domingo, 22 de setembro de 2019

II) A ORDEM CRONOLÓGICA PARA CADA ESCOLA:


A SOCIEDADE TEOSÓFICA

1851: El Morya Khan contatou Helena Petrovna Blavatsky.

1851 - 1873: A partir de 1851, foram 23 anos de preparação, onde Blavatsky passou a ser uma fiel discípula de El Morya, obedecendo-lhe inteiramente. 
Sob a orientação do Mestre, aprendeu a controlar e dirigir as forças a que estava submetida em razão de sua natureza excepcional. 
Essa orientação conduziu-a através de várias e extraordinárias experiências nos domínios da "magia" e do ocultismo. 
Aprendeu a receber mensagens dos Mestres e a transmiti-Ias aos seus destinatários, e a enfrentar valentemente todos os riscos e incompreensões de seu caminho. 
Viajou o mundo inteiro e passando muitos anos nas regiões do Himalaia, onde estudou em mosteiros os ensinamentos de alguns dos Mestres mais esclarecidos e espirituais do passado. 
Estudou a Vida e as Leis dos mundos ocultos, assim como as regras que devem ser cumpridas para o acesso a eles.

1874: Blavatsky encontra Henry Steel Olcott

1875: Blavatsky, Henry S. Olcott e William Quan Judge fundaram a Sociedade de Teosófica. Blavatsky foi investida pelos Mestres com a responsabilidade de atuar como instrutora apresentando ao mundo a Doutrina Secreta dos Mestres Ascensos. 
Ao Coronel Olcott foi delegada a incumbência de organizar a Sociedade, o que ele fez com notável eficiência.

1877: Para ilustrar suas afirmações, Blavatsky publicou seu primeiro livro "Isis sem Véu", uma obra ditada a ela pelos Mestres. Neste livro, ela lançou o peso da evidência colhida em todas as Escrituras do mundo e em outros anais contra a ortodoxia religiosa, o materialismo científico e a fé cega, o ceticismo e a ignorância. Foi recebida com agravos e injúrias, mas não deixou de impressionar e esclarecer o pensamento mundial.

1878 - 1879: O cel. Olcott e a Sra. Blavatsky partiram para a Índia e William Judge ficou dirigindo a seção Americana da Sociedade Teosófica. 
Em Bombaim construíram os primeiros e sólidos alicerces do seu trabalho e a Sociedade expandiu-se rapidamente de país em país.

1882: Annie Besant se converte na Sociedade Teosófica

188?: Charles Webster Leadbeater se correspondia com o então ainda não Ascenso e ainda encarnado, Mestre Kuthumi e se converte na Teosofia.

1887 - 1891: Foram talvez, os anos mais produtivos de Blavatsky, quando pôde terminar de escrever o livro “A Doutrina Secreta” e iniciar mais dois importantes trabalhos: “A Voz do Silêncio” e "As Chaves da Teosofia". 
Passou este tempo entre Londres e Paris.

1891: Blavatsky faz sua transição no dia 8 de maio, na cidade de Londres.

1891: Annie Besant, William Judge e Olcott dirigem a Sociedade Teosófica.

1895: William Judge diverge das ideias de Annie Besant e Olcott separando-se da seção Americana da Sociedade Teosófica, fundando sua própria escola.

1898: Ascensão de El Morya Khan.

1905: Foi estabelecida legalmente a sede internacional da Sociedade Teosófica, no bairro de Adyar, na cidade de Chennai (antiga Madras), estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, onde permanece até hoje.

1906: Charles Leadbeater renuncia à Sociedade Teosófica

1907: Olcott fez sua transição.

1907: Annie Besant é líder incontestável da Sociedade Teosófica.

1908: Annie Besant reintegra Leadbeater na organização. 
Muitos membros renunciam.

