terça-feira, 26 de outubro de 2021

Imagem de Nossa Senhora das Graças - Significado e Simbolos



Os significados e símbolos (iconografia) da imagem de Nossa Senhora das Graças.

A aparição

A primeira aparição da imagem de Nossa Senhora das Graças ocorreu em 1830 para Santa Catarina Labouré, em Paris, França.
Deixando uma mensagem importante, a de que existiam muitas graças à serem dadas para a humanidade, porém as pessoas não estavam pedindo-as, sendo assim, Santa Catarina se colocou a espalhar as boas novas trazidas pela Virgem Santíssima.

O manto

O Manto azul da imagem de Nossa Senhora das Graças representa o fato da Virgem Maria, que é um ser humano estar no céu, vivendo com a irrestrita presença de Deus, além de toda a glória celestial, juntamente de seu filho Jesus Cristo, podendo interceder por todos nós que somos seus “filhos adotivos”.

As 12 estrelas na cabeça de Maria

Na imagem de Nossa Senhora das Graças, há doze estrelas em sua cabeça, estas representam os 12 apóstolos da visão de João em apocalipse, estes que também são os pilares da igreja, e seu formato de coroa nos lembra que Maria é a Rainha da Santa Igreja.

A serpente sob os pés

É possível ver abaixo dos pés da imagem de Nossa Senhora das Graças uma serpente sob seus pés, que representa o demônio vencido pela “Nova Eva”, mantendo sua obediência e se mantendo pura, por dizer sim às vontades de Deus e se manter pura gerando Jesus Cristo, com este ato “esmagando a cabeça da serpente”, como nos foi prometido por Deus em Genesis 3, 15. 
Sendo assim, quem se devota à maria com coração limpo e sincero, vence as tentações e se torna mais próximo de Deus.

O globo

O globo da imagem de Nossa Senhora das Graças é uma demonstração que pode interceder por todos na terra, porém desde que os cristãos peçam incessantemente do fundo de seus corações, nossa mãe Maria pode intervir por todos nós.

O raio que saem das mãos

É possível ver sair das mãos de Maria raios de luz de suas mãos que irradiam para todos os lados. 
Os raios retratados nessa representação da Virgem Santíssima representam todas as bênçãos e graças das quais ela derrama sobre todos nós diariamente, cabendo a nós exercitando nossa fé, e nos desafiando diariamente em oração alcançarmos estas bençãos que recaem sobre nós.

Ou seja a Imagem de Nossa Senhora das Graças no lembra que se orarmos com fé e convicção muitas bençãos de Deus cairão sob nossas vidas pela intercessão da virgem santíssima.

Nenhum comentário :