sábado, 14 de setembro de 2013

Confidências





Existem pais que se esmeram na educação dos seus filhos.

Não perdem nenhuma chance.

As mínimas coisas, os menores acontecimentos são motivo de ensinamento.
Lemos recentemente o depoimento de um executivo muito bem sucedido.

Ele teve o prazer de ouvir da boca de um amigo: "gosto muito de vir à sua casa.

É um lugar onde posso dizer tudo o que quero, com a certeza de que você não passará adiante."

Confessava o executivo que o elogio cabia muito mais à sua mãe do que a ele próprio.

Recordava-se de que, quando tinha mais ou menos oito anos de idade surpreendeu uma amiga

de sua mãe em confidências com ela.

Tudo se deu mais ou menos assim:

Ele brincava do lado de fora da janela aberta da sala, enquanto ambas conversavam.

A senhora em questão, pesarosa, revelava à sua mãe coisas muito íntimas e sérias a respeito de seu filho.

Como toda criança, ele aguçou os ouvidos o quanto pôde para não perder nenhuma vírgula do

relato.
E quanto mais baixava a voz a confidente, mais ele estendia as antenas da audição.

Quando a visitante saiu, sua mãe que percebera que ele tudo ouvira o chamou e lhe disse:


- Meu filho, se a Sra. Silva tivesse deixado a sua bolsa aqui, hoje, nós a daríamos a outra pessoa?

Prontamente, ele respondeu: Claro que não!

A mãe prosseguiu:

- Pois o que a Sra. Silva deixou hoje aqui é uma coisa muito mais preciosa do que a sua bolsa.

Ela nos contou uma história cuja divulgação poderá prejudicar muita gente.

- Da mesma forma que a bolsa, ela não nos pertence.

Por isso, não a podemos transmitir a ninguém.
Não a daremos a quem quer que seja.
Você compreendeu?

O garoto assentiu com a cabeça.

E a lição lhe serviu para a vida.
Ele cresceu, cultivando o respeito a confidências de que fosse, eventualmente, o ouvinte.
E até mesmo a bisbilhotices, fofocas que um amigo, cliente ou conhecido lhe trouxesse e
deixasse em sua sala.
Ali mesmo elas morriam.
O que lhe valeu o respeito e a confiança de muitos.

Concluía o executivo dizendo que por vezes, ao se surpreender prestes a passar adiante

alguma coisa alhures ouvida, imediatamente lembrava-se da bolsa da sra. Silva e fechava a boca.

A vida é feita de oportunidades.

A educação no lar é de precioso quilate por ser informal, isto é, não obedecer a rígido
currículo, mas se valer das chances que surjam no dia a dia.
Por essa razão devem os pais se mostrar sempre atentos, não deixando escapar momento algum propício à edificação.

Quem investe hoje na educação do filho, pode guardar a certeza de que ele poderá partir para

longe, singrar os mares, voar pelo mundo, alçar o vôo da notoriedade, mas as lições profundas recebidas no lar permanecerão como roteiro de vida.

Não há quem não recorde, em momento especial de sua vida, as lições que recebeu no berço.

Os gestos, as atitudes, as palavras dos pais permanecem vivas, apesar e além do tempo.

Basta que nos demos conta do que se passa conosco mesmos, que já abandonamos o colo dos

pais há alguns anos.

Não são os seus exemplos e suas orientações que nos norteiam em muitas decisões?

E quantas vezes nos surpreendemos a dizer: "mamãe tinha razão.
Bem dizia meu pai."

Você sabia?
Que pessoas célebres lembram com ternura do carinho e das orientações recebidas no lar?

Charles Edison, filho de Tomas Edison, por exemplo, ao escrever a biografia de seu pai falou com ternura das horas em que o gênio brincava com os filhos.

As lições do lar são imorredouras.

Gravam-se na mente e no coração dos pequenos e os seguem vida a fora.


(Do livro: E, para o resto da vida, cap. A bolsa)

LIMPEZA ESPIRITUAL DE 21 DIAS


Arcanjo Miguel


Este processo limpa todas as limitações espirituais, conhecidas e desconhecidas, armas espirituais, parasitas mentais e do corpo emocional, entidades grudadas, formas - pensamento de todos os tipos, incluindo maldições, encantamentos, magias e feitiços, e os votos e acordos que mantém os dispositivos dentro de você.


Esta cura dispara um ciclo de 21 dias de limpeza que trará novas aberturas à sua vida de muitas formas.

Na primeira ou segunda semana podem ocorrer sonhos estranhos.
Também pode ser que você não tenha sonhos, fazendo um trabalho de processamento mais profundo.
Em qualquer caso, não se preocupe, ambos são normais.

Coloque particular atenção na forma que suas próprias percepções do mundo possam mudar.
Haverá um sentimento de calma e clareza, trazendo um novo sentimento de propósito e
significado na vida.
A vida melhorará em todas as áreas.

Comece a limpeza de tudo o que está ligando externamente com o sofrimento.

Leia atentamente, de preferência no horário em que ninguém vai interferir.



"Eu apelo ao Cristo para acalmar meus medos e para apagar todo mecanismo de controle externo
que possa interferir com esta cura.
Eu peço a meu Ser Superior que feche minha aura e estabeleça um canal de Cristo para os
propósitos de minha cura, para que só as energias de Cristo possam fluir até mim.
Não se poderá fazer outro uso deste canal que não seja o fluxo de energias de Cristo."

(Imagine uma rotação igual aos ponteiros do relógio de uma energia violeta ao redor de teu
corpo e de tudo ao teu redor imediato.
Esta energia rotatória continuará por toda uma hora e meia ou através da noite se estás fazendo este procedimento antes de dormir).

Agora apelo ao Arcanjo Miguel, da décima terceira Dimensão para que sele e proteja
completamente esta sagrada experiência.

Agora apelo ao Círculo de Segurança da décima terceira dimensão para que sele, proteja e
aumente completamente o escudo de Miguel, assim como para que remova qualquer coisa que
não seja de natureza de Cristo e que exista actualmente dentro deste campo.

Agora apelo aos Mestres Ascensionados e a nossos assistentes Crísticos, apoiando nas naves,
para que removam e dissolvam completamente, todos e cada um dos implantes e suas energias semeadas, parasitas, armas espirituais e dispositivos de limitação auto-impostos, tanto conhecidos como desconhecidos.

 Uma vez completado isso apelo pela completa restauração e reparação do campo de energia
original, infundido com a energia dourada de Cristo".

Repita todo o seguinte:


EU SOU livre! EU SOU livre! EU SOU livre!
EU SOU livre! EU SOU livre! EU SOU livre!
EU SOU livre! EU SOU livre! EU SOU livre!


(Para que esta cura seja permanente, devemos fechar as portas que a permitiram em primeiro lugar).

Repita o seguinte:

"Eu, O ser conhecido como (declare seu nome) nesta encarnação particular, por este meio revogo e renuncio a todos e cada um dos compromissos de fidelidade, votos, acordos e/ou contratos de associação que já não servem a meu bem mais elevado, nesta vida, vidas passadas, vidas
simultâneas, em todas as dimensões, períodos de tempo e localizações ou onde quer mais na
Mente de Deus.
Eu agora ordeno a todas as entidades (que estão ligadas com esses contratos, organizações e associações às que agora renuncio) que cessem e desistam e que abandonem meu campo de
energia agora e para sempre e em forma retroactiva, tomando seus artefactos, dispositivos e
energias semeadas com vocês.