1909: Leadbeater descobre Krishnamurti, filho de Jiddu Narianiah, que era secretário-assistente da Sociedade Teosófica na época. Impressionado com a capacidade de aprendizado espiritual demonstrada pelo pequeno Krishnamurti, Leadbeater passa a educá-lo para ser um dos grandes instrutores do mundo.

1911: Criada a Fundação da “Ordem Internacional da Estrela do Oriente”, que tinha como objetivo reunir aqueles que acreditavam na posição de Krishnamurti como "Instrutor do Mundo".

1913: Rudolf Steiner teve grandes divergências com Annie Besant e separou-se da Sociedade Teosófica, criando a Sociedade Antroposófica, ele foi acompanhado por um grande número de membros da Seção Alemã da Sociedade Teosófica

1910s: Annie Besant dedica seu tempo e energia para a independência da Índia. 
Leadbeater torna-se cada vez mais um mensageiro dos Mestres para a Sociedade Teosófica.

1923: Steiner faz sua transição.

1925: Krishnamurti recebe o manto de Maitreya.

1929: Krishnamurti dissolve a “Ordem da Estrela”, repudiando a posição de guru.

1933: Annie Besant fez sua transição.

1934: Leadbeater fez sua transição.

1986: Krishnamurti fez sua transição.

Em 1971, Grace F. Knoche passou a dirigir a Sociedade Teosófica norte americana. 
Com a chegada da Internet, ela ordenou a liberação de muitos materiais de ensino e livros para serem acessados livremente na Internet, sem custo algum. 
Ela encorajava também, o respeito mútuo e a cooperação entre todas as organizações teosóficas. 
Grace assumiu uma postura que deveria ser seguida por todos os dirigentes das escolas dos Mestres Ascensos e é hoje um exemplo a ser seguido por todas as escolas!


- ENSINO LIVRE PARA TODOS!.
Confira o site pelo endereço: www.theosociety.org/pasadena/tup-onl.htm

A SOCIEDADE AGNI YOGA

Durante os anos 20 e 30, o Mestre Ascenso El Morya trabalhou na fundação da Agni Yoga, com Nicholas e Helena Roerich, que apresentaram os seus escritos em diversas obras publicadas.

A Agni Yoga é outro exemplo a ser seguido, onde todas as suas obras estão disponíveis gratuitamente na Internet: www.agniyoga.org

O MOVIMENTO EU SOU

1930: Saint Germain contata Guy Ballard.

1934: Começa o Movimento EU SOU.

1939: Guy Ballard ascensiona.

1940: Edna Ballard, é acusada de fraude de correio, depois de quase dez anos de lutas judiciais, ela foi inocentada de todas as acusações.

1944: Edna começa a ditar as mensagens dos Mestres.

1952: Geraldine Innocente e Frances Ekey separaram-se do Movimento EU SOU para montar sua própria organização, a "Ponte para a Liberdade".

1971: Edna faz sua ascensão.

1973: Donald Ballard fez sua passagem.

A PONTE PARA A LIBERDADE

1944: El Morya e Maha Chohan começam a contatar Geraldine Innocente.

1951: Geraldine Innocente e Frances Ekey fundam a Ponte para a Liberdade.

1952: Sai a primeira edição do Jornal “Ponte para a Liberdade”.

1958: Os membros da Ponte, Mark L. Prophet e Frances Ekey deixam a Ponte para fundar sua própria organização.

1961: Geraldine faz sua transição. 
Em seu lugar fica Lucy Littlejohn.

1980: O membro da Ponte, Peter Lewis, deixa a Ponte para criar a “Fundação para o Aprendizado do mais Alto Conhecimento Espiritual”.

1980: Annette Schroeder inicia a “Fundação dos Ensinamentos dos Mestres Ascensos”, com a missão de publicar os ensinamentos da Ponte para a Liberdade.

A SUMMIT LIGHTHOUSE

1952: El Morya contata Mark Prophet.

1958: Mark Prophet e Frances Ekey fundam a “Summit Lighthouse of Freedom” e lançam as primeiras Pérolas de Sabedoria.

