sexta-feira, 29 de novembro de 2013


Fazer Amor


Fazer amor é muito mais do que a união de dois corpos ardentes. Falo da atração mútua de casais que se amam, não de aventura ou sexo eventual. Quando um casal apaixonado faz amor energias intrusas não entram no quarto. Ele fica totalmente protegido pelos bons espíritos. Há uma privacidade energética que imuniza os amantes das energias negativas.

O Amor é uma energia poderosa. Por que? Essa troca de carinho depende da entrega de cada um. Não falo somente da entrega do corpo, mas da entrega d' alma. Troca de energia entre o homem e a mulher. Começa no pensamento, no âmago do espírito e o corpo faz o resto! São muitos sentimentos harmonizados que resultam no Amor.

Fazer amor exige concentração e criatividade! É um fluir intenso de energias plenas que chegam ao clímax culminando na prazerosa sensação de orgasmo.

Como está sua relação a dois? Se a relação a dois está desgastada e o desejo sexual pela pessoa amada diminuiu ou desapareceu, faça uma cuidadosa investigação das possíveis causas físicas e psicológicas. Na mulher: menopausa, tensão pré-menstrual, vaginismo, falta de lubrificação vaginal, distúrbios hormonais, depressão, diabetes, estress, entre outras. No homem: disfunção erétil, ejaculação precoce, distúrbios hormonais, estress, diabetes, etc. Causas físicas e psicológicas podem diminuir a libido. Procure um médico porque existe tratamento específico para cada caso.

Se o desejo diminuiu muito é o momento de avaliar as causas. A rotina, excesso de trabalho, dificuldades financeiras podem colaborar para a falta de criatividade na vida sexual. Egoísmo, desinteresse e falta de amor pode ser a gota d ´água que permite a crise afetiva.

O comportamento criativo, o afeto e amor são o elixir para seu relacionamento. Temos que "fazer amor" todos os dias. Isso! Fazer amor! Atitudes amorosas, comportamentos amorosos em sua vida profissional, familiar atraem vibrações amorosas. Quando você é sinceramente generoso com alguém, desencadeia energias sutis que colaboram com a saúde do seu corpo e da sua mente. É como se você tomasse um banho de energia positiva! Tornará sua vida amorosa mais plena e feliz!

Como você se comporta quando recebe uma visita importante ou muito querida em sua casa? Faz tudo para agradar essa visita, desde a recepção até as atitudes de carinho e amizade. O mesmo deve acontecer quando você ama alguém. Você sempre deve se surpreender com a presença da pessoa amada em sua vida. Trate-a sempre com a gentileza e a dedicação que você daria a alguém que faz muito tempo que não vê. O segredo é a admiração pelo outro, a gratidão por ele ter entrado em sua vida e ver o outro com "olhos de prosperidade"(expressão usada por uma terapeuta entrevistada no programa Ana Maria Braga em julho de 2004).

Não é fácil "fazer amor" todos os dias, isto é, ter um comportamento amoroso e gentil diariamente com a pessoa amada. Nossos níveis emocionais variam muito de acordo com os estímulos externos como: poluição sonora, estress agudo, cansaço extremo, poluição visual. A mente constantemente sobrecarregada por lixo mental atrai energias pesadas e nocivas. Nossa aura reflete uma cor carregada, espelhando nosso estado mental enfermiço. Um estado mental negativo pode afastar as pessoas e dificultar o seu relacionamento afetivo. Pequenos e grandes problemas. Decepções, enfim, o amor é algo muito dinâmico e sensível. Ele sofre a interferência dos nossos humores e sobressaltos emocionais. Quem consegue ficar apaixonado todos os dias pela pessoa amada? Ninguém. Nosso amor é humano, mas ainda é amor. No entanto, em alguns dias ele está mais cálido, noutros mais quente .... Certos dias, parece que ele murchou ou quase desapareceu. Você sente raiva da pessoa amada e até decepção. No entanto, se o sentimento que os uniu é forte o suficiente, não se quebra com as intempéries da vida. O saldo será sempre positivo se confiarmos na pessoa amada. Não devemos interpretar as crises com pessimismo. Tudo colabora para o fortalecimento da relação a dois. Alguns casos de amor não suportam as tempestades, as crises e problemas que surgem no dia a dia. Ruptura. Quebra. Rompimento. No entanto, devemos aprender com essas decepções e não perdermos a esperança de encontrar um novo amor.

Procure alguma forma de renovar suas energias. Discipline seus pensamentos e faça uma avaliação diária das suas atitudes. Só assim conseguirá o auto-conhecimento. Ele será muito útil no convívio com a pessoa amada, amigos e familiares.

Deseja uma noite bem romântica com seu amor? Prepare-se!

