quarta-feira, 24 de junho de 2009
A oração -"Salve Rainha": a maravilhosa origem
A “Salve Rainha” é a mais famosa oração a Nossa Senhora depois do Ave Maria.
Ela tem a impronta de devoção medieval bem marcada: unção, espírito filial e sacral, lógica e suavidade.
Ela parece ter sido sugerida pela própria Mãe de Deus à alma que a recitou pela primeira vez.
Quem foi ela?
É próprio do espírito de humildade e pureza do espírito católico não querer atrair a atenção sobre si próprio.
E em casos como este, esquecer de si próprio para atrair todas as atenções para o objeto da oração:
a Santíssima Mãe de Deus.
Por isso, como em tantas outras maravilhas medievais, não se tem notícia certa do primeiro que recitou o “Salve Rainha”.
Porém há muito boas razões para atribuí-la a D. Ademar de Monteil, bispo de Puy-en-Velay no século XI.
Em Puy-em-Velay, na região de Auvergne, no centro da França, há um famosíssimo santuário dedicado a Nossa Senhora do Puy.
Aliás muitíssimo mais visitado nos tempos medievais do que nos séculos de decadência religiosa que advieram depois.
No santuário de Puy-en-Velay venera-se também hoje a imagem de “Nossa Senhora das Cruzadas”.
Peregrinos e cruzados que iam a Terra Santa acostumavam passar antes pelo Puy para se encomendar especialmente a ela.
Por sinal D. Ademar foi o primeiro bispo cruzado, e o primeiro cruzado.
Foi ele quem, o primeiro, pediu ao Papa Beato Urbano II de portar a Cruz em sinal de guerra aos maometanos.
O acatadíssimo Migne defende que “antes de sua partida à Cruzada, pelo fim do mês de outubro de 1096, ele compôs a canção de guerra da (Primeira) Cruzada, na qual ele implorava a intercessão da Rainha do Céu, a Salve Rainha” (Migne, "Dict. des Croisades", s. v. Adhémar).
Dom Ademar descubriu a Sagrada Lança durante essa Cruzada.
Não menos importante é a devoção a São Miguel Arcanjo naquela abençoada localidade.
O Puy exercia quase tanto ou igual atrativo à devoção ao Príncipe da Milícia Celeste do que o famosíssimo Monte Saint-Michel na Normandia.
Além do mais, o Puy era uma das etapas as mais prezadas pelos romeiros que depois seguiam a pé e ainda hoje seguem até o longínquo túmulo do Apóstolo Santiago em Compostela, Espanha.
Há ainda outros que com boas razões acham que a “Salve Rainha” foi obra do bem-aventurado alemão Hermann Contractus, também cultuado como santo.
Por certo, a ele é atribuída a melodia gregoriana.
Entretanto, tão grande foi a devoção medieval pela Salve Rainha que o próprio gregoriano elaborou muitas formas de cantá-la.
Acresce que Durandus, no seu “Rationale”, põe na origem o espanhol D. Pedro de Monsoro, falecido perto do ano 1000, bispo de Compostela.
É lugar muito comum que as exclamações finais “ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria” tenham sido inspiradas por Nossa Senhora a São Bernardo de Claraval.
***
Salve Regína, Mater misericórdiae, vita, dulcedo et spes nostra salve!
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve!
Ad te clamámus, éxsules filii Evae.
A vós bradamos os degredados filhos de Eva;
Ad te suspirámus geméntes et flentes in hac lacrimárum valle.
a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia ergo, advocata nostra, illos tuos misericórdes óculos ad nos convérte.
Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
Et Jesum, benedíctum fructum ventris tui, nobis post hoc exsílium, osténde.
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre.
O clemens, o pia, o dulcis Virgo Maria!
Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.
Jaculatória final: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
(Extraído de Orações e Milagres Miedievais)
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