ainda assim ignora sua verdade, desrespeitando-se e machucando-se, não é verdade?

Mas a cada segundo você tem a escolha de fazer diferente, optando pelo respeito a si mesmo.

Por que não começar agora?

Quando alguém lhe pede algo, você avalia se isso vai ou não lhe sobrecarregar, e se realmente deseja atender ao pedido?

Quando não atende aos outros, sente-se insuficiente?

Sente-se sempre cansado e sugado?

Sente-se oprimido ou tem sensação de peso em seus relacionamentos?

Precisa atender às expectativas, próprias e dos outros, muitas vezes passando por cima dos seus reais desejos?

 


 

Lição de vida


 Era uma vez um grupo de sapinhos...

… que organizaram uma competição.

O objetivo era alcançar o topo de uma torre muito alta.

Uma multidão se juntou em volta da torre para ver a corrida e animar os competidores...

 A corrida começou...

Sinceramente:

Ninguém naquela multidão toda realmente acreditava que sapinhos tão pequenos pudessem chegar ao topo da torre.

Eles diziam coisas como:

"Oh, é dificil DEMAIS!!

Eles NUNCA vão chegar ao topo."

ou:

"Eles não tem nenhuma chance de sucederem.

A torre é muito alta!"

Os sapinhos começaram a cair.

Um por um...

... Só algums poucos continuaram a subir mais e mais alto...

A multidão continuava a gritar

"É muito difícil!!!

Ninguém vai conseguir!"

Outros sapinhos se cansaram e desistiram... 

...Mas "um" continuou a subir, e a subir... 

Este não desistia!

No final, todos os sapinhos os outros tinham desistido de subir a torre. 

Com exceção do sapinho que, depois de um grande esforço, foi o único a atingir o topo!

Naturalmente, todos os outros sapinhos queriam saber como ele conseguiu?

Um dos sapinhos perguntou ao campeão como ele conseguiu forças para atingir o objetivo?

 E o resultado foi…

Que o sapinho campeão era SURDO!!!!


A moral da história é:

Nunca dê ouvidos a pessoas com tendências negativas ou pessimistas...

…porque eles tiram de você seus sonhos e desejos mais maravilhosos. Aqueles que o Senhor colocou no seu coração!

Sempre se lembre do poder das palavras.

Porque tudo o que você falar, ouvir e ler irá afetar suas ações!

Portanto:

Seja SEMPRE… POSITIVO!

 E acima de tudo:

Seja "surdo" quando as pessoas dizem que "você" não pode realizar seus sonhos!

Sempre pense:

Eu POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE!!!

Passe esta mensagem para outros "sapinhos" de quem você gosta.

Dê a eles motivação!!!

 
 
 
 

SEMENTES DE SABEDORIA




Desenvolva uma imagem saudável de si mesmo.

Como é a imagem que você faz de si mesmo(a?)  

Você não precisa se esforçar para  conseguir a aprovação das pessoas, nem depender de elogios dos superiores  ou colegas para sentir-se  bem consigo mesmo(a).  

O importante  é como você se vê e como se sente em relação a si mesmo(a), pois você nunca se erguerá acima da imagem que faz de si.!

A auto-imagem, ou auto-estima ou conceito pessoal é  o profundo sentimento que você nutre a seu respeito, é como você se considera.

É a sua opinião a respeito do seu valor, ou o quanto você acha que é importante na vida. É o sentimento que diz "Eu gosto de mim", ou o contrário.

Saiba que a auto-imagem saudável, é um dos principais fatores de sucesso e felicidade de qualquer pessoa.

Se você se vir como incompetente, insignificante, sem atrativos, inferior ou inadequado, provavelmente agirá de acordo com o seu padrão de comportamento.

Se seu valor pessoal é baixo, você imaginar-se- á como perdedor nato,  um fracassado, indigno de ser amado e aceito(a).

Expressões como "nunca consigo fazer nada direito, por que eu?, só comigo que acontece"!

São frases perigosas, que podem atrasar seu progresso, prosperidade e bem-estar.
 
