sábado, 27 de agosto de 2011

Cometa Que se Aproxima da Terra Provoca Divergências na Internet




Ilustração artística do C/2010 X1 Elenin – Crédito: csinet homelinux.

Especulações rolam por todos os lados, mas haveria um fundamento?

Seria o dia 16 de outubro de 2011 a data fatídica do fim do mundo?

Ou apenas outra oportunidade para apreciar um belo espetáculo no céu?


Esta é a polêmica que está instalada na Internet.
Especialistas, simpatizantes e curiosos da astronomia vêm dividindo opiniões sobre as conseqüências da chegada do cometa Elenin, que deve atingir sua aproximação máxima junto à Terra (chamada perigeu) daqui a três meses

[Veja Saiba tudo sobre a aproximação do cometa Elenin].


http://www.apolo11.com/cometa_73p.php?titulo=Astronomia_Saiba_tudo_sobre_a_aproximacao_do_cometa_Elenin&posic=dat_20110523-095359.inc


Ainda que a expectativa seja de que sua órbita mantenha uma distância 90 vezes superior a da Lua, em blogs e sites há quem diga que os dados oficiais possam ser uma estratégia para maquiar a realidade e evitar pânico.

Divergências de pontos de vista também já estão presentes em redes de relacionamento como Twitter e Facebook.

Na página hard MOB, por exemplo, se argumenta que o fato de a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) pouco falar no assunto indicaria que algo que possa “afetar todo o mundo e matar milhões de pessoas” esteja sendo escondido.

A mesma fonte faz uma associação entre o início do nome do cometa com a sigla ELE [Extinction-Level Event], que significaria extinção em massa de espécies.
“Pode ser que algo muito ruim venha acontecer logo, logo.

Afinal, como podemos imaginar, um desastre desses, se fosse previsto, jamais seria relevado para o público, pois certamente haveria um caos no planeta inteiro”, diz o texto.

Outros blogs fazem referência a uma notícia publicada em maio pelo Portal Terra na Argentina

[Veja Científicos chinos dicen que detrás de cometa viene un OVNI].


http://noticias.terra.com.ar/cientificos-chinos-dicen-que-detras-de-cometa-viene-un-ovni,42ed4ad9867bf210VgnVCM4000009bf154d0RCRD.html


Na matéria, um estudioso de astronomia confirmaria (?) informações de cientistas chineses de que o Elenin seria seguido por uma desconhecida formação ‘estranha e obscura’, parecida com um objeto voador não identificado.

“Atrás do cometa, os cientistas chineses asseguram que vem algo que eles chamam de ‘cluster’, que significa um cúmulo globular, ou talvez uma nave extraterrestre”, especulou.

Já o responsável pelo endereço Realidade Oculta teme que o cometa venha provocar fortes influências no campo magnético terrestre, o que, segundo ele, poderiam causar terremotos, tsunamis ou erupções vulcânicas.

No mesmo endereço, é cogitada ainda a possibilidade de o Elenin alterar o campo gravitacional do Sol, tendo como conseqüência tempestades magnéticas solares que poderiam atingir a Terra.

Discernimento
Mas há quem tenha mais cautela ou tranquilidade para lidar com o assunto.
No site Prova Final, um colaborador destacou que a órbita do cometa ainda pode sofrer mudanças de cálculos nas próximas semanas, mas diz acreditar na improbabilidade de colisão do corpo celestial com a Terra.

“No site da NASA, é possível ver uma animação da trajetória do Elenin.
Se houvesse algum tipo de colisão, não teriam colocado nada ali.
Não é uma questão de confiar ou não no órgão oficial, mas de ler as entrelinhas”, argumentou.

De fato, os especialistas consultados pelo JC são unânimes.
Não há motivo para pânico.
O Elenin nem mesmo é um cometa de grandes proporções e deve passar a 34,9 milhões de km de distância da Terra.
Para o físico Pedro D’Incao, toda a celeuma criada em torno dele é fruto de especulações sem fundamento, sempre presentes quando o assunto são fenômenos astrofísicos.

“O misticismo sobre o fim do mundo existe, principalmente em relação à astronomia, desde que o homem começou a observar a natureza.
E, nesse mundo especulativo, cabe qualquer coisa”, ponderou ele, que afirma acreditar nas informações oficiais.
“Não acredito que haja a conspiração que se imagina”, defendeu.