A concentração para um amor bem feito tem 3 fases: muito antes do amor, antes, durante e depois. Se você deseja um clima romântico e amoroso tem que estar romântico e amoroso. E esse clima de amor não surge na hora, como num estalo! Pode até surgir, mas se você se preparar para o amor como se ele fosse uma integração de alma e corpo, tudo fluirá melhor.

Preste atenção nas fases:

  • Muito antes do ato sexual propriamente dito:

Comece a semana pensando em sexo. Não, no ato sexual em si, mas ativando os seus sentidos. Como disse um terapeuta: "Para se fazer sexo, tem que se começar pensando em sexo." Em determinados períodos do dia pense na pessoa amada. Relembre as qualidades que você mais aprecia no ser amado. Enumere-as em sua mente. Relembre um gesto de amor do ser amado, uma frase carinhosa, um sorriso. Essas lembranças poderão afastar mágoas e ressentimentos de brigas mal resolvidas. Relembrando os fatos positivos do seu relacionamento estará ativando a admiração. Admirar a pessoa amada é o primeiro passo para se apaixonar por ela novamente. Por que não? O tempo de convívio não pode ser a causa de um relacionamento desgastado. Disse alguém: "Podemos nos apaixonar pela mesma pessoa várias vezes."

Relembre cada parte do corpo do seu amor. Assim, ativará seu cérebro para o amor e o sexo. Temos várias atividades durante o dia e, nem sempre estamos com a pessoa amada. Quando ela estiver ao seu lado, sinta seu cheiro ,seu perfume, seja carinhoso. Quando ela estiver longe de você emita pensamentos bons e amorosos. O pensamento é uma onda poderosa. Certamente, essa onda de amor atingirá o ser amado. Ligados na mesma sintonia de Amor estarão mais receptivos.

Ative os seus sentidos. Prepare a mente para pensar em romance. Sim! RO- MAN - CE! Se a pessoa perde a capacidade de ser romântica a vida se torna insossa. Ser romântico é colorir a rotina do dia a dia com um toque especial. Viver cada momento com intensidade! Gratidão! Se você apenas se acostumou com a pessoa amada, jamais vai valorizá-la. Uma união sem afeto, paciência ou tolerância não vinga. É o afeto que aquece a vida sexual do homem e da mulher. O amor aquece os corpos e as almas. No entanto, não basta apenas amor. Não basta apenas falar que ama. Tem que se comportar como alguém que ama.

Separe alguns minutinhos da sua vida corrida para pensar em romance. Por que não? Relembre, utilize sua imaginação ao máxim. Estimule o olfato, a visão e o sentido da audição. Mentalize o cheiro da pessoa amada. Se estiver falando com ela ao telefone, procure sentir a voz agradável do ser amado.

Pense em você agora. Dê uma gentil espiada no espelho. Gosta do que vê? Repare bem em seu corpo, principalmente naqueles traços e contornos que mais gosta. Ficará satisfeito com o resultado através da melhora da auto-estima. Se estiver mais gordinho ou com a pele ressecada, melhore sua auto-imagem.

Procure ser amoroso, paciente e flexível. Seu comportamento amoroso ativará centros importantes do seus chacras. Não aja de modo forçado. Seja espontâneo sempre! Procure desenvolver em você uma vibração benéfica e salutar. O objetivo desse exercício de auto-aprimoramento é melhorar a vibração da sua aura para que ela fique acessível, brilhante e receptiva.

Agora, como está sua aparência? Melhore sua auto-imagem. Beijos rápidos, um perfume novo, um decote mais ousado enfim uma roupa mais sensual. Como é agradável olhar para alguém que se veste de forma harmoniosa e bonita! Não estou falando de luxo, decotes exagerados ou cores espalhafatosas. A visão gosta de harmonia. É mais excitante insinuar do que mostrar! Torpedos carinhosos, e-mails picantes preparam a mente para horas inesquecíveis.

Quando ama de verdade o homem sabe ser gentil, carinhoso e espontâneo. Gestos polidos, sorrisos, flores, bombons, podem transformar uma segunda-feira cinzenta num dia especial. Ah, mas ela é sua esposa há 20 anos? Ih, acha que não tem mais clima para um romance?Ela vai estranhar uma atitude tão romântica? Comece aos poucos o exercício maravilhoso de ser romântico com o ser amado. Se for um gesto mecânico que não vem de dentro do seu coração , será de pouca valia.

  • Antes do amor:

Dançar num baile ou mesmo em casa com um aparelho de CD comum pode ativar os sentidos e despertar atração. Dançar é extremamente afrodisíaco. Fique bem próximo do seu amor e sinta o hálito da sua respiração. Deixe que ele sinta os seus cabelos e seu perfume. Concentre-se na música romântica. Os corpos juntos, rostos colados, podem ser a preliminar do amor.