Livre-se delas. 

Pense que foi criado(a) a imagem e semelhança de Deus!

E Deus é a perfeição.

Tudo que vem de Deus é perfeito! 

Sinta a divindade em você. 

Sinta-se honrado(a) porque é uma criação divina.

Se não se achou ainda, se não se sente assim, é uma questão de tempo!!!

Ore com fervor: "Obrigado Pai Celestial, por ter me criado como criou.

Eu sei que há um propósito e um plano para mim, e prefiro ser eu mesmo(a) do que qualquer outra pessoa na terra.

O Senhor prometeu que tem boas coisas reservadas para mim e não consigo esperar para descobri-las"!
Você pode estar pensando: mas quem disse que ele prometeu?

Onde está escrito que Deus quer isto para mim? .....

A sua própria e incansável busca da felicidade é a prova disto.

Ele O Grande Ser que é parte de cada um de nós escreveu em  nossa alma esta promessa.

Se assim não fosse porque vivemos? 

O que são as mensagens, os livros, filmes, pessoas que nos passam mensagens de otimismo?

O que é esta mensagem que você está lendo, senão a prova da promessa do criador?
 
Porque queremos certas coisas?

Apenas atrasamos o recebimento porque não confiamos e não mudamos nossa maneira de pensar!!!!

A auto-imagem é um comandante subconsciente que controla as ações e o desempenho.
 
Funciona como um piloto automático.

Se você define 110 km por hora, o carro não vai passar disso, pode ir pra menos ou mais mas não passará disso.

Se você se programou assim e ultrapassar as  expectativas sua auto-imagem volta a nivelá-lo(a). 

Esta auto-estima você pode ter obtido com o que outras pessoas disseram de você,  ou como seus pais, colegas o viam, ou pode ter origem em imagens que você mesmo se impôs: retratos que pintou mentalmente de si mesmo, relacionados com sua personalidade, sua aparência, habilidade ou realizações.

A pergunta é:  A imagem que você tem de si, corresponde à imagem que Deus diz que você é? 

Ele o vê como campeão, acredita em você até mais do que você próprio acredita. 

Com freqüência sentimos que Deus tem algo magnífico para nós, mas devido a auto-imagem negativa dizemos: Ai, será que é pra mim mesmo?

Será que mereço?

Ou ficamos com tanto medo que aconteça algo para estragar, que nem aproveitamos um momento de alegria e felicidade que nos é concedido.!

PARE DE ARRANJAR DESCULPAS E COMECE A AGIR COM FÉ, a fazer o que Deus o chamou para fazer!!!.

Você está permitindo que as suas fraquezas e inseguranças o impeçam de ser o seu melhor?

Está arranjando desculpas para não assumir uma nova posição em sua vida?. 

Veja bem, você não é perfeito, ninguém o é..

Mas Deus o quer como Seu instrumento apesar de suas fraquezas.

Não se concentre nas fraquezas, mas sim nas qualidades que tem, Se Deus quisesse usar pessoas perfeitas, não teria a quem recorrer.

Elimine seus pensamentos negativos e comece a ver a si mesmo como Deus o vê: um vencedor, um vitorioso.

Para que as circunstâncias em sua vida mudem para melhor, precisa começar a ver-se como uma pessoa feliz, realizada e bem sucedida e que vive uma vida vitoriosa... ..

prece por nossos amigos os animais.


 

Deus ouça nossa humilde prece, por nossos amigos os animais.

Especialmente pelos animais que estão sofrendo, pelos animais que são escravizados em trabalhos desumanos em circos ou presos e maltratados em zoológicos pelo mundo.

Pelos que são mal alimentados, pelos que passam fome; pelos que são cruelmente tratados; por todos aqueles que estão em cativeiro.

Pelas aves capturadas quando adultas, que batem suas asas nas barras de uma pequena gaiola.

Por todos aqueles que foram caçados, por aqueles que se perderam.

Por todos aqueles que foram abandonados, ficando assustados ou famintos.

Por aqueles que são tratados como um objeto e não tem o respeito ou o carinho de seus donos.