 Para assegurar isto, Eu agora apelo ao Sagrado Espírito Santo para que seja testemunha da dissolução de todos os contratos, dispositivos e energias semeadas que não honram a Deus / Pai / Mãe.
Isto inclui todas as alianças e seres que não honram a Deus / Pai / Mãe como Supremo.
Ademais Eu peço que o Espírito Santo".
"Testemunhe" a libertação completa de todos os contratos, dispositivos e energias semeadas, tanto conhecidas como desconhecidas, que infringem a vontade de Deus / Pai / Mãe.
Eu declaro isto adiante e retroactivamente.
E assim seja.

 Eu agora volto a garantir minha aliança com Deus / Pai / Mãe através do domínio do Cristo e
a voltar a dedicar meu ser inteiro, meu ser físico, mental, emocional e espiritual à vibração de
Cristo, desde este momento em diante e em retroactivo.

 Mais ainda dedico minha vida, meu trabalho, tudo o que penso, digo e faço e todas as coisas
em meu ambiente que, todavia me servem, à vibração de Cristo também.
Ademais, dedico meu ser a minha própria mestria e ao caminho da ascensão, tanto do planeta
como o meu.
Havendo declarado tudo isto Eu agora autorizo ao Cristo e a meu próprio Ser Superior para que façam mudanças em minha vida para acomodar esta nova dedicação e Eu peço ao Espírito
Santo que testemunhe isto também.
Eu agora declaro isto às chamas masculina / feminina de Deus.
Que seja escrito no Livro da Vida. Que assim seja. Graças a Deus."

DECRETO PARA O PERDÃO

Agora, permita-se curar e perdoar colectivamente todos esses aspectos de ti que fizeram os
acordos e a todos os que participaram em tua limitação de qualquer forma.
Por favor, inclua nesta oração de perdão a quem quer que necessites perdoar conscientemente,
assim como aqueles desconhecidos para ti.

Repita o seguinte:

"Ao Universo e à Mente de Deus inteira e a cada ser nela, a todos os lugares aonde tenha estado, experiências nas que tenha participado e todos os seres que necessitam esta cura, já sejam
conhecidos ou desconhecidos para mim.
Qualquer coisa que se mantenha entre nós, Eu agora curo e perdoo.
Eu agora apelo ao Santo Espírito Shekinah, ao Senhor Metatron, ao Senhor Maitreya e a Saint Germain para que ajudem e testemunhem esta cura.
Queridos, Eu os perdoo, por tudo o que necessite ser perdoado entre vocês e eu.
Eu lhes peço que me perdoem, por tudo o que necessite ser perdoado entre vocês e eu.
O mais importante, Eu me perdoo a mim mesmo, por tudo o que necessite ser perdoado
entre minhas encarnações passadas e meu Ser Superior".
Estamos agora colectivamente curados e perdoados, curados e perdoados, curados e perdoados.
Todos estamos agora elevados a nossos seres Crísticos.
Nós estamos plenos e rodeados com o amor dourado de Cristo.
Nós estamos plenos e rodeados da dourada Luz de Cristo.
Nós somos livres de todas a vibrações de terceira e quarta dimensões de medo, dor e ira.
Todos os cordões e laços psíquicos unidos a essas entidades, dispositivos implantados,
contratos ou energias semeadas, estão agora libertados e curados.
Eu agora apelo a Saint Germain para que transmute e rectifique com a Chama Violeta todas
minhas energias que me foram tiradas e as regresse a mim agora em seu estado purificado.
Uma vez que estas energias regressaram a mim,
Eu peço que esses canais através dos quais se drenava minha energia sejam dissolvidos completamente.
Eu peço ao Senhor Metatron que nos liberte das cadeias da dualidade.
Eu peço que o selo do Domínio do Cristo seja colocado sobre mim.
Eu peço ao Espírito Santo que testemunhe que isto se cumpra.
E assim é.
Eu agora peço ao Cristo que esteja comigo e cure minhas feridas e cicatrizes.
Eu também peço ao Arcanjo Miguel que me marque com seu selo, que Eu seja protegido para
sempre das influências que me impedem fazer a vontade de nosso Criador.
E assim seja!
Eu dou graças a Deus, aos Mestres Ascensionados, ao Comando Ashtar, aos Anjos e Arcanjos e a todos os demais que tem participado nesta cura e elevação contínua de meu ser.

Selah. Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus do Universo!"

APOS O DECRETO

Não te movas por uma hora e meia.
Descansa nos braços do Radiante enquanto os Cirurgiões Etéreos do Comando Ashtar removem os implantes completamente.
Podes desejar dormir, descansando seguro de que estás no caminho da Ascensão e ninguém pode interferir com a obtenção da Mestria!

DEPOIS DA SESSÃO

Esta cura dispara um ciclo de limpeza de 21 dias que continuará abrindo tua vida em muitas formas. Na primeira ou segunda semana podes ter sonhos inusuais.
Este é um período de evacuação natural.
Ou podes não ter sonhos em absoluto, fazendo um trabalho de processamento muito profundo.
Em qualquer caso, não te preocupes, ambos são normais.
Coloque particular atenção na forma que tuas próprias percepções do mundo possam mudar.
Não te surpreendas se o mundo se vê muito mais brilhante e te sentes seguro nele.
As pessoas podem parecer mais amigáveis e ao caminhar por tua vida, áreas que tem estado
fechadas previamente para ti estarão agora abertas.
Tem que passar algum tempo, ao menos 30 dias, antes que possam compreender totalmente as diversas maneiras em que foi afectada tua vida e você mesmo.

CERTOS BENEFÍCIOS DESTE PROCESSO INCLUEM:

1) Sentimentos de calma interna e claridade;
2) A conversação mental interna está mais tranquila;
3) A tensão interna se foi;
4) Se ganha ou se melhora a habilidade de canalizar;
5) Um sentimento de um novo sentido de propósito e significado na  vida;
6) Sentimentos de amor, paz e júbilo;
7) A vida melhora em todas as áreas;
8) Sentido de Unidade, consciência espiritual elevada;
9) Dissolução de relações não produtivas.

Há proteção construída contra uma nova implantação, em parte porque uma vez que se faz a revogação de votos completamente, teu livre arbítrio e desejo de permanecer livre de implantes
e dispositivos de limitação espiritual te impedirão ser implantado novamente.

Também serás agregado à rede de protecção do Comando Ashtar.

Etereamente se verá como um cinturão dourado amplo que se move defensivamente ao redor
de teu campo de energia quando o necessites.
Todavia o livre arbítrio consciente e a resistência subconsciente podem anular a libertação de
todos os votos.

Assegure-se que tua intenção seja liberar TODOS os votos e acordos.
Se não estás seguro, repete a revogação de votos.
Se não te sentes absolutamente limpo e com tudo terminado depois, repete a sessão inteira.


Fonte:
htpp://na_mao_do_homem.weblog.com.pt     |

GRANDES MESTRES E REENCARNAÇÃO (SOM)




 GRANDES MESTRES E REENCARNAÇÃO (SOM)
grandes_nomes_e_a_reencarnacao1.pps 1621.5 kb

um acontecimento maravilhoso

   

É um acontecimento maravilhoso para o aluno que se encontra na caminhada, quando pela
primeira vez se sente inundado pela abundância da Luz Divina.

