Escrito por Eu Sem Fronteiras
O alecrim é um tempero comum nas mesas dos brasileiros e ao redor do mundo, mas também é uma planta com muitas propriedades e benefícios para a saúde.
Por ser uma boa fonte de ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina B6, o alecrim tem inúmeros benefícios, além de poder ser utilizado de diversas formas, a prevenção da intoxicação de gastrointestinal é um dos principais usos, além de possuir características antioxidantes e ajudar a fortalecer vasos capilares quando aplicado na pele e, por isso, é um ingrediente essencial para o tratamento da caspa e queda de cabelo.
Popularmente, o alecrim pode ser usado como uma técnica de gargarejo que ajuda a limpar a garganta e úlceras bucais.
Além destas propriedades, o alecrim tem uma grande função no tratamento da artrite, por possuir características anti-inflamatórias a partir dos componentes earnosol, ácido oleanólico, ácido rosmarínico e ácido ursólico.
Estudos já comprovaram que o extrato de alecrim não só ajudou na redução da dor em pacientes de artrite reumatoide, como também diminuiu a inflamação presente nas articulações.
No entanto, altas doses do alecrim devem ser evitadas, já que podem causar dores de cabeça e convulsões, principalmente quando ingerido sob a forma de chá.
Já as mulheres grávidas e em período de amamentação devem ter um cuidado extra, pois o alecrim estimula a menstruação e o aborto espontâneo.
O alecrim também pode ser plantado e cultivado na sua própria casa. O cultivo é simples: a planta deve ser plantada em vasos pequenos e mantida fora ou dentro da casa, mas precisa ficar em um ambiente pouco iluminado e com pouco vento, além de ser regada algumas vezes durante a semana.
Depois de colhido e estando fresco pode ser guardado em um pote ou saco por várias semanas.
Como utilizar?
Chá para problemas digestivos e inflamação na garganta:
Coloque 4 gramas de folhas de alecrim em uma xícara fervente e deixe por cerca de 10 minutos.
Banho para reumatismo e artrite:
Coloque 50 gramas de folhas para cada 1 litro de água fervente. Deixe agir por cerca de 30 minutos.
Óleo de alecrim:
Lave bem o alecrim e deixe secar completamente, coloque 250 ml de azeite de oliva em uma panela e leve ao fogo por cerca de 3 minutos. Logo em seguida, acrescente os ramos de alecrim e aguarde até que comecem a murchar, após, deixe por mais um minuto e desligue o fogo, retire os ramos e coloque em um recipiente de vidro, depois jogue o óleo por cima, tampe o recipiente e reserve por uma semana em um lugar arejado.
Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.
Nenhum comentário :
Postar um comentário