Vocês não gostam de dançar? Não tem importância. Prepare um jantar gostoso regado com um bom vinho. Escolha uma música especial. Esteja atento aos aromas do seu lar. Se vocês dois moram juntos, quando ele sair de casa, dê uma caprichada na decoração do lar. O comportamento amoroso e sensual é a tônica para uma noite animada. Não adianta passar a semana brigando e depois transformar a relação enfadonha em uma noite especial! Pode até acontecer, mas será bom? Mágoas, ressentimentos serão reprimidos como sujeira embaixo do tapete. Procure aparar as arestas se você deseja um sexo bem feito. Fazer amor é saúde também! O homem doa energia para a mulher. A mulher também doa energia para o homem quando faz amor. Se vocês pudessem ver a aura de um casal apaixonado quando faz amor, iriam se surpreender! Uma verdadeira fusão de auras! Lembre-se! O beijo é o termômetro do amor. Casais que pararam de se beijar demonstram sinais de crise ou mais tarde, terão dificuldades na relação a dois. Beije seu amado todos os dias. Você sabe que há vários tipos de beijo para todas as ocasiões.

Beijo selinho: você sente o toque dos lábios do seu amado. Sente a temperatura dele, enfim, esse beijo melhora a proximidade do casal.

Beijo na bôca: É mais prolongado. Denota intimidade. O tempo desse beijo depende de cada casal. Se os corpos ficarem próximos, a temperatura pode subir bastante e preparar o casal para algo mais quente, o beijo de língua.

Beijo de língua: altamente excitante. As línguas se encontram num uníssono delicioso. Um sente o outro. A excitação pode começar com um beijo de língua. Comece devagarinho com a boca entreaberta. Se o beijo evolui aos poucos, a sensação é mais prazerosa ainda.

Beijo roubado: pode evitar uma briga, amenizar um clima ruim ou mesmo surpreender de modo positivo a pessoa amada. Se vocês estiverem brigados, o beijo roubado pode estimular a reconciliação, mas nem sempre. Dependendo do momento, esse beijo pode não ser bem recebido. Fazer o quê! Espere por ocasião mais propícia.

Beijo no rosto: uma série de beijos no rosto são muito prazerosos. Indicam ternura. Demonstram carinho e afeto.

Beijo no pescoço: altamente excitante. Provoca arrepios, aumenta a temperatura do casal e pode ser o início de um agradável clima romântico.

Beijos nos seios: muito excitante. Os seios são uma das principais zonas erógenas das mulheres.

Beijo nos cabelos: terno e quase protetor.

Beijo nos olhos: é muito agradável.

Beijo nas orelhas, terminando com mordidelas: muito excitante.

Beijo na testa: manifestação de ternura.

Beijar enquanto se está dançando: a sensação é maravilhosa.

Inúmeros beijos no corpo todo: podem ser as famosas preliminares do amor.

Parou de beijar sua esposa ou seu marido? Recomece... Se vocês ainda se amam, reaqueçam a chama. Comecem com o beijo selinho. Ah, vocês são apenas namorados mas namoram há tanto tempo que não se beijam mais? Só se beijam na hora H? Estão no sinal amarelo: o relacionamento já está pedindo atenção.

  • Durante o amor:

Fazer amor tem que ser espontâneo. Tem que ser a conseqüência do convívio entre o casal. Fique atento ao ninho do amor! Como está a cama? Confortável? Que tal caprichar no tom dos lençóis? Coloque um aromatizador no ambiente com aroma de rosas. Utilize bebidas alcoólicas com moderação. As roupas íntimas podem ser afrodisíacas, mas não inove demais ,para não soar forçado. E o segredo de um bom sexo: concentre-se no que está fazendo. Algumas mulheres não conseguem se concentrar no momento do amor. Pensam nas crianças, no almoço do dia seguinte, enfim, tem dificuldade de viver o momento presente. Pode ser o reflexo de um problema do casal que tem que ser investigado. No entanto, sem concentração e imaginação, não dará muito certo. Respeite o ritmo do seu amor. É preciso harmonia na hora das carícias. Nada de pressa! Adiem bastante o momento do clímax. Isso é delicioso! Explorem as zonas erógenas de cada um. Palavras demonstram afeto e desejo. Os gestos e as carícias demonstram o desejo. Nada é perfeito! Sexo perfeito não existe! No entanto, o casal precisa ter criatividade para se adaptar aos desejos de cada um. Alguns homens ficam muito tensos com receio de falhar. Palavra mágica: entrega. Não existe tempo, problema, espaço, apenas vocês dois e uma entrega que pode ser mágica.

Ah, nem sempre um lugar maravilhoso, lençóis macios e coloridos são os preferidos pelos casais apaixonados. Alguns casais preferem o banco traseiro do carro, o banheiro da casa, a mesa, enfim, a criatividade está em alta sempre!

