terça-feira, 26 de outubro de 2021

Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças




Medalha Nossa Senhora das Graças

O dia de Nossa Senhora das Graças é comemorado em 27 de Novembro
O significado de uma de suas histórias mais populares: a medalha milagrosa.


Medalha Milagrosa

Um dos principais significados em carregar a medalha de Nossa Senhora Das Graças é que através dela, conseguimos manter vivo o amor dEla dentro de nós. 
É uma maneira de conservá-lo e mantê-lo sempre perto de nós.

História

Santa Catarina Labouré, o verdadeiro nome de Nossa Senhora das Graças, já havia sido agraciada com uma aparição da Santíssima Virgem. 
E desde então, passou a alimentar o desejo de se reencontrar com Ela. 
E assim aconteceu.

Na noite de 27 de novembro de 1830, as noviças e Catarina estavam na capela fazendo a sua tradicional meditação quando um barulho de vestido de seda ao vento cortou o silêncio. 
E lá estava ela novamente, Nossa Senhora, elevada à altura, portando em uma das mãos uma esfera dourada que representada o mundo.

Seus dedos estavam tomados de anéis de diferentes tamanhos e cheios de pedras preciosas. 
Deles, saiam raios que enchiam toda a capela de luz. 
Foi então que Ela dirigiu a palavra a Catarina:
- A esfera que vês representa o mundo inteiro, especialmente a França... e cada pessoa em particular…

- Estes (raios) são o símbolo das graças que Eu derramo sobre as pessoas que mas pedem - acrescentou Nossa Senhora, fazendo-me compreender quão agradável é rezar a Ela, quanto Ela é generosa para com seus devotos, quantas graças concede às pessoas que lhas rogam, e que alegria Ela sente ao concedê-las.

- Os anéis dos quais não partem raios (dirá depois a Santíssima Virgem), simbolizam as graças que se esquecem de me pedir.

E depois do discurso, formou-se um lindo quadro oval em volta de Nossa Senhora e no alto era possível ver a seguinte frase escrita em ouro: 
“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós"

Ali formava-se a medalha milagrosa de Nossa Senhora.

E junto das palavras ditas por ela: “...Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças. 
Estas serão abundantes para aqueles que a usarem com confiança…”

E antes dela ir, a medalha girou e foi possível ver o seu verso: no centro, o monograma da Santíssima Virgem, composto pela letra "M" encimada por uma cruz, a qual tinha uma barra em sua base.

Embaixo figuravam os Corações de Jesus e de Maria, o primeiro coroado de espinhos, e o outro, transpassado por um gládio.

Oração à Nossa Senhora das Graças

Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo- nos de vossos pés para vos expôr, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. 
E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos.

Nenhum comentário :