sexta-feira, 16 de agosto de 2019

AMARANTO






Novidade da vez, como ocorreu anteriormente com a linhaça e a quinoa, o amaranto é um cereal nobre, cultivado na região dos Andes, rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos.

O alto valor protéico – de 14 a 20% a mais, quando comparado a outros cereais – e de minerais atuam na manutenção e no aumento da massa magra, sendo indicado para atletas e esportistas amadores.

Rico em cálcio, o amaranto pode ser utilizado como substituto do leite, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose.
O alimento também funciona como uma ótima opção no cardápio dos celíacos (pessoas alérgicas ao glúten), pois não contém glúten.

Graças à alta concentração de fibras alimentares – maior do que as encontradas na aveia, milho e trigo, atua no controle da glicemia em diabéticos, além de contribuir para a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares.

A grande concentração de esqualeno em sua composição, substância altamente antioxidante, somente encontrado em quantidades significativas nos óleos de fígado de animais marinhos, é uma característica singular do amaranto.

Suas propriedades naturais incluem o combate aos radicais livres e proteção da membrana celular, além de estimular o sistema imunológico, podendo prevenir a surgimento de doenças e certos tipos de câncer.

Comercializado em flocos naturais – com forma e consistência similares às da aveia -, o amaranto pode ser consumido com frutas e iogurte no café da manhã, como ingrediente de pães, bolos e doces, além de ser incorporado em sopas, vitaminas, entre outras receitas de pratos doces e salgados.

Biscoito de Amaranto Ingredientes:

* 1 xícara de amaranto em grãos

* 1 xícara de farinha de amaranto

* 2 xícaras de amido de milho

* 3/4 de xícara de água ou leite

* 2 ovos

* 1/2 xícara de manteiga

* 1/2 xícara de açúcar

* 1 colher (sobremesa) de fermento químico

* 1 colher (sobremesa) de sal

Modo de Preparo:

* Deixe o amaranto em grãos de molho por uma noite

* Moa no liquidificador, com água, e adicione os ovos, o sal e o açúcar

* Despeje em uma tigela, bata com a manteiga, o amido e a farinha de amaranto

* Adicione o fermento por último

* Unte as assadeiras

* Retire pequenas quantidades com uma colher de sopa e coloque na assadeira deixando um pequeno espaço entre os biscoitos

* Leve ao forno pré-aquecido a 180°C

* Retire quando começar a dourar (20 a 30 minutos).

Nenhum comentário :