  • Depois do amor:

Evite correr logo para o banheiro. Será um momento especial se souberem usufruir com mais vagar. Se você é homem abrace a companheira. Deixem água e guloseimas por perto, mas fiquem juntinhos. A proximidade carinhosa depois do amor é muito importante. Se você é mulher se enrosque deliciosamente no corpo do amado. Não se impressione se o homem amado tirar uma soneca depois do amor. Fique juntinho sentindo o calor do seu corpo. No entanto, o homem carinhoso saberá dar atenção à sua amada logo depois do amor.

Como se preparar para o clima romântico:

Para mulheres

  • Vocês andam estremecidos? Brigando demais por motivos sem importância? Não espere! Cuide da vibração espiritual de vocês dois afastando energias intrusas. Escolha um lugar seguro e prepare duas velas brancas. Coloque-as bem juntinhas num pires branco. Acenda-as e faça uma prece aos anjos, pedindo paz e harmonia para seu relacionamento. Um copo com açúcar deve ficar ao lado das velas. Esta simpatia é muito eficaz principalmente na lua crescente. No entanto, pode ser feita em qualquer dia.
  • Banho de rosas vermelhas: ativa os sentidos e é extremamente afrodisíaco. Ferva água e jogue sobre a água fervente 7 pétalas de rosas vermelhas, 7 gotas de alfazema e um pouco de mel. Jogue do pescoço para baixo. Faça o banho na sexta-feira. Não conte ao seu amor sobre o banho. Segredos de bruxinhas não se conta!
  • Coloque sempre embaixo do seu travesseiro uma peça íntima vermelha. Favorece o clima romântico na hora H.
  • Óleos para massagens são estimulantes e afrodisíacos. Não devem faltar!
  • Lembre-se! O homem é muito sensível aos aromas e perfumes. Não exagere! Saiba incentivá-lo sendo carinhosa e, principalmente, você mesma.

Para homens

  • Evite pensar muito em dinheiro, no cheque especial ou naquele negócio que está pensando em fazer.
  • Solte-se mais! Pense coisas positivas.
  • Através da oração, afaste pensamentos negativos e o ciúme excessivo. O pensamento é a fonte da felicidade , mas também da tristeza.
  • Não fique preocupado com seu desempenho. O que importa no momento é o prazer de estarem juntos, felizes. O resto será conseqüência.
  • Lembre-se! A mulher é muito sensível!


o   Carta de Deus para vc filhote amado

Tu és um ser humano, és o meu milagre.
E és forte, capaz, inteligente, e cheio de dons e talentos.
Conta teus dons e talentos.
Entusiasma-te com eles.
Reconhece-te.
Aceita-te.
Anima-te.
E pensa que desde este momento podes mudar tua vida para o bem, se assim te propões e se te enches de entusiasmo.
Tu és minha criação maior.
És Meu milagre.
Não temas começar uma nova vida.
Não te lamentes nunca.
Não te queixes.
Não te atormentes.
Não te deprimas.
És ÚNICO.
Ninguém é igual a ti.
Te dei o poder de PENSAR.
Te dei o poder de AMAR.
Te dei o poder de IMAGINAR.
Te dei o poder de CRIAR.
Te dei o poder de PLANEJAR.
Te dei o poder de REZAR.
Te dei o domínio de ESCOLHER o teu próprio destino.
O que tens feito destas tremendas forças que te dei ?
Não importa!
De hoje em diante: Opta por SORRIR em lugar de chorar.
Opta por CRIAR em lugar de destruir.
Opta por DOAR em lugar de roubar.
Opta por ATUAR em lugar de adiar.
Opta por CRESCER em lugar de consumir-te.
Opta por BENDIZER em lugar de blasfemar.
Opta por VIVER em lugar de morrer.
E aprende a sentir a Minha presença em cada ato de sua vida.
Deixa para trás os medos e os sentimentos de derrota.
Eu estou ao teu lado e em ti... Sempre!
Chama-me.
Busca-me.
Lembra-te de mim.
Vivo em ti desde sempre e sempre te estou esperando para amar-te.
Não te esqueças de que és Meu milagre.
Então usa os teus dons e projete a tua vida na direção da REALIZAÇÃO PLENA E DA FELICIDADE, porque...
TU ÉS A MINHA OBRA PRIMA E EU ESTOU SEMPRE AO TEU LADO E EM TI!

É TAMBÉM MINHA OBRA PRIMA E DO SEU LADO NÃO SAIO NUNCA...JAMAIS...
TE AMOOOOO

Basta! Eu não aguento mais!


