domingo, 22 de setembro de 2019

AS ESCOLAS E SEUS MENSAGEIROS



A) A SOCIEDADE TEOSÓFICA - 

Helena Blavatsky e o coronel Henry Steel Olcott fundaram a Sociedade Teosófica sob a direção de El Morya, em 07 de setembro de 1875, na cidade de Nova Iorque. 
A origem da palavra Teosofia é grega e significa "Sabedoria Divina". 
O discurso inaugural foi realizado pelo Presidente fundador Olcott em 17 de novembro, data que é considerada oficial da fundação desta organização. 
Em 1879, transferiram a sede para Bombaim, na Índia e, em 1882, para Adyar, Madras (atualmente Chennai), no sul da Índia, onde permanece até hoje. 
Seu crescimento foi forte até a separação de Krishnamurti, quando perdeu muitos de seus membros, a partir de 1929.

Em setembro e outubro de 1880, Blavatsky visitou A. P. Sinnett em Simla, no norte da Índia. 
O sério interesse de Sinnett nos ensinamentos teosóficos de Madame Blavatsky e do trabalho da Sociedade Teosófica, levou a sra. Blavatsky a estabelecer um contato por correspondência entre Sinnett e os dois adeptos (mestres, na época, ainda não ascensos) que foram patrocinadores da sociedade, Koot Hoomi e Morya.

A partir desta correspondência Sinnett escreveu "O Mundo Oculto" (1881) e Budismo Esotérico (1883), sendo que ambos tiveram uma enorme influência na geração do interesse público na teosofia. 
As respostas e explicações dadas pelos Mahatmas às perguntas feitas por Sinnett estão incorporados em suas cartas de 1880 a 1885, publicados em Londres em 1923 como "As Cartas dos Mahatmas" (The Mahatma Letters) para Sinnett. 
Os Mahatmas também se correspondiam com um número de outras pessoas durante os primeiros anos da Sociedade Teosófica.
 Muitas dessas cartas foram publicadas em dois volumes intitulada "Cartas dos Mestres de Sabedoria", Série 1 e Série 2.

O Programa Original da Sociedade Teosófica, emitido por Blavatsky em 1886, tinha como objetivo o seguinte:

1 - A Fraternidade Universal.

2 - Nenhuma distinção poderá ser feita por qualquer membro entre raças, credos e posições sociais, devendo cada um ser retratado de acordo com os seus méritos pessoais.

3 - Estudar as filosofias do Oriente - especialmente as da Índia, apresentando-as gradualmente ao público em vários trabalhos que interpretarão as religiões esotéricas à luz dos ensinamentos esotéricos.

4 - Oposição ao materialismo e ao dogmatismo teológico de todas as formas possíveis, demonstrando a existência de forças na natureza, desconhecidas da ciência, e a presença de poderes psíquicos e espirituais no homem.

A missão da Sociedade Teosófica era preparar o mundo para a vinda de um grande professor espiritual, esperado no último quarto do século 20, ou seja, entre 1975 e 2000. 
O texto escrito por Blavatsky diz:

“Se a tentativa presente, na forma da nossa Sociedade, prosperar melhor que seus predecessores fizeram, então existirá como uma organização viva e saudável, quando chegar o século XX. 
A condição geral das mentes dos homens e seus corações serão melhores e eles terão sido purificados pela expansão dos ensinamentos e, como disse, seus preconceitos e ilusões dogmáticas terão sido, até certo ponto, finalmente retirados.

Não somente isso, mas além do mais, uma grande literatura, estará acessível e pronta nas mãos dos homens, o próximo impulso, encontrará um numeroso corpo unido de pessoas, prontos para receber o novo portador da tocha da Verdade. 
Ele encontrará as mentes dos homens preparadas para a sua mensagem, uma linguagem pronta para ele vestir as novas verdades que trará. 
Ele terá uma organização esperando sua chegada, que retirará os obstáculos materiais meramente mecânicos e dificuldades de seu caminho.