Mas trata-se, ao mesmo tempo, de uma grande responsabilidade, pois, com essa experiência,
seu caráter não se modifica de nenhuma maneira.

Ele terá que continuar o trabalho para melhorá-lo.

Todavia, a Luz que ele pode perceber, alargou seu reconhecimento, no sentido de que agora poderáconsiderar os acontecimentos da vida diária como ensinamentos, para, algum dia, viver totalmente dentro da Luz.

Em vosso mundo, tal vivência de iluminação pode ser apenas de caráter transitório.

Éimportante, não deixar desarvorar, mas, ao contrário, continuar atendendo suas obrigações diárias.
Se vosso pensar e sentir estiverem repletos de Paz e Amor, tereis criado melhores condições para vossa própria proteção, pois são altas vibrações que repelem toda baixeza.

Lembrai-vos sempre que émuito importante a qualidade das vibrações que vós produzis e enviais,
pois écorrespondente ao que recebeis de fora.


Clareza e veracidade formam um manto reluzente a vossa volta e têm efeito calmante e purificador sobre vossos semelhantes.

Cólera e rancor envenenam a atmosfera e despertam reações idênticas naqueles que vos
cercam.


Sois vós que determinais as vibrações a vossa volta - por isso, criai motivos para uma boa e harmoniosa atmosfera, capaz de favorecer a todos, que de vós se aproximam!

 


E-mail: coordenacaoponteluz@gmail.com
Caixa Postal:10.5212 - CEP 71.620-980 - Brasília/DF
Tel/Fax: 061-33645725

QUALIDADES DE LIDERANÇA







Um dirigente responsável - seja de uma empresa, de uma cidade ou de uma nação - em seu

caminho através das encarnações, alcança o estágio em que uma missão deste tipo lhe pode ser confiada.
Seu carma levou-o a esse ponto e agora ele tem que mostrar sua competência.

Dependendo da natureza de seu caráter, se ele age com responsabilidade ou usa sua posição, para conseguir vantagens materiais, ou mesmo, exercer o poder.
As pessoas, que o cercam, executam, nesse caso, um papel importante.

A vida política, nos tempos atuais, não permite a tal pessoa agir de maneira autorresponsável.
Muitas resistências terão que ser vencidas e procedimentos costumeiros ser respeitados,
de maneira que a melhor boa vontade se cansa, quando as ocorrências da função o desafiam.

Não é fácil tomar verdadeiras decisões, talvez, de momento, até impossível.
O sistema, que obriga a maioria dos governos a  considerar muitas opiniões está ultrapassado,
ainda que, de momento, não exista outro melhor para substituí-lo.

Em tempos vindouros, quando o alcance da visão humana tiver se modificado e a palavra "verdade" novamente tiver validade na convivência dos povos, existirão sábios altamente desenvolvidos
que estarão à frente dos governos, dirigindo-os conforme diretrizes divinas.

Então, sua palavra terá absoluta primazia, e todos a respeitarão, porque a visão destas pessoas é oniabrangente e está acima de qualquer dúvida.
Mas, tal estado ideal está ainda longe.


Até que isso aconteça, a atual forma de governo terá que dirigir os destinos dos povos.
Fraquezas e defeitos de caráter do cidadão comum, prolongam-se nos governos.
É importante introduzir certos sistemas de segurança, para que esses erros e defeitos não desencadeiem grandes catástrofes.

A qualidade de um governo depende muito da evolução dos cidadãos.
Vale também aqui, como nos grandes acontecimentos mundiais: cada um deve iniciar as mudanças em si mesmo, antes de poder esperar mudanças a nível de Governo.

Observai sob este ponto de vista vossos dirigentes políticos e não esperai deles aquilo que vós

ainda não conseguistes mudar em vós mesmos!

Mensagem passada por Senta Ramin;

E-mail: coordenacaoponteluz@gmail.com
Caixa Postal:10.5212 - CEP 71.620-980 - Brasília/DF

A maneira mais eficiente de mudar a sua realidade

Nesse vídeo eu falo sobre o caminho mais eficaz para uma mudança realmente duradoura da nossa realidade externa:
Link para o Artigo + Video


Abaixo do video tem um artigo com mais informações sobre o tema onde falo também sobre o grande equivoco que cometemos ao tentar transformar a realidade externa.
Acesse o video + artigo:
Link para o artigo + video



André Lima

PS: Uma grande mudança na consciência coletiva está ocorrendo, o que está levando a quebra de muitos paradgimas antigos.
O melhor é que essa mudança está fundamentada na ciência.

Um evento internacional, com a presença de vários cientistas do mundo inteiro em São Paulo.
Mais informações no artigo:
Link para o Artigo + Video


Andre Lima
52030-100
Recife
Brasil

EVARISTO - A VERDADE

 
Mensagem de Evaristo
Recebida por Ben Kalil
Em 13 de setembro de 2013

A verdade é a luz, é o ponto mais alto que vocês podem alcançar.
A verdade está acima de tudo e deve estar acima de qualquer coisa, pois a verdade é luz, a verdade é o que vocês chamam de Deus e Cristo conhece muito bem esta verdade.
A verdade é como um leque que se abre em vários caminhos e seja qual o caminho que vocês escolherem, a verdade deverá estar sempre em seus pensamentos.
 
A verdade é algo dos mais sagrados que possam existir, porque ela está nas palavras, digo mais uma vez, daquele que vocês chamam de Deus.
Vocês, meus queridos irmãos, minhas nobres irmãs, não devem falsear, não devem mentir.

Os mais atentos veem que sempre há duas opções a serem tomadas: conhecer o bem, conhecer o mal; conhecer a verdade, conhecer a mentira; conhecer o céu, conhecer o inferno.
Se vocês prestarem atenção, há sempre duas opções para se escolher.
E se vocês usarem a virtude que Deus deu para todos os Seus filhos, vocês constatarão que há uma facilidade enorme de vocês conhecerem qual ou pelo quê vocês devem optar.
 
Deus deu a todos vocês a lucidez para diferenciarem o que é bom e o que é ruim.
E o que é bom sempre é algo prazeroso de ser realizado: é algo que nos traz alegria e que mostra a nossa fé naquilo que é certo.
O errado, se vocês olharem bem, é sempre mais difícil, é sempre mais custoso.
Mas eu não sei por que os seres humanos, sagrados pela alma que Deus lhes deu, costumam achar mais prático usar o mal do que o bem.
 
Eu estou dizendo tudo isto não como um ponto de desagrado de vocês.
Eu estou falando como um alerta, como um aviso para que vocês fiquem do lado da verdade, do lado do amor e, sobretudo, do lado de Deus.
Que a paz e que a calma estejam com todos vocês.
Eu estou falando isso do fundo do meu coração, com um querer muito grande que vocês prosperem e que sejam felizes.
Obrigado por vocês existirem.
Obrigado por escutarem minhas palavras.
Era o que eu queria dizer.

- Quem és?
Eu tive alguns nomes durante o meu estágio, mas eu creio que o mais carinhoso, que o mais caridoso que por aqui passou, chama-se Evaristo.
- Por que sinto uma proximidade, um conhecimento, amor e gratidão a você?
No mundo em que todos nós vivemos às vezes damos voltas que não esperamos.
E é nessas voltas que às vezes dois espíritos que já se cruzaram em anos, séculos passados, podem sentir dentro de seu ser o conhecimento.
 