Quantas vezes você já teve vontade de gritar essa frase em sua vida? Quantas vezes teve vontade de virar a mesa e dizer "chega!" a uma situação que a sufoca, que a impede de ser feliz, de se sentir realizada? Então, cara amiga, por que temos tanta dificuldade de soltar nossa fúria para conseguir transformar nossa vida? (estou falando ao feminino, mas isso vale para os homens também!)

Estamos atualmente sob a influência de uma configuração astrológica muito especial: Urano em Áries, em quadratura com Plutão em Capricórnio representam dois agentes de grande transformação coletiva e estão causando não somente enormes catástrofes naturais mas também perturbações na ordem social e econômica mundial. A crise iniciada em 2008 e 2009 chega ao ápice e ira durar ainda alguns meses, adentrando 2013. Plutão, regente da Casa VIII do zodíaco, signo de Escorpião, tem relação com nosso sistema de valores excede que entrou em Capricórnio em janeiro de 2008, colocou na berlinda todo o sistema econômico ocidental. Noções como segurança, finanças, carreira, status, estão sendo questionados ou abandonados, sendo substituídos por um sentimento coletivo que visa modificar os modelos que tínhamos até há poucos anos. Sim, o mundo está mudando. 2012 não trará o fim do mundo, mas já está anunciando a necessidade da implementação de um novo modelo organizativo, econômico e social para a humanidade inteira! O sistema capitalista que não conseguiu diminuir as desigualdades sociais e nem erradicou a fome no mundo está na berlinda! Muito pelo contrário, esgotou os recursos da Terra. O socialista e comunista tampouco conseguem estabelecer a tão desejada igualdade social. Então, o que fazer? As mudanças urgem.

Urano, que desde o ano passado transita em Áries, provocou um sentimento de urgência e de ansiedade que nos afeta no aspecto pessoal, especialmente na área indicada pela Casa onde se encontra não somente o planeta em trânsito, mas em sua origem, ou seja, no nosso mapa Natal. Basicamente, esse trânsito intensifica a natureza de Urano que nos empurra na direção da efetivação de alguma mudança radical, lá onde temos mais dificuldade de mudar nossos valores.

Mas essa mudança irá significar, a longo prazo, uma expansão e um crescimento? Ela será positiva? Tudo dependerá de nossa atitude, pois é disso que tratam todas as mudanças! Mas, cadê a coragem? Cadê a coragem de jogar fora tudo o que temos e que construímos para dar uma guinada em nossa vida? Existe lá na frente a possibilidade de uma vida mais brilhante, mais expansiva, mais plena, certamente... mas como alcançá-la? E, sobretudo, estamos dispostos a pagar o preço? Sair da zona de conforto para enfrentar o desconhecido?

Vejam bem, eu não estou dizendo que devemos agir de forma descontrolada! As revoluções não se fazem da noite para o dia! E a ira transformadora precisa ser acompanhada de sabedoria, caso contrário, não irá resultar em algo positivo. Quando um vulcão explode, jogando para o céu os seus turbilhões de fogo e lava, esteve preparando a erupção durante um bom tempo. Do mesmo jeito, quando nossa ira finalmente explode é porque estivemos ruminando, amargando situações difíceis, constrangedoras, esmagadoras, castradoras, sentindo em nossas entranhas sentimentos reprimidos por causa de um relacionamento frustrante, de um emprego insatisfatório, de um sonho despedaçado! Em geral, as mulheres sufocam a ira durante um longo tempo e demoram mais do que os homens para tomarem atitudes radicais. Homens são mais impulsivos, mas podem se arrepender com maior facilidade por seus atos. Porém, quando as mulheres tomam uma atitude drástica e definitiva, e gritam "chega, eu não agüento mais!" então, caras leitoras, é melhor sair de baixo porque não há nada que possa conter a sua fúria! Talvez a tolerância das mulheres seja maior e ela vai diminuindo até que um belo dia chega um aspecto tenso de Urano ou de Plutão que funcionam como gatilho e revolucionam sua vida.

Agindo com sabedoria, as mulheres podem usar essa ira transformadora sem se deixar dominar pelos impulsos. Mas nem todas conseguem. Vimos recentemente na mídia o exemplo dessa ira descontrolada tomar conta de um mulher que matou e esquartejou o marido por se sentir traída e desprezada! A estratégia de transformação precisa vir acompanhada de muita sabedoria, caso contrário, não deixará pedra sobre pedra. A fúria se voltará finalmente contra a própria pessoa! Em muitos casos, quando a ira não explode para fora, poderá afetar a saúde física criando tumores, câncer e afetando também o equilíbrio psíquico e emocional, causando loucura, depressão e outras doenças que em poucos meses podem até levar à morte.

