domingo, 22 de setembro de 2019

AS ESCOLAS E SEUS MENSAGEIROS



B) A SOCIEDADE AGNI YOGA : 
Foi fundada em 1920 em Nova York - EUA, por Nicholas e Helena Roerich. A expressão Agni Yoga é do sânscrito Agni: Fogo, e Yoga: união; do latim "jungare" unir-se; união divina. 
A união do homem com Deus através do Fogo Sagrado.

Inspirados pelas tradições védicas, assim como pelo budismo e também, por escritos de Blavatsky, na escola Teosófica, os Roerich publicaram a série de livros "Agni Yoga", com conteúdo inspirado pelos mahatmas e mestres ascensos da Grande Fraternidade Branca.

Os Roerich associaram-se à Sociedade Teosófica, em Londres, em 1920, mas distanciaram-se devido ao grave conflito sobre Annie Besant e Krishnamurti.

Já em 1920, Nicholas Roerich recebia mensagens do Mestre Morya. 
Alunos faziam perguntas e Nicholas escrevia as respostas dos Mestres. 
Algumas destas mensagens eram apenas para os Roerich, separadamente, para a compilação de livros que hoje estão à disposição para estudos.

Os ensinamentos da Agni Yoga estão no Brasil sem uma representação oficial, mas na forma de livros traduzidos para o português e de alguns professores individuais.

Os Mensageiros e ou dirigentes da Agni Yoga, foram:

1) Nicholas Roerich

2) Helena Roerich

Entre outros ensinamentos, os mestres trouxeram ao mundo, através desta escola:

1 - As mensagens dos mestres, através da escrita do mensageiro. Diferindo da psicografia que ocorre no espiritismo, o mensageiro não tem o corpo tomado.

2 - A Agni Yoga, a Yoga dos Mestres Ascensos. 
Ao contrário de muitas escolas de yoga, criadas anteriormente, a Agni Yoga não é um caminho de disciplinas físicas, meditação ou o ascetismo, mas sim, de prática na vida cotidiana. 
É o yoga da energia ígnea, da consciência, da responsabilidade, do pensamento dirigido, do foco.

Ela ensina que a evolução da consciência planetária é uma necessidade premente, e que, através da luta individual, é uma aspiração atingível para a humanidade. 
Afirma a existência de uma Hierarquia de Luz (celeste) atuando na Terra e o centro do coração como sendo o elo de contato com esta Hierarquia e inclusive, com outros mundos distantes no cosmos.

Apesar de não ser sistematizada em um sentido comum, a Agni Yoga é um ensinamento que ajuda o aluno a descobrir um ideal moral e espiritual mais elevado, pelo qual possa aprender a governar a sua vida, e assim, contribuir para o bem comum de todos. 
Por esta razão, a Agni Yoga tem sido chamado de "ética viva".


Nenhum comentário :