segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Por que acender vela virtual? Entenda o significado desse gesto!





Em várias religiões, as velas têm um papel importante: tanto ajudando a alcançar graças, como iluminando a alma daqueles que já partiram. 
Mas, com o dia a dia corrido, nem sempre temos tempo de nos locomover até uma igreja para fazer nossas orações e é nesse momento que surge a possibilidade de acender vela virtual.

Mas, você sabe exatamente como as velas virtuais funcionam, para que elas são usadas e quais os motivos que levam os fiéis a optarem por essa tecnologia? 

O que são as velas virtuais?

A vela virtual é uma possibilidade oferecida em vários sites, como no Santuário de Nossa Senhora Aparecida e também no site da Sagrada Família. 
A ideia é que os fiéis que desejarem façam um pequeno cadastro e acendam uma vela virtual que represente a sua intenção ou potencialize a sua oração.

Assim, quem não tem a oportunidade de se dirigir até o Santuário de Aparecida, por exemplo, pode, mesmo à distância, contar com a sua fé e a benção de Nossa Senhora para conseguir atingir as graças desejadas.

Outra possibilidade oferecida por alguns sites é o de acender uma vela em memória a alguém que já faleceu, algo que é bastante comum em várias religiões, como o catolicismo e o judaísmo. 
Essa é uma maneira de usar a tecnologia para homenagear alguém que foi especial na sua vida e também orar pela iluminação da alma dessa pessoa.
Como elas funcionam?

O funcionamento das velas virtuais dependerá muito do site que você usará e também das suas intenções. 

No Portal Pai Eterno, do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás, as velas virtuais ficam acessas por nove dias, permitindo aos fiéis de todas as partes do mundo levarem a sua intenção até o Divino Pai Eterno. 
Após esse prazo, a vela é apagada automaticamente e quem desejar poderá fazer novas intenções.

Outra possibilidade é acender vela virtual no Sagrado Coração de Jesus. 
Nesse portal, as velas ficam acessas por 7 dias e todos os pedidos são inscritos no Livro de Orações da Associação Apostolado Sagrado Coração de Jesus, com as intenções sendo lembradas nas Missas, nos Conventos e Casas Religiosas e nos Grupos de Orações que participam do apostolado.

Quem desejar acender uma vela virtual em homenagem a alguém que faleceu, pode fazê-lo pelo site O Memorial. 
Além das velas, ainda é possível prestar vários tipos de homenagens, com histórias, fotografias e outros itens e depois compartilhá-las com seus amigos.
Bênçãos

Embora algumas pessoas não acreditem no uso da tecnologia para “potencializar” as orações, existem muitos testemunhos de fé de várias bênçãos alcançadas, principalmente ligadas à recuperação de doenças, mas também em outros pontos, como reconciliação amorosa, emprego, cursos e muito mais.
Acender vela virtual: qual o significado desse ato?

Como dissemos, o ato de acender velas está presente em muitas religiões e cada uma possui explicações diferentes para o gesto. 
No início, a vela era utilizada apenas como iluminação, porque não existia energia elétrica. 
Mas, com o passar dos tempos, ela foi ganhando cada vez mais adeptos.

Igreja Católica

Na Bíblia, não existe nada que afirme o “poder” das velas. Para a Igreja Católica, ela está ligada à Luz do Divino ou a Luz de Deus, algo corroborado por algumas passagens, como quando Jesus disse que somos a luz do mundo (Mt 5,14).

Assim, muitos fiéis usam as velas como uma maneira de iluminar seus pensamentos e clarear suas ideias, ajudando a atravessar dificuldades e a vencer momentos difíceis. A luz da chama passa a quem ora conforto e segurança de que, de alguma maneira, as suas preces serão atendidas.

Na Igreja Católica, as velas estão presentes em muitos ritos importantes, como:
batismo: é uma maneira de mostrar que, naquele momento, os batizados e os demais presentes estão sendo iluminados pela luz divina;
exposição ao Santíssimo: as velas são formas de demonstrar a adoração que temos por Deus;
missas: as velas acesas ajudam a recordar os fiéis sobre a nossa missão de iluminar e de se deixar “consumir”, disseminando o amor e a palavra de Cristo. 
Durante as missas, as velas também representam o sacrifício de Jesus para a humanidade;
devoção: quando realizamos uma oração privada, agradecemos as bênçãos, pedimos graças, fazemos uma promessa ou rezamos por alguém querido podemos acender velas, buscando a iluminação Divina para atingir o desejado.

Em relação aos falecidos, a Igreja Católica orienta que os fiéis orem por essas pessoas, rogando para que Deus ilumine as suas almas. 
Por isso, muitos devotos têm o hábito de acender velas, ajudando nessa iluminação.

Muitos devotos creem que, o ato de acender uma vela ajudará a iluminar o caminho do falecido, auxiliando a alma a deixar o purgatório e encontrar a Salvação – é por isso também que rezamos as missas em homenagem aos que partiram.
Judaísmo

No Judaísmo, o costume mais comum é acender uma vela por alguém que faleceu.
 Assim, além dos sete dias de Shivá, é tradição manter uma vela acesa na sinagoga ou na casa de quem faleceu durante os 11 meses de recitação do Kadish ou até o primeiro Yahrzeit.

A explicação está presente em vários pontos da Torá, que indicam a necessidade de acender uma vela desde que uma pessoa entra em estado terminal para que a luz da chama acompanhe a saída da alma. No período de luto, a luz da vela ajuda na ascensão espiritual e no dia do Yahrzeit (data do falecimento), a luz da chama causa enorme satisfação a alma de quem partiu.

Outro momento em que os judeus costumam acender velas é na véspera de Yom Kipur pelo falecido, funcionando como uma maneira de ajudar no julgamento da alma, que costuma acontecer nesse dia sagrado.

Nas visitas ao cemitério, os judeus também acedem velas e a explicação para isso é para que a luz auxilie as almas a retornarem aos seus túmulos e também para que elas saibam que serão sempre lembradas pelos seus entes queridos.

Independentemente da sua crença, acender vela virtual é capaz de ajudar a potencializar as suas orações e de demonstrar a sua crença. 
Por isso mesmo que essas alternativas fazem tanto sucesso e se multiplicam na rede.


Nenhum comentário :