No Antigo Egito, havia uma deusa chamada Seckhmet que tinha uma cabeça de leão. Ela era protetora e significadora da força e da habilidade da natureza capaz de destruir mas também de regenerar e transformar. Deusa da ira e da destruição, Seckhmet era também a deusa da paz. Ela não iniciava e nem provocava conflitos, mas era capaz de destruir com o fogo quem ousasse desafiá-la ou ameaçar seu território. Ela me lembra o Arcano XIV A FORÇA (chamada de ARTE no Tarot de Thoth) que mostra uma mulher segurando a boca de um leão e dominando-o não com a força mas com destreza, firmeza e sabedoria. É essa mulher que pode agir com determinação quando irada, visando a transformação de uma situação de opressão numa situação de liberdade.

Ainda somos, nós mulheres, vítimas de uma sociedade machista. Fomos acostumadas, (especialmente as mulheres de minha geração) a obedecer e a conter nossas reações emocionais. Nas famílias mais patriarcais e religiosas, a mulher tinha pouco espaço para expressar sua raiva, sua frustração, ou para dizer claramente o que queria. Em minha casa, aprendi que não existia a palavra "quero"! A adaptação a esse meio familiar castrador exigiu mutismo, contenção de desejos, submissão. Mas quanto tempo essa situação poderia durar? Quando o primeiro aspecto uraniano surge em nossa vida (Urano tem um ciclo completo de 84 aproximadamente) e forma uma oposição consigo mesmo (com o próprio Urano do mapa do nascimento) por volta dos 38/40 anos, de repente, explodimos, soltamos finalmente a raiva contida e saímos em busca da nossa liberdade!

Em outros momentos de nossa vida, esse anseio de liberdade se manifesta com menos intensidade, ou seja, por volta dos 19 anos e dos 48, também ansiamos por liberdade mas agimos com menos veemência, com menos ímpeto. Muitos jovens saem de casa aos 19/20 anos, no primeiro aspecto de Urano. Mais tarde, quando Urano der uma volta completa no nosso mapa, aos 84 anos, ele nos libertará por completo. Voltaremos a agir como crianças, não querendo obedecer às regras e imposições, buscando finalmente aquela liberdade total há muito perseguida. Eu creio que o Mal de Alzheimer, que pode ser chamado de loucura senil, faz parte desta manifestação uraniana! Afinal, para que continuar fingindo, reprimindo impulsos e desejos quando alcançamos essa veneranda idade? Quem passa por essa idade, e não vai embora desse mundo, estará definitivamente liberto das amarras.

Com o planeta Plutão, a transformação será mais lenta, mais insidiosa e mais amedrontadora. Os nossos medos afloram, surgem insidiosamente do nosso subconsciente como monstros que, após terem sido mantidos em cavernas, finalmente, surgem à superfície. Precisamos encarar nossos medos, digeri-los, transformá-los e aceitá-los para, enfim, perceber que eles não nos amedrontam mais! Falarei mais longamente das transformações plutonianas no próximo artigo.

Essa semana os convido a compartilhar comigo suas opiniões sobre esse assunto. Como vocês estão enfrentando esse momento tão tenso de crise mundial e como essa quadratura entre Urano e Plutão está afetando suas vidas? Em que área de sua vida você está precisando efetuar uma profunda transformação? Você terá coragem de gritar "basta"?

Agradeço de coração todos os emails que recebo, seja compartilhando experiências, seja expressando dúvidas. Lembro aos caros leitores e leitoras que a consulta presencial lhe fornece uma ferramenta indispensável para acompanhar essas transformações de sua vida. Porém, eu atendo também à distância, via Skype ou através de gravações enviadas por email. Entrem no meu site pessoal www.astrosirius.com.br para verificar consultas e valores.

A todos, desejo uma semana cheia de Luz, Harmonia e Prosperidade!
Sao Paulo, 26 de junho de 2012

 

Andropausa / DAEM

·         

·         

·         

        Andropausa é um termo criado por analogia com menopausa, fase que ocorre na vida de todas as mulheres após a parada da produção dos hormônios femininos pelos ovários por volta dos 45-50 anos. Ao contrário das mulheres, os homens não têm uma sinalização clara (como a parada da menstruação) para marcar essa mudança. Ambos, no entanto, assemelham-se por uma queda nos níveis hormonais. Estrogênio na mulher, a testosterona, no homem.

         As mudanças físicas ocorrem muito gradualmente nos homens e podem ser acompanhada de mudanças de atitudes e de humor, fadiga, perda de energia, do impulso sexual e da agilidade física. Por ser uma alteração muito mais lenta e sem um momento claro de início, como acontece na menopausa, a Andropausa é uma designação inapropriada para esse quadro resultante da redução progressiva da produção dos andrógenos (principalmente a Testosterona) encontrado em pelo menos 20% dos homens com idade entre 60 e 70 anos, e que algumas vezes se inicia a partir dos 50 anos.