1959: Os membros Frances Ekey e Mark Prophet separam-se e Mark fica com o nome "The Summit Lighthouse" e Frances fica com o nome "Lighthouse of Freedom".

1961: El Morya contata Elizabeth Clare Wulf e a envia para Mark Prophet para ser treinada como mensageira.

1961: Mark fundou a Fraternidade dos Guardiães da Chama sob a direção do Mestre Ascenso Saint Germain.

1968: Frances Ekey faz sua transição.

1971: Annette Schroeder separa-se da Summit Lighthouse e volta para a Ponte para a liberdade.

1971: Mark fundou a Summit University para aqueles que querem estudar os caminhos místicos das diversas religiões e obter um conhecimento mais profundo dos ensinamentos dos Mestres Ascensos.

1973: Em 26 de fevereiro de 1973, Mark fez sua ascensão e foi sucedido por Elizabeth Clare Prophet na liderança da The Summit Lighthouse. 
Ele se reuniu a Deus no ritual da ascensão e é agora conhecido como o Mestre Ascenso Lanello.

1975: Elizabeth funda a "Igreja Universal e Triunfante".

1988: A Summit começa o “ciclo dos abrigos nucleares” em Montana, EUA.

8/8/1988: Devido a uma série de dispensações dadas aos chelas da Summit Lighthouse, que não foram devidamente utilizadas durante os anos, El Morya deu um ditado dizendo que estava sendo colocado "no banco", sem ação para poder ajudar a escola e os chelas, que não receberiam mais dispensações até que os chelas atuassem de acordo com o "código de conduta" exigido pelos Mestres.

8/8/1989: Após uma intensa maratona de decretos para El Morya, que durou um ano, realizada por chelas de todo o planeta, El Morya deu um ditado confirmando ter sido liberado do "banco", voltando a comandar a The Summit Lighthouse no plano espiritual.

1990: A membro da organização e filha de Elizabeth, Erin Prophet é treinada para ser a futura mensageira (o que não chegou a acontecer).

1990: Registrada a Summit Lighthouse do Brasil.

1997: 30 de abril, El Morya retira a proteção aos chelas (guardiães da chama) como um todo, passando a proteger somente aqueles guardiães que se dedicassem ao desenvolvimento espiritual e aos comandos de luz, obedecendo ao "código de conduta" estabelecido.

"Eu, El Morya Khan, Chefe do Conselho de Darjeeling, por meio deste, anuncio a remoção do fio que origina-se de meu manto ao coração da mensageira, aos seus corações, para o assegurar o equilíbrio de suas correntes de vida. 
A dispensação deste fio, que é um fio de proteção, foi feito possível por causa dos códigos de conduta estabelecidos e patrocinados por mim no passado. 
Seu mérito para minha intercessão agora, estará baseado sobre a sua própria energia de decretos, sua devoção à sua Divina Presença Eu Sou e em seu serviço à humanidade. 
Possam vocês passar todos os testes!"

1998: 25 de novembro. Logo depois de parar de transmitir os ditados dos Mestres, Elizabeth Clare Prophet foi diagnosticada com a doença do mal de Alzheimer.

1999: Elizabeth Clare Prophet se aposenta por problemas de saúde.

15/10/2009: Elizabeth Clare Prophet fez sua transição para o plano do espírito. 
Hoje é considerada por seus chelas como a Mestra Ascensa Guru Ma (Guru Mãe).

III) OBSERVAÇÕES SOBRE AS CRISES NAS ASSOCIAÇÕES:

- Houve crises nas associações da Sociedade Teosófica e no Movimento EU SOU, porque Krishnamurti e Ballard respectivamente não conseguiram preencher as expectativas dos associados. 
Krishnamurti repudiou o conceito da Sociedade Teosófica de Instrutor Mundial e Ballard morreu sem ascender fisicamente, como esperado por seus seguidores.