Isso é lógico e não deve amedrontar ninguém.
O mundo é um vai e vem.
Você vai e volta, você parte e retorna.
E não é algo difícil, inusitado o reencontro dessas almas.
Às vezes você vê alguém e tem certeza de que já se viram.
Não é incomum isso acontecer.
É o reencontro das almas que vagam no reino de Deus.
Eu vou revelar algo que eu não gostaria, mas talvez seja a causa que está provocando esse impacto em suas ações.
 
Pois eu estive aqui neste mundo de Deus várias vezes e em duas delas eu vim para dar a palavra de Deus.
 
Isso quer dizer: por duas vezes eu estive aqui nesta Terra como padre, um padre sem pretensão, com um senso muito grande de caridade e tinha muito amor em meu coração.

Agora, eu me retiro, desejando a você e a todos aqueles que convivem com você um tempo de muita felicidade e de muita fé.
 
Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre com vocês.

Nota: Em nossa reunião de ontem (13/9/13), assim que Ben começou a receber a mensagem, pareceu-me estar ouvindo alguém conhecido.
E a sensação foi aumentando e a emoção também conforme a certeza de que me sentia grata e amava muito o irmão que passava sua mensagem.
Foi a primeira mensagem que ele nos transmitiu.
E a chave para eu saber que realmente era quem eu considero meu mestre e orientador foi "volta" e "padre": meu professor de latim.
Foi uma bênção, uma confirmação e uma injeção de força e confiança. Grão 1
Idioma original: português do Brasil

Fibra demais faz mal, sabia?



A onda do momento é consumir fibras, afinal, todos querem ter o intestino funcionando igual “relógio”.
Mas como em toda regra alimentar, é preciso ter equilíbrio.
A ingestão excessiva causa prisão de ventre e impede a absorção de nutrientes importantes ao corpo

Granola com leite.
Arroz integral.
Laranja, maçã, manga, verdura, iogurte, barra de cereal, sorvete, chocolate, biscoito e margarina.
 
Sabendo escolher os alimentos certos, podemos enriquecer as nossas refeições com fibras até
mesmo na hora de saborear aquela deliciosa guloseima.
Definitivamente, elas estão na moda e viraram sinônimo de alimentação saudável.
No entanto, é preciso cautela na quantidade e forma de comer para o alimento milagroso não provocar efeito contrário.

As fibras estão no vocabulário feminino aliado ao horror da prisão de ventre, pois ajudam na formação do bolo fecal e consequente liberação de fezes pelo intestino.
Surgem como ingrediente milagroso para as dietas, porque ficam mais tempo no estômago e aumentam a sensação de saciedade com menos alimentos.
 
Elas ainda ajudam o organismo a absorver determinados nutrientes e a reduzir o nível de glicose e o mau colesterol do sangue, além de evitar mau hálito.
Pesquisas apontam ainda que o alimento está associado à prevenção do câncer colorretal (intestino grosso).

O consumo diário recomendado pela agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos (FDA - Food and Drug Administration) é de 30 g.
Do contrário, podem até provocar prisão de ventre e desidratação, além de dificultar a absorção de zinco, cálcio e de vitaminas A, D, E e K pelo organismo.

Segundo a nutricionista Ailla Alves, a dica para manter o equilíbrio com as fibras é aliar o consumo a muito líquido, impedindo o efeito de “entupimento” do intestino.
Elas são classificadas em insolúveis e solúveis.
 
As primeiras (cereais ou farelo, verduras, frutas com cascas e legumes), embora não sejam
absorvidas pelo organismo como nutriente, ajudam a formar o bolo fecal e a absorver água.
Já as solúveis (aveia, cevada, bagaço de frutas cítricas, maçã e goiaba) são importantes para o equilíbrio na absorção de nutrientes pelo organismo e ajudam a sensação de saciedade.

Outro alimento em excesso que não cai bem ao intestino é o carboidrato, que, em exagero, também provoca prisão de ventre.
Outra recomendação importante é fazer atividade física.
A movimentação do corpo fortalece os músculos e resulta em equilíbrio no funcionamento dos órgãos.

Em relação à fibra, é importante ingerir a quantidade certa para cada organismo, pois, independentemente da média diária recomendada, cada corpo reage de uma forma.
“A pessoa sente quando o consumo está ajudando.
Se em vez de bem-estar, há uma sensação de estufamento ou as fezes estão secas e duras,
é sinal que a pessoa precisa aumentar o consumo de líquido”.

Quando há prisão de vente, explica a profissional, significa que o organismo precisa de mais ou menos fibras e a quantidade certa será identificada pela própria pessoa.
Além dos alimentos naturais e industrializados, as fibras também podem ser encontradas em forma sintética.
 
Mas especialistas recomendam que a inclusão de fibras à dieta deve ser feita de forma gradual,
pois o excesso pode causar gases, cólicas e diarréias.
O exagero também provoca dilatação do estômago, que se adapta ao “efeito esponja” do alimento, aumentando a quantidade de alimento necessário para dar sensação de saciedade durante a refeição.

Em artigo intitulado “A importância das fibras para a alimentação”, a doutora Jocelem Mastrodi Salgado, professora titular de Nutrição da Universidade de São Paulo, explica que a quantidade
média pode ser obtida com cinco ou mais tipos de frutas e vegetais e seis tipos de grãos totais
(cereais e leguminosas).
 
“Deve ficar claro que não é possível obter quantidades adequadas e variadas de fibras apenas pela ingestão de grandes quantidades de frutas e vegetais, já que esses possuem menor quantidade de fibras quando comparados aos grãos integrais, devido ao seu alto teor de água”, comenta no artigo.

Dicas para aumentar o consumo de fibras na alimentação

Consuma várias porções de frutas ao dia, inclusive ingerindo a casca e o bagaço.
Dê preferência à fruta inteira em vez do suco.

Aumente o consumo de cereais e leguminosas.
Selecione cereais integrais ou produtos à base deles, em lugar de cereais refinados.
Adicione farelos de trigo, aveia e arroz no preparo de bolos, sopas e vitaminas.

Aumente o consumo de hortaliças e adicione farelo de talos e folhas no preparo de sopas,
refogados, bolinhos.

Substitua doces e frituras por frutas frescas na hora de fazer o lanche ou comer a sobremesa.

Alimentos ricos em fibras em ordem decrescente

Cereais processados à base de farelo (farelo de trigo, arroz, aveia, cevada)

Leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha)

Frutas (maçã, pêra, goiaba e pêssego com casca, frutas cítricas como laranja e mexerica,
incluindo o bagaço, uva-passa)

Hortaliças (batata com casca, brócolis, cenoura, couve, repolho).


http://www.revistaunicaonline.com.br

Lúpus: exército combatendo a si mesmo




Minha maior tristeza é não estar em condições de sair de casa, nem fazer a maioria dos afazeres domésticos” (Roseana Campos, 30 anos, a cada três meses vai ao ambulatório fazer o
 tratamento junto com o marido, Marcos Campos)
A doença é marcada por inflamações em órgãos, como pele, rins e articulações.
Mesmo sem cura, fique atento, é possível conviver com ela se houver diagnóstico precoce

Dentre as funções do exército a nobre defesa da pátria se destaca como essencial.

