sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Propriedades do Hibisco





O Hibiscus sabdariffa L. é um arbusto perene da Família das Malváceas que pode atingir cerca de 2 a 3 metros de altura.
Pertence ao gênero Hibiscus, que compreende cerca 200 espécies de plantas.

As diferentes partes da planta têm várias utilidades.
As folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos.

Quando ainda estão bem jovens e tenras, as folhas podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas podem ser refogadas ou se tornar um ótimo ingrediente para o preparo de cozidos, sopas, feijão e arroz.

Vale lembrar que este hibisco não é o hibisco ornamental tão comum nos jardins do Brasil, conhecido popularmente como hibisco-da-china ou rosa-sinensis.

Na medicina popular o Hibisco é usado como antiespasmódico, anti-inflamatório, antioxidante natural, afrodisíaco, diurético, laxante suave e auxiliar nas dietas de emagrecimento.

Também há indicações de seu uso para combater problemas respiratórios, bronquites, gripes e resfriados, gastrite e afecções da pele.

O chá obtido a partir do cálice da flor contém polissacarídeos em boas quantidades, além de conter também concentrações elevadas de flavonóides - reconhecidos como protetores contra os radicais livres.
Rico em cálcio, magnésio e ferro e nas vitaminas A e C, o Hibisco contém também fitoquímicos, altos teores de antocianinas, ácido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, além de quantidade significativa de fibras alimentares.

O chá de Hibisco ganhou fama adicional de emagrecedor.

Isso porque, a exemplo do chá verde, ajuda a estimular o metabolismo, tem ação digestiva e diurética.

O chá preparado a partir do cálice do Hibisco ajuda a diminuir a retenção de líquidos, uma das responsáveis pela formação e agravamento da celulite.



O consumo de uma castanha do Para por dia retarda o envelhecimento

Ao comer uma única castanha do Pará, você vai fornecer ao seu organismo um mineral extremamente importante para a longevidade das células: o selênio.
Cada castanha fornece a quantidade necessária do mineral para evitar o envelhecimento celular causado pelos radicais livres.

E por que dar toda essa fama ao selênio?
Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres, se ligando a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes, e na ausência dele, estas enzimas ficam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais livres e ainda diminuem as defesas do organismo.

O mineral também tem um papel especial na proteção do cérebro.
É que, com a capacidade de combater os radicais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de doenças do sistema nervoso que surgem com a idade, como o Alzheimer por exemplo.

A tireóide também funciona melhor na presença do selênio, porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus hormônios.
O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células e aceleram a produção dos radicais livres.

Em uma unidade da castanha é possível encontrar de 200 a 400 microgramas de selênio.
Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá com muita fome ao pote.

A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia, por isso uma única castanha do Para diariamente é suficiente para atender as necessidades do organismo.

Nenhum comentário :