terça-feira, 26 de outubro de 2021

Anjo Serafim



No Brasil, com a grande pluralidade de crenças e culturas, é grande o número de pessoas que acreditam em Anjos , entretanto, a maioria não sabe que são várias as espécies desses seres espirituais, sua história e quais as pessoas que eles regem. 
Assim, vale conhecer um pouco mais sobre o Anjo Serafim, ser importante para o mundo celestial e que ocupa posição de destaque em relação a Deus.

A posição hierárquica do Anjo Serafim

Os Anjos são tidos segundo a Biblia como mensageiros de Deus, e o Anjo Serafim possui destaque na hierarquia angelical, pois está bem próximo de Deus lhe adorando e respeitando.

Dentre as três grandes categorias ou hierarquias que foram estabelecidas para os Anjos, os Serafins ocupam a primeira, que se refere aos Anjos diretamente ligados aos assuntos divinos , estando disponíveis para glorificar e obedecer a Deus.

Assim, o Anjo Serafim possui posição de destaque no reino celestial e é tido com um dos Anjos mais antigos. 
Ele é dotado de extrema sabedoria e discernimento.

Origem do Anjo Serafim

Os serafins são considerados como “seres ardentes” ou ainda como “serpentes ardentes e voadoras” e seu nome remete a palavra hebraica Seraf, que é traduzida com diferentes significados. 

Entre eles pode-se citar queimar, incendiar, arder e fogo, deixando clara a ligação do seu nome com o poder que possui este Anjo.

Alguns autores relatavam que o Anjo Serafim não seria na realidade um Anjo. 

Isso porque seu nome não se relaciona com as palavras “Malak” e “Angelus”, que significam mensageiro e são advindas do hebraico e do grego, respectivamente.

Significado do Anjo Serafim

Entretanto, o seguinte trecho extraído de Isaías 6, 4-7 derruba esta hipótese, pois deixa claro que o Serafim é um Anjo, uma vez que este foi capaz de comunicar-se com o profeta.

“Então disse eu: 
Ai de mim! 
Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.
Porém, um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 
E com a brasa tocou a minha boca, e disse:
Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado…”

Apesar da passagem bíblica, ainda existe dúvida sobre a verdadeira essência dos Serafins. 
São vários aqueles que defendem que os serafins não podem ser considerados Anjos. 


Representação e citações bíblicas dos Anjo Serafim

Na maioria dos relatos o Anjo Serafim é descrito como um ser alado e sua imagem mais comum é associada a um Anjo com seis asas cercado por fogo. 
O fogo como vimos faz referência à origem hebraica de seu nome, já as seis asas vêm de uma passagem do texto sagrado, Isaías 6, 2-4.

Na passagem, é relatado que os serafins utilizam um par de asas para cobrir o rosto, um para cobrir os pés e um para voar. 

Através dessa citação bíblica fica nítida a presença dos três pares de asas e a função de cada um deles. 
Assim, como em toda a bíblia apenas Isaías cita a presença do Anjo Serafim sua forma ficou conhecida com base na descrição desta passagem.

Poderes do Anjo serafim

Dentre os vários e nobres poderes que o Anjo Serafim possuí está o de iluminar a humanidade, fornecendo através de sua enorme bondade e sabedoria, paz a todos os seres, fazendo com que seja considerado o Anjo do amor e da luz.

Atualmente são descritos oito Anjos serafins, além do Anjo Metatron que segundo estudos é o príncipe dos Serafins. 
Este que é tido como o Anjo supremo, atua como um porta voz de Deus agindo em benefício de todos os seres presentes na terra.

Os demais Anjos Serafins são conhecidos como: Achaiah, Cahethel, Elemiah, Jeliel, Lelahel, Mahasiah, Sitael e Vehulah e estes regem as pessoas segundo sua data de nascimento. 
Mas em geral, as pessoas que possuem esses Anjos como guias são fortes, bondosas, sábias, nobres e possuem direta relação com Deus.

Nenhum comentário :