Pense o quanto, alguém que recebe tamanha oportunidade, poderá realizar. 
Meça-o por comparação com o que a Sociedade Teosófica alcançou nos últimos quatorze anos, sem qualquer uma destas vantagens e cercado por anfitriões de obstáculos que não impedirão o novo líder. 
Considere tudo isto, e então contem-me se sou otimista demais quando digo que se a Sociedade de Teosofia sobreviver para viver a verdade da sua missão, de seus impulsos originais pelo longo de cem anos -- contem-me, eu digo, se estou exagerando em afirmar que esta Terra será um céu no século 21, em comparação com o que está agora!”

H.P. Blavatsky, A CHAVE PARA A TEOSOFIA - 1889

A Sociedade Teosófica só veio para o Brasil em 1910. 
A fundação aconteceu em 17 de novembro de 1919, no Rio de Janeiro, por iniciativa de Raimundo Pinto Seidel. 
Atualmente possui Lojas e Grupos de Estudo em diversas cidades do Brasil, estando a sede da Seção Nacional, na cidade de Brasília.

Os Mensageiros e ou dirigentes da Sociedade Teosófica, foram:

1) Helena Petrovna Blavatsky, que foi sulcedida por Annie Besant.
William Q. Judge saiu para criar sua própria organização.

2) Annie Besant, foi sucedida por Charles W. Leadbeater.
Rudolph Steiner saiu da organização nesta época.

3) Charles W. Leadbeater foi sucedido por Krishnamurti, que seguiu independente.

4) Krishnamurti, tecnicamente falando, não era um Mensageiro dentro da Sociedade Teosófica, mas dentro da sua própria organização, a Ordem da Estrela.

5) Cyril Scott, David Anrias, Jinarajadasa e Geoffrey Hodson, todos, seguiram de forma privada, e sem criar novas escolas.

Entre outros ensinamentos, que os mestres ascensos trouxeram ao mundo, através desta escola:

1 - A existência de elevados tutores espirituais: os Grandes Adeptos (Mestres Ascensos) e os Adeptos (Mestres ainda não ascensos). Homens perfeitos, divinizados. 
E o conhecimento de que todos podem e devem buscar atingir este grau de elevação.

2 - Explicação sobre os Elohim e a criação do Mundo.

3 - O estudo profundo sobre um mundo invisível de anjos e elementais.

4 - A importância do hinduismo e do budismo, e a existência do karma. 
O Ocidente era cego para os ensinamentos do Oriente. 
Este foi um primeiro passo nesta direção.

5 - Ensinou os perigos do espiritismo e da comunicação com os mortos. 
 A escola teosófica fez frente aos ensinamentos de Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail que, ao contrário dos espíritas norte americanos e Ingleses, ensinou a reencarnação.

Embora elogiando a moralidade do seu sistema, Blavatsky não concordava com vários pontos ensinados por Kardec, tais como a rapidez de reencarnações, a liberdade do espírito desencarnado na escolha de seu próximo nascimento, e a existência de anjos da guarda, da forma explicada por ele.

6 - A existência dos 7 corpos do homem:
. O primeiro - o mundo divino (A Presença EU SOU).
. O segundo - o monádico (O Corpo Causal)
. O terceiro - o mundo espiritual, (O Santo Cristo Pessoal.- O EU Superior).
. O quarto - o mundo intuicional (O Corpo da Memória ou Espiritual).
. O quinto - o mundo mental, (O Corpo Mental).
. O sexto - o mundo emocional ou astral, (O Corpo Emocional ou dos Desejos).
. O sétimo - o mundo físico, (O Corpo Físico).

7 - Sanat Kumara na Teosofia

O conceito de Sanat Kumara como o Senhor que rege a Terra foi promulgado pelo teósofo Charles W. Leadbeater. 
Ele alegou que Sanat Kumara foi o Rei do Mundo, e o líder do misterioso grupo de mahatmas que havia revelado os princípios da teosofia para HP Blavatsky.


Nenhum comentário :