Escrito por Eu Sem Fronteiras
A flor de lótus, originalmente intitulada como Nelumbo Nucifera, é uma planta aquática nativa da Ásia, que habita em lagoas de água doce ou em cursos lentos de água.
Além de ser uma planta deslumbrante, a flor de lótus também pode ser usada na culinária.
Mas, muito mais do que beleza ou sabor, a flor de lótus tem um grande significado e um importante simbolismo dentro da espiritualidade.
Significado da flor de lótus
A flor de lótus é sagrada e é um dos símbolos mais profundos e antigos para diversos povos do planeta.
Simbolicamente, a flor de lótus é ligada aos ensinamentos e à figura de Buda, e por este fato, esta planta é sagrada para todos os povos do oriente.
Já nas crenças asiáticas, grande parte de todas as divindades aparece sentada sobre uma grande flor de lótus no decorrer dos atos de meditação (inclusive, na Yoga, a postura mais comum para meditar é a posição de Lótus, na qual o indivíduo senta com as pernas entrelaçadas e repousa as mãos nos joelhos).
Antigamente, a flor de lótus era associada ao deus do Sol Rá, pelo fato dela se “esconder” ao anoitecer e florescer ao amanhecer com o nascer do sol.
De forma geral, o que torna esta flor tão especial é principalmente a sua capacidade de enfrentar as impurezas e a escuridão desde a sua raiz, e ainda assim, florescer limpa e deslumbrante.
Obs.: para a ciência, a flor de lótus é um grande mistério.
Significados das cores da flor de lótus
Lótus Branca: a flor na cor branca está associada à perfeição do coração, da mente e do espírito.
Lótus Rosa: mesmo em tons mais suaves, a lótus rosa é considerada a mais importante de todas as outras, pois é associada a grandes personagens divinos, como o Buda, por exemplo.
Lótus Azul: a planta na cor azul está ligada ao triunfo espiritual relacionado aos sentidos.
Lótus Vermelha: associada à honra e à natureza pura do coração. Esta flor de lótus representa a compaixão, o amor e a paixão, como também as qualidades de um coração.
Quando a flor de lótus não se abre, ela é considerada um símbolo das inúmeras possibilidades do homem.
Nenhum comentário :
Postar um comentário