Comparando o organismo humano com a nação, a atuação de um grupo de células em ordem de batalha contra o próprio corpo é exercida por uma divisão de soldados chamados anticorpos.

Com a falta de ordens claras, a tropa fica desorientada e começa a promover ataques ao próprio organismo.
A autodefesa é estratégia irregular de preservar o país de si próprio, da mesma forma o corpo
humano pode sofrer esses combates, surgindo as doenças autoimunes.

A principal dessas patologias é o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), popularmente
conhecido como lúpus.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que no Brasil são aproximadamente
65 mil pessoas convivendo com o problema.
Uma em cada 1,7 mil mulheres é acometida pela doença.

Por ser patologia crônica como diabetes, hipertensão, alergias, o LES necessita de

acompanhamento médico ao longo da vida.
O tratamento à base de corticoides (cortisona), pode trazer efeitos colaterais indesejados como a púrpura e equimose, que são hemorragias em baixo da pele e deixam manchas avermelhadas.

A doença apresenta fases com maior ou menor quantidade de sintomas, portanto, algumas
medidas são essenciais para prevenção de seu agravamento, entre elas, repouso adequado, alimentação balanceada, evitar condições que provoquem estresse, exposição solar ou claridade excessiva (uso de sombrinhas, chapéus e protetores solares), rigorosa medida de higiene
para evitar infecções, alimentos gordurosos, álcool e tabagismo.




O médico reumatologista Luiz Sérgio Guedes Barbosa pontua que os sintomas geralmente estão associados ao cansaço, desânimo, à febre baixa, perda de apetite e manchas roxas na pele
 (similares a hematomas)

Catalogado pela primeira vez na literatura médica no século 15, quando descrições de inflamações com semelhança a mordida de lobos foram encontradas em pacientes na Europa, o lúpus (lobo em latim) só foi descrito como doença no começo do século 20 pelo cientista canadense William Osler.


De acordo com o médico reumatologista Luiz Sérgio Guedes Barbosa, o principal desafio da comunidade médica atualmente é fazer o diagnóstico precoce, já que a doença pode se apresentar
de diversas formas, das quais a principal é a constante inflamação.

Apenas o Fator ou Anticorpo Antinuclear (FAN) não faz o diagnóstico, é preciso estar associado a outros sintomas, como cansaço, desânimo, febre baixa, perda de apetite, manchas roxas na pele (similares a hematomas), inflamação nas membranas que recobrem o pulmão (pleura) e coração (pericárdio).

Outra característica da doença é a maior incidência em mulheres mais jovens, entre 20 e 45 anos.

A principal hipótese é a ação de hormônios femininos e a instabilidade no sistema imunológico associadas a fatores genéticos.

Foi o caso da ex-secretária doméstica Roseana Carlos de Castro Campos, 30 anos, que há quatro
anos convive com o LES.
Em outubro de 2009 o inchaço nas articulações da mão começou a preocupá-la.

As dores, acompanhadas pela constante queda de cabelo, foram suficientes para obter o
diagnóstico naquela época, no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM).

O desespero, associado à falta de informação, foi a primeira reação da paciente, que felizmente contou com o apoio do marido, Marcos Anunciação de Campos, 30 anos.

A cada três meses eles vão ao ambulatório do hospital para continuar o tratamento.
Em junho deste ano, ela precisou aumentar a frequência ao reumatologista pelo excesso de crises, manchas na pele começaram a surgir e cuidados dermatológicos foram necessários para tratar
lesões nos membros superiores.

O problema tem afetado sua aparência.
Ficar em casa, sem sair para se divertir, é a rotina da qual se lamenta.
Também, os afazeres domésticos estão limitados a lavar vasilhas quando não está em fases críticas.








Ajuda mútua

No HUJM existe a Associação dos Portadores de Doenças Reumáticas Autoimunes MT

 (Apdra-MT). A organização foi criada para oferecer informações aos pacientes de LES,
auxiliando principalmente com orientações fármacos, cadastro de pacientes em farmácias de
alto custo para recebimento de medicamentos gratuitamente, encaminhamento para a Defensoria Pública nos casos em que há necessidade, palestras e atendimento com diversos especialistas.

De acordo com a assistente social da instituição, Nair da Costa Barbosa, os 900 pacientes
cadastrados no Apdra são acompanhados por psicólogos, nutricionistas, dermatologistas e
demais especialistas solicitados quando necessário.

Pelo menos 400 pacientes participam com assiduidade dos eventos promovidos três vezes ao ano, grande parte deles vem do interior do Estado, de Rondônia e do Acre, permanecem em abrigos na capital ou em cidades que têm casas de acolhimento para pessoas em tratamento médico.

Escrito por Vinícius Bruno


http://www.revistaunicaonline.com.br 

A melhor coisa da vida: conquistar sonhos





Chega de chororô, levanta a cabeça, estufa o peito e vai à luta.

Como diz a sábia música de Geraldo Vandré, ‘vem, vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora e não espera acontecer’...

Na mitologia grega, Penélope esperou por 20 anos seu marido Ulisses voltar da Guerra de Troia.


A longa viagem de retorno de Ulisses é o tema da Odisseia, de Homero, um dos principais poemas
da Grécia Antiga.

Os anos passavam e não havia notícia de Ulisses, nem se estaria vivo ou morto.

Assim, o pai de Penélope sugeriu que sua filha se casasse novamente.

Diante da insistência dele, resolveu aceitar a corte dos pretendentes, estabelecendo a condição
de que o novo casamento somente aconteceria depois que terminasse de tecer um sudário
para Laerte, pai de Ulisses.

Mas durante o dia, aos olhos de todos, ela tecia, e à noite, secretamente, desmanchava todo o trabalho.

Você, como Penélope, faz o mesmo com os próprios sonhos?
 
Por que não consegue concretizá-los?

A filósofa, professora e palestrante Lúcia Helena Galvão, de 48 anos, explica que normalmente
não se pode realizar o que verdadeiramente não se tem.

“Sonho é aquilo que pretende ser trazido à vida em algum momento, ele trabalha com a
imaginação, mas gera realidade”.

“Não oriento a deixar de comprar e sim a ter prioridades.

A proposta não é fazer do planejamento orçamentário um meio de se torturar, e sim se entender,
ver onde é possível enxugar.

Porque onde há excessos, descontroles, há falta de respeito por si mesmo, carências, problemas emocionais” (Carlos Eduardo Prado Feuser, consultor em Gestão Empresarial da FGV e
especialista em Finanças)

Já a fantasia se realiza em si mesma.


Nesse caso, a pessoa usa a imaginação como forma de substituir a sua frustração de não poder,
não querer ou não ter disposição para realizar aquilo que se pretende.

Atualmente a sociedade pratica e induz a evasão coletiva para o terreno da fantasia, tendo em vista
o padrão de felicidade altamente consumista e superficial.

“E que destruiria o planeta em apenas uma década se os 7 bilhões de habitantes tivessem acesso a todo luxo de alguns e superficial”.

Lúcia acrescenta: “Há distinção entre sonhar e realizar projetos porque o sonho justifica toda uma existência e não parte dela.

Os projetos se referem ao ter, ao fazer, e sonhar estabelece a finalidade de vida de um ser humano,
de que maneira irá tolher algumas arestas para se tornar quem quer ser.