Assista abaixo a simulação de órbitas dos cometas Elenin, Honda e Levy.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YT-cvuaSm30

http://www.youtube.com/watch?v=YT-cvuaSm30


Leonid Elenin


Batizado oficialmente de C/2010 X1, Elenin foi descoberto em 10 de dezembro de 2010 pelo astrônomo russo Leonid Elenin, através de um dos telescópios robóticos do International Scientific Optical Network (ISON), instalado no Novo México, Estados Unidos.
Segundo a agência espacial da Rússia Roscosmos, o cometa foi o primeiro descoberto por um russo neste século.

Para fins de comparação, o Elenin é três vezes menor do que seu “irmão” mais famoso, o Halley, que criou um clima de pânico em escala global após notícias serem veiculadas acerca do ‘gás letal’ presente em sua cauda.

O Halley passou, inofensivo, pela órbita da Terra e voltou em 1986, deixando, mais uma vez, apenas um belo espetáculo como registro.

“O Halley não provocou nenhum tipo de influência na Terra e com o Elenin será a mesma coisa.

Não haverá nada de excepcional.

Dependendo do quão distante ele estiver de nós, conseguiremos, no máximo, vê-lo através do telescópio”, adiantou o físico Jorge Honel, responsável pelo setor de astronomia do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos.

Terra não sofrerá conseqüências

Se os cálculos estiverem certos e o Elenin passar a 34,9 milhões de km de distância da Terra, nenhum efeito provocado por ele será sentido pelos humanos.
É o que garantem experts consultados pelo JC.

Pesquisador do Departamento de Astrofísica do Observatório Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o astrofísico Carlos Henrique Veiga explica que são remotas as chances de o cometa provocar efeitos como tsunamis ou terremotos.
Para tanto, teria que atingir a atmosfera terrestre, o que está longe de acontecer, segundo as projeções.

“Pelo tamanho que ele tem (cerca de 3,5 quilômetros de massa), precisaria passar pelo menos a um milhão de quilômetros de distância da atmosfera para provocar algum efeito de maré, mas ainda sem nenhum dano aos humanos.

Seria parecido com as alterações provocadas pela Lua, que tem o mesmo diâmetro do Elenin, mas está a 484 mil quilômetros da Terra, embora se movimentando em menor velocidade”, esclareceu Veiga.

Já as chances de interferir no campo eletromagnético do Sol e provocar as chamadas manchas solares ou tempestades eletromagnéticas, segundo Veiga, o que ocorre é justamente o contrário: se passar muito próximo do astro-rei, o Elenin poderá ser atraído e se chocar contra ele, sem nenhum reflexo para a Terra.

Corpos celestes já foram por diversas vezes “tragados” por nossa estrela

Veja Sonda registra momento em que cometa é 'engolido' pelo Sol.


http://www.estadao.com.br/noticias/geral,sonda-registra-momento-em-que-cometa-e-engolido-pelo-sol,490909,0.htm



“Os cometas não são nada perto do Sol.

As tempestades magnéticas, manchas e os ventos solares são provocados por distúrbios ainda não muito bem entendidos pela física no campo eletromagnético do Sol.

Algumas destas anomalias podem causar pane nos sistemas de telecomunicações da Terra, mas não são causadas por cometas, em absoluto”, alertou.

Jorge Honel também desconsidera a possibilidade de um UFO pegar carona na cauda do cometa.

“Isso não tem nenhum fundamento.
Essa é só a letra de um verso de música infantil”, ironizou, numa referência à música “Lindo Balão Azul”, do cantor Guilherme Arantes.

Nota da redação: No ano de 1997, a seita Haven’s Gate [Portal do Paraíso] levou 39 pessoas à morte num suicídio coletivo na Califórnia (EUA).

Eles achavam que uma nave extraterrestre estaria estacionária atrás do cometa Hale-Bopp aguardando por seus “escolhidos”


Veja Portal leva ao paraíso ou ao inferno?


http://www.ufo.com.br/artigos/portal-leva-ao-paraiso-ou-ao-inferno/



Crédito: Revista UFO – pelo colaborador Paulo Poian

Link: http://www.ufo.com.br/noticias/cometa-que-se-aproxima-da-terra-provoca-divergencias-na-internet

Nenhum comentário :