- Crises nas associações do Movimento EU SOU e da Summit Lighthouse, por causa da imprensa negativa. 
O Movimento Eu Sou foi acusado de fraude via correio e o ciclo dos abrigos nucleares da Summit começaram um período de intensa especulação da imprensa, intensificado por ex-membros através da internet que acusavam a Summit de fazer dinheiro com a venda de terras e abrigos.

- Crises nas associações da Ponte e da Summit, por causa de capacidade diminuída de seus mensageiros. 
Geraldine sofreu com problemas psicológicos sérios e Elizabeth com a doença de Alzaimer.

- Problemas com as associações da Sociedade Teosófica e Movimento EU SOU, por causa de uma dramática mudança econômica e situação política. 
Depois da resignação de Krishnamurti a depressão econômica mundial teve um impacto negativo na Sociedade Teosófica e a 2ª Guerra Mundial pode ter tido um forte impacto negativo no Movimento EU SOU.

- Problemas com as associações em todas as organizações, porque muitos membros mudaram suas associações para organizações sucessoras competitivas.

- A Sociedade Teosófica perdeu membros na separação com William Judge e Steiner, embora tenha restabelecido sua posição nos EUA, mas não na Alemanha.

- A Sociedade Teosófica perdeu membros para Krishnamurti, embora muitos tenham permanecido como membros.

- Porque Guy Ballard começou seu Movimento EU SOU independente da Sociedade Teosófica, é difícil calcular quantos membros da Sociedade Teosófica uniram-se ao Movimento EU SOU.

- Nos anos 50, muitos, se não a maioria dos membros da Ponte, vieram do Movimento EU SOU.

- Mais tarde, a Ponte perdeu muitos membros para a The Summit Lighthouse.

- O declínio das associações em todas as quatro organizações parece nem sempre ter sido causado pela falta de um mensageiro ativo. 
A Sociedade Teosófica e o Movimento EU SOU declinaram após Krishnamurti ter resignado e Guy Ballard fazer sua passagem. 
Nos dois casos, mesmo as organizações tendo outros mensageiros para servir.

A Sociedade Teosófica tinha Leadbeater e Geoffrey Hodson. 
O Movimento EU SOU tinha Edna Ballard e seu filho Donald como mensageiros.

A Ponte aparentemente declinou após a crise de 1958, três anos antes de Geraldine fazer sua transição, e a Summit declinou durante o ciclo dos abrigos nucleares, muitos anos antes de Elizabeth se aposentar.

Os mestres alertaram na década de 80, para que a sede da Summit fosse transferida da Califórnia para Montana, e que os chelas que para lá se transferissem, e mesmo chelas morando nos Estados Unidos, se preparassem para uma possível guerra nuclear, construindo abrigos nucleares debaixo de suas casas, pois sabe-se que depois de três meses ou mais, dependendo do nível da destruição, pode-se sair dos abrigos e reiniciar a vida novamente.

Ocorre que a guerra nuclear não aconteceu e muitos chelas que investiram alto nestes abrigos, sentiram-se traídos pela mensageira, que chegou a dar um alerta máximo de preparação para todos irem para os abrigos. 
Seja como for, o melhor mesmo é entender que os abrigos nada mais são do que uma apólice de seguros e que o ideal é não precisar dela jamais.

Entendo que se os chelas que lá viviam naquela época, e eu me incluo entre eles, decretamos incessantemente para que o planeta Terra fosse libertado de uma guerra nuclear, e como ensinam os mestres, as profecias tem como objetivo alertar a humanidade para que orem sem cessar para reverter o mal que se aproxima. 
E assim foi feito.

O mesmo alertou Maria Santíssima em Fátima, para que a humanidade orasse para anular qualquer possibilidade de uma terceira guerra mundial.

CONCLUSÃO FINAL

- O destino destas organizações poderia ter sido diferente se eles tivessem estabelecido um relacionamento construtivo e positivo com as suas organizações sucessoras genuínas.