Pelos cães e gatos que são colocados para fora de casa quando ficam velhos e por todos aqueles que são sacrificados sem motivo.

Nós pedimos por eles a piedade para que não mais sofram, não mais sejam sacrificados, abandonados ou escravizados.

Pedimos aos que olham por eles que sejam cobertos de compaixão, amor e respeito.

Que usemos nossas mãos gentis para curar, amparar, amar e socorrer.

Faça-nos competentes para sermos verdadeiros amigos daqueles que escolhemos para compartilhar nossos lares e que sejamos abençoados pela bondade e pela graça do bem querer.

Faça-os felizes dentro de nossos lares até que um dia eles partam deixando saudades...

Mas, que nós fiquemos com a consciência tranqüila que fizemos por eles o nosso melhor...

Lembre-se, não foram os animais que resolveram viver em nossas casas, fomos nós que os trouxemos para os nossos lares...

Eles não puderam escolher entre nós e sua liberdade.

 

O cérebro do intestino


 

 

Psiquiatria e Psicologia

 


O presente artigo traz em linguagem acessível explicações sobre o grande número de neurônios que são encontrados na parede do intestino, sua importância para o controle das atividades do aparelho digestório e as conseqüências de algumas doenças que podem afetar tais neurônios.

O grupo de pesquisa em neurônios entéricos do Departamento de Ciências Morfofisiológicas da UEM explica que na parede do intestino existem milhões de neurônios, muito semelhantes aos existentes no cérebro e outras partes do sistema nervoso central.

Os neurônios do intestino ou neurônios entéricos são os principais responsáveis pela manutenção e coordenação das funções digestivas, esclareça-se que funcionam em integração e de maneira harmoniosa com os comandos recebidos do sistema nervoso central.

Para dar idéia da complexidade e do nível de desenvolvimento dos neurônios que constituem o sistema nervoso entérico, os pesquisadores exemplificam da seguinte maneira: à medida que o sistema nervoso foi se desenvolvendo surgiram três tipos básicos de neurônios, os sensitivos que captam os estímulos do meio e os conduzem em direção a centros nervosos onde as informações serão processadas, os associativos que conduzem estas informações para que sejam processadas em diferentes níveis, e os motores que respondem à estimulação.

Pois bem, no intestino à semelhança do que acontece no cérebro são encontrados os 3 tipos básicos de neurônios, o que permite a realização de arcos reflexos (passagem de estímulos pelos neurônios sensitivos, associativos e motores) evidenciando uma certa independência de funcionamento.

Em termos práticos poderíamos dizer que os neurônios do intestino são até certo ponto capazes de captar informações, processá-las e responder adequadamente conforme a necessidade do momento, é como se "pensassem e tomassem decisões sobre

o que fazer" para garantir o bom desempenho das funções de digestão e eliminação das fezes.

Mas por que o intestino precisa de um sistema neuronal tão complexo? Esta é uma pergunta que freqüentemente é feita para os pesquisadores em neurônios entéricos.

A resposta é simples: basta atentarmos para o fato de que para nos mantermos vivos consumimos energia o tempo todo e que esta energia vem dos alimentos. Ora se o intestino não tiver uma boa coordenação de suas funções e deixar de absorver os alimentos, faltará energia para todo o corpo comprometendo a capacidade de realizar atividades físicas e mentais.

Se o alimento percorre o tubo digestivo muito lentamente, pode fermentar e surgir quadros como azia, má digestão e ressecamento das fezes; se percorre muito rapidamente vem a diarréia que tem como principais conseqüências a desidratação e má absorção dos nutrientes dos alimentos. Logo o alimento deve percorrer o tubo digestivo dentro de uma velocidade ideal, para isto conta com a ação dos neurônios entéricos que atuam em conjunto com hormônios controladores do mecanismo da digestão e com informações do sistema nervoso central.