Se o meu projeto é viajar para a Europa ou comprar um carro ou uma casa, o que me motivará depois?

Os projetos podem ser bons ou maus, mas devem se enquadrar no sonho de vida”.

Mesmo para realizar projetos, a eficiência do indivíduo está inteiramente ligada aos seus sonhos, afinal, ao analisar o que mais afasta as pessoas das suas conquistas são fatores ligados a

quem ‘você quer ou deveria ser’, talvez, para conquistar uma promoção no emprego falte organização, boa convivência, ou para comprar um carro melhor, autocontrole para economizar recursos.

“Quando faltam sonhos falta o combustível principal para se alcançar os projetos.

Cabe a você se perguntar o que na sua vida cotidiana rouba suas oportunidades”.

Lúcia destaca as áreas principais que precisam ser trabalhadas para a conquista dos sonhos:
relação com tempo, espaço e convivência com o outro e consigo mesmo.

Mas o pré-requisito para trabalhar em todas elas é saber aonde se quer chegar, pois, como o
filósofo grego Epicteto dizia, ‘as sementes de um grande homem precisam de uma imagem
para germinar e florescer’, ou seja, é preciso ter uma imagem do que se quer ser e conquistá-la por etapas.

Também é essencial desenvolver organização em todas as áreas da vida (todas!).


“Ensinaram-nos a arrumar nossas gavetas, armários, mas não disseram que podemos fazer o
mesmo com nossas emoções e pensamentos, sem isso é impossível plasmar sonhos”.

É importante desenvolver dois elementos nesse trajeto: respeito e harmonia com as leis da natureza.

A filósofa afirma que quando se está ‘afinizado com o darma’ (lei da vida) uma força poderosa potencializa todas as conquistas.

“Para saber se são bons mesmo ou meramente egoístas, basta ampliá-los.

Se todos tivessem o mesmo sonho que você, o mundo seria um lugar melhor ou pior?”.



Para o consultor de Finanças e Organizacional Saulo Gouveia, a primeira regra para quem deseja realmente se organizar é desenvolver uma virtude que os pais deveriam ter incentivado desde pequeno: a capacidade de adiar a realização de um desejo, um prazer.

Se você conseguir se ater a este quesito, ficará mais fácil planejar e ter foco para conquistar o
que quiser

Você gosta de dinheiro?

Em geral 99% das pessoas respondem sim, porém raramente a conta bancária fecha o mês no ‘azul’. Isso tem a ver com as crenças.


O consultor de Finanças e Organizacional Saulo Gouveia explica que os brasileiros de um
modo geral não são educados para lidar com as finanças e que este problema tem raiz na formação católica, que tacha o dinheiro como algo que não presta.

Judeus e norte-americanos (em sua maioria evangélicos), por exemplo, têm outro entendimento
e se dão melhor nessa área.

“O dinheiro é neutro, pode financiar pesquisas médicas, vacinas, é aliado da humanidade, mas também pode ser fonte de destruição”.

No Brasil a cultura de que ‘quem é rico roubou’ ou praticou algo ilícito é tão forte que as grandes empresas, ao divulgarem seus balanços, costumam publicar junto as ações sociais para minimizar
o impacto do efeito do ‘lucro’ na mente dos leitores, por outro lado, sem lucro tais empresas fechariam suas portas.

Para obter organização financeira, que é uma área essencial da vida, além de observar as próprias crenças, é necessário planejar-se, o que exige uma dose extra de esforço no começo até virar um hábito.

Embora a tendência da maioria seja fazer de conta que não liga, alguns até alegam ‘desprendimento material’, o caminho do sucesso passa necessariamente por aqui.

Em alguns casos mais graves, Saulo coloca o cliente ‘na UTI’, trava todo consumo, faz controle diário das finanças e encaminha para um tratamento paralelo com um psicoterapeuta.

“Todo mês tenho pelo menos dez nessa situação, alguns permanecem anos assim até que o processo vire hábito.

Desses, em média oito conseguem sucesso, outros 20% acabam recaindo outras vezes, porque a mudança é de dentro para fora”.

Apesar de as mulheres serem tachadas normalmente como ‘consumistas’, homens e mulheres enfrentam os mesmos problemas.

Que tal anotar os três passos principais para mudar de vida (de quebrado para afortunado!):
1) Evitar cartão de crédito, pagar contas no débito;
2) Regra do 15/60: 15 minutos diários para lançar todos os créditos/débitos do dia, totalizando
60 na semana;
3) Árvore do dinheiro: Raiz (orçamento anual, incluindo 13º, férias), Caule (orçamento mensal,
ritmo diário), Galhos (são os gastos propriamente: automóvel, alimentação, pessoais, lazer,
estudos, etc.); Frutos (orçamento tem que ser maior que o consumo).
Saulo pontua que ao observar os gastos por áreas e definir metas anuais é possível verificar
quais galhos estão ‘verdes’ e devem permanecer; e aqueles que estão ‘raquíticos’ e devem ser arrancados.
“Nem sempre tirar o lazer ou cortar o salão de beleza para a mulher seja realmente uma opção inteligente, a família pode ser criativa e optar por serviços e produtos mais baratos.
Também temos que ter em mente que o que traz felicidade normalmente não custa dinheiro ou custa muito pouco”.



“Como temos uma tendência à lei do menor esforço, e a vida em uma sociedade consumista
em geral é muito frustrante, preferimos gravitar em torno das fantasias e viver o personagem da telenovela, do Big Brother, dos filmes, a lutar para concretizar os próprios sonhos e projetos”
(Lúcia Helena Galvão, filósofa acropolitana e palestrante nacional) Zerando as carências

“Uma andorinha sozinha não faz verão”.


Este ditado popular para a filósofa Lúcia Helena Galvão é totalmente furado e a história
está aí para mostrar que os grandes homens contrariaram a ‘grande massa’.

O caminho é justamente este para o consultor em Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em Finanças, Carlos Eduardo Prado Feuser, pois grande parte dos ‘excessos’ cometidos na área financeira é na ânsia de ‘se inserir socialmente’, demonstrar status e ser
alguém a partir do que se exibe publicamente, como celulares de última geração, roupas,
viagens, carros luxuosos.

“A insatisfação começa na infância, quando a criança quer coisas e os pais sempre dizem que
não têm dinheiro.
Quando essa pessoa ganha o primeiro salário está com uma carência enorme e gasta tudo com um tênis ou uma bolsa de marca sem ter consciência de que se contivesse a ânsia de comprar naquela hora poderia planejar a aquisição e investir o salário em curso que agregaria na carreira e até o projetasse na empresa”.

Para ele, a planilha de consumo não é assim tão necessária, porque, quando a pessoa está bem resolvida emocionalmente, tem boas crenças em relação ao dinheiro e possui metas/foco, não costuma gastar com besteiras.

“Dinheiro de flanelinha, esmola, chicletes e doces depois do almoço e abuso de fim de semana costumam consumir 10% do salário, atenção com eles!”.

Você e seu $

A força para colocar em prática mudanças nasce desse contanto com o ‘eu interior’ e a natureza,

está ligada à força pessoal. Recomendações de livros interessantes para reflexão:
 ‘O homem mais rico da Babilônia’;
‘Pai Rico Pai Pobre’ (também há na versão adolescente);
‘Quem mexeu no meu dinheiro’ (para os que têm dívidas);
‘Casais inteligentes enriquecem juntos’ e ‘O monge e o executivo’.