- A Ponte fez algumas tentativas em aliar-se com a Sociedade Teosófica, com o Movimento EU SOU, com a Ciência Cristã e com alguns grupos Rosa-cruzes, mas não obteve sucesso.

- Os Mestres Ascensos tiveram um trabalho imenso para trazer os ensinamentos para a humanidade, o que levou um tempo considerável, desde o início, quando El Morya contatou Helena Blavatsky em 1851, até 1999 com o último ditado dado a Elizabeth Clare Prophet.

- São milhares de cartas com ensinamentos maravilhosos, todas à espera da leitura de filhos da luz interessados em evoluir seus conhecimentos esotéricos.

- Muitas são as escolas que estão surgindo e reivindicando a posição de novo mensageiro dos Mestres para a humanidade. 
Nós do Grupo de Estudos Virtual EuSouLuz sabemos que os mestres podem escolher um novo mensageiro a qualquer momento, porém, agora é hora de divulgar e colocar em prática o grande montante de ensinamentos já liberados por estas 5 escolas.

- Escolas com mensageiros acabam sendo um caminho para a idolatria. 
Muita gente se filia a estas escolas em busca da proximidade dos Mestres e esqueçam-se de colocar os ensinamento em prática, buscando contato com os Mestres no interior de seus corações.

- Sabemos que já são muitos os grupos no mundo, que como nós, dedicam-se a estudar e a transmitir o material que foi liberado pelos mestres através de seus mensageiros.

- Baseado nesta cronologia apresentada, vemos que mesmo as escolas não se reconhecendo entre si, nós os filhos da Luz, precisamos agarrar está oportunidade ímpar de acessar os livros e cartas de todas estas escolas e estudar seus ensinamentos com afinco, levando sempre em conta que o melhor ensino é aquele que nos conecta com o único e verdadeiro caminho de volta ao lar (LUZ).

- É inaceitável que os dirigentes das escolas após o afastamento dos mensageiros, mantenham estas publicações a um número reduzido de privilegiados, seja pelo alto custo dos materiais, seja pela incapacidade de disponibilização gratuita via Internet.

- Os ditados são entregues pelos mensageiros à humanidade, como pode isto ser protegido por "direito autoral"? 
O mensageiro não é dono da mensagem, muito menos criador dela, ele é apenas o portador da mensagem para a humanidade; assim, a proibição da livre publicação destes ditados, via Internet, alegando direito autoral, é inaceitável.

- Mais uma vez parabenizamos a Agni Yoga e a Escola Teosófica por disponibilizarem gratuitamente os ensinamentos na Internet.

A Summit Lighthouse oferece em seu site Norte Americano www.tsl.org, alguns de seus ensinamentos e uns poucos livros, gratuitamente, e ainda, recentemente, liberou o livro de decretos e o de musicas, confira no endereço http://tsl.org/decree-and-song-books-download/ mas, assim como o Movimento Eu Sou e a Ponte para a Liberdade, não disponibilizam os seus ditados dos Mestres, livremente para acesso na Internet.

- Os mensageiros fizeram três quartos da missão, liberando os ensinamentos dos Mestres Ascensos para que todo homem, mulher e criança deste planeta tenham a oportunidade de encontrar a verdade. 
O quarto restante compete aos discípulos dos Mestres. 
Vejam então que todos os discípulos sinceros que ativamente buscarem levar os ensinamentos para a humanidade, terão o apoio dos Mestres Ascensos para ajudá-los neste trabalho.

Que os Mestres atinjam seus objetivos de expansão dos ensinamentos,

Vitória Sempre na Luz de Deus,
Maria Lúcia Vieira e Paulo Rodrigues Simões

- Ao utilizar nossos textos, indique sempre o web site www.eusouluz.com.br
http://www.grandefraternidadebranca.com.br

Nenhum comentário :