quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O filme Noir





Cena de "Ministry of Fear", 1944.


O film noir, embora alguns resistam a esta definição, é na verdade um estilo de cinema, muito associado a enredos policiais, sempre com personagens, no mínimo complicados, derivado dos romances de suspense da época da Grande Depressão (muitos filmes noir foram adaptados de romances policiais do período) e com um visual dos filmes de terror da década de 1930.

O aparecimento deste tipo de filmes deu-se principalmente na década de 40,tradicionalmente sempre filmados em preto e branco, ambientado com o efeito de grandes fotografias, de alto contraste, jogo de luzes, com raízes na cinematografia do expressionismo alemão.

São exatamente as décadas de 1940 e 1950 que representam, segundo os especialistas, o período clássico do film noir, com muitos indicando que esta temática é iniciada com o filme Stranger on the Trird Floor (1940) e encerrando-se em Touch of Evil (1958), de Orson Welles, tido como o último filme deste gênero.

Não são poucos os que entendem que o film noirnunca de fato acabou, apenas declinou a sua popularidade, para mais tarde ser vivido mesmo que fora do centro do seu período clássico.

Um traço muito comum do film noir sempre foi o fato de serem produções de baixíssimo orçamento, tradicionalmente sem contar com atores de grande porte, ou das grandes estrelas, com roteiristas e diretores bem mais livres da submissão das regras das grandes produções.

Contrariamente, os filmes dos grandes estúdios demandavam mensagens mais positivas.

O film noir ficou conhecido por estas características muito particulares, criando dramas inteligentes e austeros, sempre permeados por comportamentos de desconfiança, paranoia e cinismo, em ambientes realistas urbanos e utilizando-se de técnicas como narração confessional.

Os elementos temáticos são bem definidos deste tipo de cinema: o senso de fatalismo, a obsessão sexual/romântica, a corrupção social ou humanitária inerente, emboscadas, o niilismo.

Os filmes noirgeralmente são sempre enredados nestas histórias policias envolvendo gente muito desesperada disposta a fazer os fins justificarem os meios.

O herói ou o anti-herói destes filmes, de um modo geral, sempre tem um comportamento duvidoso.
Eles sempre acham que vão encontrar uma solução para situações extremas.

Os personagens dos filmes noir são sempre a Femme Fatale,os protagonistas moralmente ambíguos, alienados, personagens violentos ou corruptos.



Barbara Stanwyck em "Double Indemnity" de 1944, a loira fatal de um dos primeiros e mais famosos filmes noir.


Rita Hayworth em Gilda, de 1946

São os filmes na linha do grande Alfred Hitchcock, como Sombra de uma Dúvida, em que o personagem central é um criminoso que seduz e mata viúvas, ou Pacto Sinistro, valorizando sempre esses temas e tons sombrios.

Na sequência da própria história do cinema, alguns filmes até tentaram resgatar este ciclo e estilo de cinema, como no caso do filme Chinatown, produção estadunidense de 1974, do gênero policial, dirigido por Roman Polanski e estralado por Jack Nicholson e Faye Dunaway.



Livro "Film Noir", vale a pena a leitura.

http://www.paulocannizzaro.com.br

Nenhum comentário :