Dada a importância dos neurônios entéricos um grupo de professores da UEM vem realizando pesquisas sobre estes neurônios desde 1990, que já resultaram em 8 dissertações de mestrado orientadas pelo Prof. Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto, junto ao mestrado em Biologia Celular da UEM, 6 projetos de iniciação científica orientados pelos professores Marcílio Hubner de Miranda Neto, Sonia Lucy Molinari, Sandra Regina Stabille, Maria Raquel Marçal Natali, Eneri Vieira de Souza Leite Melo e Débora de Mello Gonçales Sant’Ana. Foram também publicados diversos trabalhos em periódicos nacionais e internacionais.

Os principais enfoques dos estudos têm sido o envelhecimento, o diabetes, a desnutrição e alguns estudos de filogênese.

Desnutrição e neurônios entéricos

São realizados estudos dos efeitos da desnutrição no período de gestação e lactação em ratos, para tanto desnutre-se as mães e estuda-se os efeitos sobre os filhotes.

Surpreendentemente nas pesquisas realizadas pelas Profas. Maria Raquel Marçal Natali e Eneri V.S.L. Melo sob orientação do Prof.Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto (UEM) e Prof. Dr. Romeu Rodrigues de Souza (USP), verificou-se que os animais cujas mães são desnutridas na gestação e lactação crescem menos e ganham menos peso, entretanto quando voltam a receber dieta com teor protéico normal os filhotes recuperam-se, e o mais interessante as análises microscópicas demonstram que o animal acumula proteínas dentro dos neurônios entéricos como se fizesse uma reserva para uma possível repetição da desnutrição protéica.

Já nos estudos realizados pela Profª. Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, onde o rato adulto envelheceu submetido a desnutrição protéica, verificou-se que estes animais perdem mais neurônios que os animais que envelheceram em condições normais de nutrição.

O envelhecimento conforme demonstrado pelo Prof. Dr. Romeu Rodrigues de Souza (USP), provoca em humanos redução de 30 a 40 % do número de neurônios, o que pode ser uma das causas de os idosos terem com certa freqüência complicações digestivas.

Os resultados obtidos usando ratos como modelo experimental na UEM, se extrapolado para humanos, sugerem que uma alimentação pobre em proteínas no decorrer da vida pode resultar em acentuação das complicações digestivas relacionadas ao envelhecimento. Portanto o ideal é uma dieta equilibrada, porém uma dieta equilibrada depende de fatores culturais e sociais.

Diabetes e neurônios entéricos

O grupo vem desenvolvendo várias pesquisas em colaboração com o Prof. Dr. Roberto Barbosa Bazotte do Departamento de Farmácia e Farmacologia, utilizando como modelo ratos com diabetes induzido por estreptozotocina.

Tais pesquisas são motivadas pelo fato do diabetes ser uma doença degenerativa que pode afetar os neurônios entéricos diretamente devido a sua fisiopatologia ou indiretamente devido a aceleração do processo de envelhecimento.

Dados da literatura demonstram que as complicações intestinais são comuns em humanos diabéticos justificando-se o estudo dos neurônios entéricos em modelos experimentais que possam contribuir para compreensão de tais complicações.

Pesquisas realizadas pelas Profas. Luzmarina Hernandes, Jaqueline Nelises Zanoni, Evanilde Buzo Romano, Nilza Cristina Buttow e Cristina Teles Fregonesi, demonstram que o diabetes afeta de maneira diferenciada os intestinos delgado e grosso, sendo inicialmente o intestino delgado o que mais sofre, entretanto com o envelhecimento em condições de diabetes torna-se marcante em ambos uma grande perda neuronal.

 

Aspectos filogenéticos dos neurônios entéricos

As Profas. Sonia Lucy Molinari, Sandra Regina Stabille e Marli dos Santos Pereira, vem estudando os neurônios entéricos do pato e de peixes. O objetivo é conhecer os padrões normais para que posteriormente possam ser estudados os efeitos de condições adversas sobre os neurônios entéricos desses animais, principalmente os de agrotóxicos que comumente contaminam a água.

Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto

Coordenador do Laboratório de Pesquisas em Neurônios Entéricos do DCM - UEM


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.

Publicado por: Dra. Shirley de Campos