        Uma designação mais adequada é Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM). Com a idade, esse declínio nos níveis de testosterona irá ocorrer em praticamente todos os homens. Apesar disso não há maneira de prever quem vai ter sintomas de andropausa / DAEM de gravidade suficiente para procurar ajuda médica. Também não é previsível, em que idade os sintomas irão ocorrer em um indivíduo em particular. Os sintomas em cada homem podem ser também diferentes.

      Além dos sintomas desconfortáveis, estudos mostram que esta diminuição da testosterona pode aumentar o risco para outros problemas de saúde como doenças cardíacas e osteoporose - ossos fracos. Uma vez que tudo isso acontece em um momento da vida quando muitos homens começam a questionar seus valores, realizações e direção na vida, é muitas vezes difícil de perceber que as mudanças que ocorrem estão relacionados com mais do que apenas as condições externas.

 

        Causas

        A partir de cerca de 30 anos, ocorre uma queda dos níveis de testosterona em cerca de 10 por cento a cada década. Todo homem experimenta um declínio dos níveis de testosterona, mas em alguns homens a redução é menor do que em outros. E quando isso acontece, estes homens podem experimentar os sintomas da andropausa / DAEM.

     Mudanças de atitude, estresse psicológico, álcool, medicamentos, obesidade e infecções podem contribuir para o seu início.

        Estes sintomas podem impactar na qualidade de vida e pode expô-los a outros riscos a longo prazo da testosterona baixa. Estima-se que 30% dos homens nos seus 50 anos vai ter níveis de testosterona baixa o suficiente para causar sintomas ou colocá-los em risco.

 

        Testosterona

      A testosterona é um hormônio produzido nos testículos e nas glândulas supra-renais. Ela ajuda a construir a proteína e é essencial para o comportamento sexual normal e produzir ereções. Também afeta muitas atividades metabólicas, como a produção de células sanguíneas na medula óssea, a formação óssea, metabolismo lipídico (colesterol e triglicerídeos), o metabolismo dos carboidratos (açucares), funcionamento do fígado e no crescimento da próstata.

 

        Sintomas

       Existe grande variabilidade nos níveis de testosterona em homens saudáveis por isso nem todos irão sentir as mesmas alterações, na mesma medida. Mas as respostas típicas para níveis baixos de testosterona incluem:

·        Redução da Libido – redução no desejo sexual

·        Disfunção Erétil - ereção inadequada

·        Redução do número de espermatozóides e da fertilidade e Redução do Volume dos Testículos

·        Diminuição da Massa Muscular e Redução da Força Muscular

·        Aumento da gordura corporal central e superior

·        Maior chance de desenvolver Osteoporose ou ossos fracos e dor nas costas

·        Sintomas semelhantes aos da menopausa nas mulheres - Ondas de calor, Irritabilidade, Sintomas Depressivos e Piora da Capacidade de Concentração

 


 

        Andropausa / DAEM e Osteoporose

       Em um indivíduo saudável, os ossos estão constantemente sendo remodelados. Em um indivíduo com osteoporose ocorre mais perda do que contrução no osso. Todos nós ouvimos sobre mulheres que sofrem de ossos mais fracos, ou osteoporose após a menopausa. Nos homens, a testosterona é o hormônio que ajuda a contruir os ossos. Infelizmente, com o avançar da idade e o declínio dos níveis de testosterona, os homens, como as mulheres, parecem demonstrar um padrão semelhante de risco para a osteoporose. Além do mais, aproximadamente um em cada oito homens com idade acima de 50 realmente têm osteoporose.

 

        Diagnóstico

        Andropausa / DAEM é muitas vezes pouco diagnosticada, pois os sintomas podem ser vagos e podem variar muito entre os indivíduos. Alguns homens têm dificuldade em admitir que há mesmo um problema. E muitas vezes os médicos também não pensam em baixos níveis de testosterona, como um possível culpado.

       Então, esses fatores muitas vezes levam os médicos a concluir que os sintomas estavam relacionados a outras condições médicas (ou seja, depressão) ou eram simplesmente relacionada com o envelhecimento e, muitas vezes incentivado seus pacientes a aceitar que "eles não eram mais jovens de 20 anos ".

        Mas esta situação está mudando. Novos métodos de teste de sangue estão disponíveis e existe um interesse crescente no envelhecimento masculino.