Planejamento de vida:

Consiste em fazer, de trás para frente, as definições de ‘quem sou?’, ‘onde estou?’ e ‘para onde vou?’.

Embora filosóficas, são questões muito práticas.
A partir da linha mestra, você trabalha os quatro setores da vida: espiritual/psicológico (valores e arestas); profissional/familiar (ampliar conceito para toda a humanidade); e intelectual (o que quer aprender para viver bem). A filósofa Lúcia Helena Galvão traz no vídeo ‘Planejamento de vida’
(http://www.youtube.com/watch?v=1RSEn1Bg8x8) um guia de como você mesmo
pode fazer a sua planilha, com exemplos práticos.
Também no Youtube há uma palestra completa sobre ‘Por que não realizamos nossos sonhos?’
 (http://www.youtube.com/watch?v=qPeLDb-GX90).




Antes eu era um amador

Faz dois anos que o médico Paulo Salustiano não abre mão da ajuda de uma consultoria
financeira, o que otimiza tempo, facilita a organização e o planejamento dos investimentos
e gastos.
Para quem anteriormente mal conseguia saber o que ‘entrava’ no caixa, o salto foi gigante.
Hoje ele faz planejamento anual e mensal para se manter com foco nas metas, realizar avaliações periódicas e tem controle de tudo.
“Prosperidade não é ter apenas dinheiro, é ter qualidade de vida, projeção social e equilíbrio”.
Paulo, como todo mortal, já teve problemas com cartão de crédito, juros sobre juros de financiamentos, mas eliminou um dos piores vícios: as compras a prazo.
“Se tenho dinheiro, compro, se não tenho, paciência.
Fico longe de promoções”.
Com mais tempo e clareza em relação a si mesmo e à empresa, tem conseguido desenvolver uma gestão eficiente e competente.
“O pior de tudo é achar que sabe e não se permitir mudar.
Estou adorando a nova fase da minha vida, o mais gratificante é saber que minha mudança está envolvendo todos que me cercam”.

Escrito por Rose Domingues
http://www.revistaunicaonline.com.br/
 

Mentes brilhantes, mentes treinadas






Na ânsia de sobrepor as máquinas, o homem se desumanizou, tornando-se um trator social.
Nada mais revolucionário que um novo código da inteligência para redefinir as regras do jogo

Em uma época caracterizada por medos, incertezas, pensamentos acelerados, angústias e

depressões, treinar a emoção é desenvolver as funções mais importantes da inteligência,
entre elas, gerenciar os pensamentos, proteger a emoção dos focos de tensão, pensar antes de agir, colocar-se no lugar dos outros, perseguir os sonhos e valorizar a vida.

Para o médico psiquiatra Augusto Jorge Cury, de 52 anos, o ser humano busca incessantemente conhecer o imenso espaço do universo que nunca pisará e o pequeno átomo que nunca verá,
mas não se interessa em saber sobre o seu planeta psíquico.
“Possuímos um ‘eu’?
Qual o papel dele: gestor ou expectador passivo?
De onde os pensamentos vêm e como administrá-los?”.

Desde os primeiros rabiscos sobre suas próprias angústias e dúvidas, no segundo ano da época da faculdade de Medicina, Cury já publicou 25 livros que venderam mais de 12 milhões de
exemplares só no Brasil e foram editados em 50 países.
Ele é considerado pelo jornal Folha de São Paulo o autor brasileiro mais lido da década.
Em entrevista à Única, ele expõe seu temor em relação ao adoecimento da humanidade. “Esperávamos ter a geração mais feliz de todos os tempos, pois o século 21 trouxe uma
indústria de lazer sofisticada, com TV, internet, esporte, música, mas aconteceu o contrário”.
Cury explica que falta às pessoas condições de desenvolver alguns códigos para libertar a imaginação, transformar perdas em ganhos e fracassos em oportunidades.
“Ninguém consegue ser um grande ser humano se não transformar suas lágrimas em sabedoria”.



Única – O que é o ‘código da inteligência’?

Cury – Na realidade, são oito os códigos da inteligência que se decifrados podem transformar
nossa vida: eu, como gestor do intelecto, autocrítica, resiliência, altruísmo, debate de ideias,
carisma; eu, como gestor das emoções e intuição criativa.
A partir deles, é possível obter saúde psíquica, relações saudáveis, criatividade, eficiência
profissional e prazer.
Infelizmente, escolas e universidades não levam seus alunos a entendê-los e aplicá-los.
Estão formando meros repetidores de informação e não pensadores.


Única – Como treinar o intelecto para decifrar esses códigos?

Cury – O primeiro passo é ter um caso de amor consigo mesmo.
Não desprezar sua origem, suas perdas, fracassos, até sua estupidez.
É nos momentos mais difíceis da vida que escrevemos os capítulos mais importantes da nossa história.
Não tenha medo de se conhecer e de cruzar o seu mundo com o dos outros.
Abrace mais, beije mais, não seja escravo dos seus problemas.
Alimente o anfiteatro dos pensamentos e o território da sua emoção com coragem e ousadia.
Não se conforme, nem seja tímido.
Você pode não ter dinheiro, mas se for rico em bom senso e otimismo terá uma vida fantástica!



Única – O senhor sempre repete em seus livros e palestras que o pessimismo é um câncer da alma, como enfrentá-lo diante de um cenário mundial aparentemente sombrio?

Cury – Pesquisas em universidades norte-americanas já demonstraram que pessoas otimistas têm 30% a menos de chances de ter doenças cardíacas, menos ainda de desencadear doenças
emocionais e psicossomáticas.
Então, vale a pena tentar desenvolver o verdadeiro otimismo, aquele construído pelo enfrentamento dos problemas e não pela sua negação.
Ao invés de temer a vida, fechando-se em um casulo, por que não caminhar por ela sempre de braços abertos para as oportunidades?
Liberte a criança feliz que está em você!

Única – Um dos pontos de destaque na humanização do ser humano é a empatia?


Cury – A capacidade de se colocar no lugar do outro é uma das funções mais importantes da inteligência.
Demonstra o grau de maturidade do ser humano, o quanto consegue enxergar palavras que nunca foram ditas, lágrimas jamais derramadas.
Apontar falhas, criticar, julgar e excluir sem entender o que está por detrás da cortina dos comportamentos é fácil, mas é muito triste.
Cerca de 900 mil pessoas tiram suas vidas por ano no mundo.
Se fôssemos treinados para ser altruístas e ouvir mais as dores dos outros, penetrar no
mundo dos que sofrem, certamente as estatísticas seriam bem diferentes.



Única – Como obter proteção emocional?

Cury – A partir de um código fundamental da inteligência: a resiliência, que é a capacidade de suportar contrariedades mantendo a integridade.
A palavra resiliente designa materiais flexíveis e resistentes diante de estímulos estressantes.
Nessa nova dinâmica, o ‘eu’ assume o lugar de autor da própria história ao gerenciar os próprios pensamentos e sentimentos.
A vida é uma grande peça teatral, em que drama e comédia, sorriso e lágrima, fazem parte.
Quem quer o brilho do sol tem que adquirir habilidade de superar as tempestades.
O problema é que estamos educando nossas crianças apenas para o sucesso e os aplausos.

