quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Testemunha de Acusação




Uma vez a cada cinquenta anos surge um suspense como este:
Testemunha de Acusação


Este filme estadunidense de 1957 foi dirigido pelo grande Billy Wilder – responsável pela direção de tantos outros grandes filmes, mas que nesse, especialmente, ele fez um excelente trabalho.

Baseado em uma peça teatral de Agatha Christie, a produção contou com um elenco de primeira: Tyrone Power, Marlene Dietrich, o grandeCharles Laughton (que está simplesmente maravilhoso no seu papel de advogado criminalista) e a magnífica Elsa Lanchester.

SINOPSE:


Leonard Vole (Tyrone Power) é preso sob a acusação de ter assassinado uma rica viúva de meia idade, tudo arquitetado para ficar com o dinheiro dela.
O Sir Wilfrid Robarts (Charles Laugton), um veterano matreiro e muito astuto advogado, concorda em defendê-lo, mesmo ainda se recuperando de um recente e quase fatal do coração.
Wilfrid é um dos mais afamados criminalistas do país, todos os “casos perdidos” são enviados para ele, que tem fama de transformá-los em “casos vencidos”.

O advogado está sob intenso cuidado médico, com uma recomendada dieta que o proíbe de tomar seus tragos de bebidas alcoólicas e de envolver-se em casos complicados e estressantes, como o do personagem Leonard Vole.
No entanto, a atração que ele tem por processos e pelas cortes criminais fala mais alto.
Do lado de seu trabalho de advogado, ele é sempre acompanhado por uma eficiente enfermeira que o vigia rigorosamente, tomando conta de sua saúde.
A convivência com sua cuidadosa enfermeira por si só, já vale o filme.


'Quer eu feche a janela Sir Wilfrid?' - pergunta a cuidadosa enfermeira.
' Por Deus, mulher, quero que feche a sua boca!
Se soubesse que falava tanto assim jamais teria saído do meu coma'.

E tudo se desenrola nesta trama da morte da viúva.
O único álibi a favor do acusado é o testemunho de sua esposa Christine Vole.
Mas eis que, de repente, acontece uma surpresa: a esposa, testemunha da defesa, fria e calculista, vira o lado de seu depoimento e passa a ser testemunha da acusação, para surpresa de todos.

Durante os últimos minutos, o desfecho do filme muda várias vezes, surpreendentemente.
Um suspense com toda categoria de um grande filme.
Imperdível!

Mas, quem foi afinal que matou a viúva rica?
Você vai se surpreender com a resposta!


Na maior parte do filme o que se pode ver é uma verdadeira batalha de gigantes interpretações, dos personagens Wilfrid e Christine, fazendo com que cada parte saia vencedora.

Inesquecíveis as cenas de Laughton (no papel do velho advogado) usando o seu monóculo para ver se as pessoas estão falando a verdade e o jeito como ele descobre se as cartas que possui em mãos são realmente de Christine.

CURIOSIDADES:

Três fatos curiosos chamam atenção deste filme:

Este foi o último filme do galã Tyrone Power, que morreu logo em seguida ao término das filmagens por seus velhos problemas cardíacos, aos 44 anos.

Nos créditos finais do filme original, aparece uma voz (um tanto cheia de suspense) pedindo aos expectadores para que ninguém revele o final às pessoas que ainda não tenham assistido ao filme. Pedido que faço a você também: não conte o final para ninguém.

Acredite se quiserem, mas todas as pessoas que participaram das filmagens ou entraram nos sets de filmagem, naquela época, tiveram que assinar um compromisso de não revelar o final surpreendente deste filme!

Assim, eu realmente recomendo que assistam.
Só não posso contar como acaba o filme, afinal, foi o pedido decretado na edição originária do mesmo.
Vocês vão ficar surpresos com o final.
Perfeito!
Confiram...



http://www.paulocannizzaro.com.br/

Nenhum comentário :