    O diagnóstico de Andropausa/DAEM em adultos deve ser dado somente quando existem sintomas e sinais que poderiam ser causados por baixos níveis de testosterona e a confirmação através de exames de sangue desses níveis consistentemente baixos de testosterona. O diagnóstico envolve o seguinte:

 

        Uma história médica abordando:

• História da puberdade - desenvolvimento sexual

 Todos os medicamentos atualmente em uso

 • Problemas de relacionamento, tais como problemas sexuais

 • Eventos importantes que tenham recentemente acontecido na vida do indivíduo

 • História familiar de problemas semelhantes

 • As recentes alterações nas características do corpo (por exemplo: surgimento de mamas)

• Problemas com os testículos - redução de volume ou inflamações

 

O exame físico

• Quantidade de pêlos do corpo

 • Presença de surgimento e crescimento de mamas

 • O tamanho e a consistência dos testículos

 • Tamanho do pênis

 

Dosagem dos níveis de testosterona

• Geralmente, os níveis de testosterona de 300 a 1000 ng/dl são considerados normais, mas esses valores podem variar entre laboratórios.

 • Recomenda-se colher esses exames de sangue pela manhã, quando os níveis são mais elevados.

 • Algumas doenças, desnutrição e certos medicamentos podem reduzir temporariamente os níveis de testosterona, e assim sendo a dosagem do hormônio deve ser coletada após suspender tais medicações ou após a recuperação plena da doença.

 

        Eu tenho Andropausa / DAEM?

     Existem questionários de sintomas que sugerem a presença de Andropausa / DAEM. Caso as respostas aos questionários façam o endocrinologista  pensar em Andropausa / DAEM, osexames de sangue serão solicitados e muitas vezes repetidos para após isso iniciar a reposição de testosterona se necessário.

 

        Compreendendo os Riscos

      Existem circunstâncias em que você nunca deve usar a terapia de reposição de testosterona. São elas:

·        Câncer de mama (em homens)

·        Câncer de próstata

 

        Em alguns casos, a terapia de reposição de testosterona pode não ser bom para você. Se uma das condições abaixo se aplica a você, seu Endocrinologista irá decidir se (no seu caso específico) a terapia de reposição de testosterona é a solução certa.

·        Doença hepática

·        Doença cardíaca ou doença dos vasos sanguíneos

·        Edema (inchaço da face, mãos, pés ou pernas)

·        Próstata aumentada

·        Exame de PSA >3,0 ng/ml sem avaliação médica

·        Doença renal

·        Presença de diabetes mellitus – açúcar no sangue

·        Apnéia obstrutiva noturna

 

        Reposição de Testosterona

      Essas orientações não se aplicam às pessoas que querem usar testosterona para melhorar a sua força, o desempenho atlético, físico ou aparência, ou para prevenir o envelhecimento. Usar testosterona para esses fins não é aprovado pela ANVISA.

      Em muitos casos, a reposição de testosterona em homens com andropausa / DAEM pode ser altamente eficaz e benéfica. Não é para todos os homens, é claro, mesmo aqueles que apresentam os sintomas sugestivos podem ter outros problemas de saúde na raiz de tudo. Por isso você deve discutir com o seu endocrinologista se você seria um bom candidato para a terapia de reposição de testosterona.

 

        Os objetivos com a reposição de testosterona são:

·        Melhora do Humor e Sensação de Bem-Estar

·        Aumento da Energia Física e Mental

·        Diminuição da Raiva, Irritabilidade, Tristeza, Cansaço e Nervosismo

·        Melhoria da qualidade do sono

·        Aumento da Libido e uma Melhora do Desempenho Sexual

·        Aumento da Massa Magra e a Diminuição da Massa Gorda

·        Aumento na Força Muscular

·        Melhora na Densidade Óssea


 

        A maioria destes efeitos são geralmente observado dentro de 3 a 6 semanas.

      Outros benefícios potenciais incluem a manutenção ou melhora da densidade óssea, composição corporal melhor, a massa muscular e a força muscular.

        Caso você seja um candidato para a terapia de reposição de testosterona, as opções de tratamento incluem injeções ou gel a ser aplicado na pele.

 

Importante: Qualquer estratégia para reduzir os sintomas e riscos da andropausa/DAEM deve incluir um melhor estilo de vida com uma dieta ideal, exercícios físicos regulares e redução ou suspensão do consumo de tabaco e álcool.

 

      Uma vez iniciado o tratamento exames de PSA e Hemograma devem ser feitos periodicamente, bem como dosagens dos níveis de testosterona em vários momentos durante o tratamento. Você deve consultar o seu endocrinologista cerca de três meses depois de iniciar o tratamento ou quando o mesmo indicar para avaliar se você está melhorando e se você está tendo problemas ou efeitos colaterais. 


        Para os homens com osteoporose ou com passado de fraturas ósseas um exame de Densitometria Mineral Óssea da coluna vertebral e do quadril deve ser feito um ou dois anos após o início do tratamento para quantificar a melhora na densidade dos ossos.

 

Fonte: The Hormone Foundation - Patient Guide to Androgen Deficiency Syndromes in Adult Men