Única – Mas a mente tem armadilhas que podem nos tirar a vitalidade e impedir a revisão dos paradigmas...


Cury – Conforme os meus estudos são quatro principais: conformismo, coitadismo, medo de reconhecer os erros e de correr riscos.
Conformar-se é amordaçar o ‘eu’, impedindo-o de lutar pelos seus ideais, de investir em seus projetos, de transformar a sua história.
Não assumir a responsabilidade como agente transformador do mundo, pelo menos do seu mundo. Não existe o acaso, o destino somos nós que fazemos.



Única – O senhor critica muito o sistema educacional e a maneira como as famílias vêm conduzindo a educação dos filhos. Como driblar isso?

Cury – É preciso incorporar os hábitos dos educadores brilhantes.
Coloque limites sem medo e diga ‘não’ quantas vezes for necessário.
Os resmungos, as birras e as crises deles serão construtivos.
Eu sei que os pais se sentem perdidos, porém é preciso tomar a rédea da situação.
Adote uma postura amorosa, criativa.
Ao invés de passar um sermão, surpreenda seu filho (ou aluno) fazendo-o refletir sobre os próprios erros.
Nunca se esqueça, os elogios devem sempre ser feitos em público, mas as censuras em particular.

Única – No seu livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes o senhor diz que ‘pensar é excelente, pensar muito é péssimo’, o que significa?

Cury – Quem pensa muito rouba energia do córtex cerebral e sente fadiga excessiva, mesmo
sem ter feito exercício físico.
A sensação de cansaço pode ser até 10 vezes maior que de um trabalhador braçal.
Este é um dos sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).
Os demais sintomas são sono insuficiente, irritabilidade, sofrimento por antecipação,
esquecimento, déficit de concentração, aversão à rotina e, às vezes, sintomas psicossomáticos,
como dor de cabeça, dores musculares, taquicardia e gastrite.



Única – O que é a SPA e como surgiu?

Cury – Ele é produzido pelo excesso de estímulos visual e sonoro (da TV, internet, jogos
eletrônicos e similares), o que defino como fast food emocional.
Note que não falei da qualidade do conteúdo, mas do excesso de informações.
Hoje, uma criança de sete anos tem mais informações que alguém de 70 anos no século passado.
Na atualidade, o maior vilão da qualidade de vida do ser humano é o excesso de pensamentos.
O consumismo e a paranoia da estética acentuam os problemas ao tornar as pessoas
emocionalmente superficiais e dependentes de grandes eventos para obter prazer quando pessoas profundas encontram prazer nas coisas ocultas.


Única – Como acontece o gerenciamento do pensamento?

Cury – Três grandes fenômenos regem a mente humana.
São eles a construção do pensamento, o ‘eu’ líder (que deveria gerenciar o processo),
a memória e a emoção e energia psíquica.
A elaboração do pensamento acontece a partir de um processo identificado como autofluxo que trabalha independentemente da vontade consciente.
Ele faz a leitura das informações e atua como diretor do script intelectual montando uma espécie
de filme para distrair o homo sapiens.
Todos os dias, nós arquivamos milhares de pensamentos e experiências.
Diferentemente dos computadores, esse registro é involuntário, produzido pelo fenômeno RAM (registro automático da memória) e não pode mais ser deletado, apenas reeditado.

Única – Dentro desse processo de construção e arquivamento das ideias e experiências, o que são janelas light e killer?

Cury – A emoção define a qualidade do registro da memória, portanto, todas as experiências
com alto volume emocional provocam um arquivamento privilegiado.
Uma experiência dolorosa, por exemplo, é registrada automaticamente no centro da memória.
A partir daí é lida continuamente, gerando milhares de outros pensamentos que formam zonas de conflito no inconsciente, que são as janelas killers.
Toda vez que você entra em uma área traumática, o volume de tensão é tão grande que bloqueia milhares de outras janelas fazendo seu ‘eu’ não encontrar informações para dar respostas inteligentes nas situações estressantes.
É por isso que nos primeiros 30 segundos, quando entramos em uma janela killer, costumamos cometer os maiores erros da nossa vida.
Somos sequestrados no único lugar em que deveríamos ser livres: dentro de nós mesmos.



Única - Há meios de se libertar de uma janela killer?

Cury – Sim, não tentando ser herói.
Faça silêncio em situações de tensão.
Não há gigante nessa área, mesmo Jesus, o grande mestre, quando inquirido sobre o apedrejamento de uma mulher não se submeteu à ditadura da resposta.
Interiorizou-se primeiro para só depois falar, pois o principal objetivo da vida dele era ser fiel a
sua consciência.
A partir do silêncio pró-ativo é possível questionar-se sobre as verdades interiores e abrir as
janelas lights da memória, aquelas que financiam a sabedoria, a maturidade, a reação serena, a capacidade de se colocar no lugar dos outros e de proteger a própria emoção.

Única – Mas, doutor, a sociedade entende que ‘quem leva desaforo para casa’ é alguém fraco e submisso.

Cury – Na realidade, quem precisa provar aos outros que é forte certamente é frágil onde mais deveria ser gigante, dentro de si mesmo.
Não reagir ao agressor é sinônimo de sabedoria e força interior.
Toda vez que alguém o agredir ou humilhar, dê um tapa com luva de pelica no coração dele.
E perdoe-o, para que não ocupe um lugar privilegiado na sua mente, nem na sua vida.
Atenção, quem fere é alguém ferido.
Pessoas felizes e saudáveis distribuem sorrisos e amor.
Quando aprender a interiorizar-se, estará protegendo sua emoção e desenvolvendo a arte da
tolerância e da flexibilidade.
Viver com o ser humano se torna mais gostoso porque você diminui sua expectativa de retorno, tampouco exige algo que o outro não pode oferecer.



Única – O senhor descreve esse fenômeno de seleção da memória, mas a mídia já o utiliza
com muita frequência, não parece ser algo novo.

Cury – E não é!
Mesmo sem ter conhecimento científico, jornais e TVs do mundo todo anunciam as misérias humanas – mortes, acidentes, sequestros, doenças – para fisgar a emoção e gerar concentração.
Percebeu-se intuitivamente que os conteúdos com alto teor de tensão prendiam a atenção do leitor
ou do telespectador.
Em contrapartida, nossa memória tornou-se uma lata de lixo, não é à toa que o homem moderno é intranquilo e sofre por antecipação.

Única – É possível reverter essa sensação de medo alimentada pela mídia sensacionalista?

Hoje, até as crianças estão ansiosas, estressadas e deprimidas.

Cury – Use sua capacidade crítica para filtrar os estímulos estressantes e prepare seus filhos para terem também, pois apenas assim serão livres para escolher e decidir.
Não se engane, para o sistema em que vivemos, por mais ético que você pretenda ser, você e sua família são consumidores em potencial e não seres humanos.
Mais que ensinar as crianças a escovarem os dentes, mostre-lhes como fazer higiene psíquica. Imponha horários para televisão, videogame e internet.
Se possível, desligue de vez a TV por algumas horas, dias ou semanas da vida de vocês.
Dê mais importância ao convívio, brinquem juntos, passeiem, contem histórias, contemplem o espetáculo que é viver.


http://www.revistaunicaonline.com.br/