segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Os benefícios da Sálvia



De origem mediterrânea, a salvia é conhecida como a erva da longevidade.

Seu nome deriva do latim salvere cujo significado é boa saúde. Os romanos a consideravam uma erva sagrada, e para colhê-la, faziam muito rituais. Muito utilizada na culinária, dá sabor e variedade aos pratos, porém não se deve misturar a ela outros temperos, pois pode haver alteração de sabores.

Na medicina popular, seu chá auxilia na digestão e tem poder tonificante para o fígado, podendo aliviar também os sintomas da menopausa. Não deve ser usado em períodos longos. Como cosmético, pode ser um ótimo adstringente para a pele oleosa.


A sálvia é antiinflamatória, adstringente, antiespasmódica, tônica e estimulante da digestão. É indicada nos casos de inapetência, edema, afecções da boca, afta, tosse e bronquite.

Suco da Luz do Sol : benefícios e forma de preparo



Muito se fala sobre os benefícios do Suco de Luz do Sol.... na verdade, o mesmo recebe esse nome pois todos os seus ingredientes são repletos de energia (prana), e ao tomá-lo, de preferência diariamente, é como se carregássemos nosso corpo de energia vital, de prana, de luz de sol...

Os benefícios são imensos, pois seus ingredientes possuem um alto valor nutritivo, desintoxicante e antioxidante... Nosso sangue fica mais limpo, nosso corpo mais saudável. Além de eliminar todas as toxinas do organismo, este suco é capaz de se transformar em hemoglobina poucos minutos após ter sido ingerido, por isso o SUCO DE LUZ DO SOL, além de desintoxicante, antioxidante é um importante tônico bioenergético para nosso organismo.


Não existe uma regra de receita para o preparo. O importante é que você utilize : folhas, grãos germinados (para saber como germinar um grão clique aqui e leia o post onde explico o processo), frutas, legumes e raízes.




A receita que reproduzo abaixo é apenas uma forma de orientação, mas você pode fazer variações, como por exemplo, incluir o sumo de 1 limão ( fonte de vitamina C e repleto de prana/energia).

Forma de preparo:

1. Coloque 2 maçãs picadas sem sementes no liquidificador. Bata com a ajuda de um pepino como socador para auxiliar a extrair o líquido que mora dentro dos vegetais.

2.Acrescente um punhado de grãos germinados, folhas verdes comestíveis: couve, chicórea, hortelâ, o legume e a raiz escolhida na proporção indicada, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica.

3. Coe num coador de pano e beba logo em seguida. E se delicie com a força da energia vital!



Receitas de Sucos Desintoxicantes



Estas são sugestões para praticar em época de festas, ou fins de semana, quando orgias alimentares levam a problemas digestivos, principalmente estomacais, hepáticos e intestinais.

Trata-se de receitas da Alimentação Desintoxicante, cuja principal ação é “aliviar” e acordar de forma intensa, todos os 5 sistemas excretores: intestinos, fígado, pulmões, rins e pele.

Estes sucos apresentam elevado poder desintoxicante e devem ser tomados frescos (recém preparados) em jejum, logo ao despertar. Depois é preciso aguardar um mínimo de 30 minutos até a refeição matinal. O propósito é que a “ação faxina” a que eles se propõem seja realizada com o organismo vazio (em jejum) e sem interferências digestivas, motivo pelo qual estão na forma líquida.

E, para uma ação mais intensa, tipo tratamento intensivo, o ideal é tomar 3 sucos/dia, sendo o primeiro em jejum e os 2 demais:

- Para emagrecer (*): 1 copo de suco desintoxicante 30 minutos antes das refeições principais.

- Para fortalecer o sistema imunológico e a vitalidade: 1 copo de suco desintoxicante no meio da manhã e outro copo no meio da tarde.

Desta forma serão tomados 3 sucos/dia, ou seja, um pontapé para a conquista de mais saúde e um organismo mais feliz.

Bem, para que estes sucos sejam poderosamente desintoxicantes e terapêuticos é fundamental não colocar açúcar, não diluir muito e não coar, pois são coquetéis concentrados do poder de "deixar sair" venenos e toxinas. Mas, quando a pessoa está por demais debilitada ou muito doente, o ideal é coar, ou prepará-los na centrífuga, pois neste caso os resultados terapêuticos serão mais instantâneos. Entretanto, assim que retomar sua vitalidade, voltar aos sucos sem coar, pois as fibras fazem parte de uma nutrição saudável.

Suco de Maçã com Hortelã
Ingredientes: 2 maçãs com casca (sem sementes) picada + 1 colher (sopa) de linhaça deixada de molho à noite em ½ copo de água filtrada + 1 xícara (chá) de chá digestivo + suco de 1 limão + 1 xícara (chá) de folhas e talos de hortelã fresco.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco de Caju com Manjericão
Ingredientes: 2 cajus bem maduros picados + 1 xícara (chá) de água de coco + 1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco + 1 colher (sopa) de linhaça deixada de molho à noite em ½ copo de água filtrada.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco Bem Feliz
Ingredientes: 1 xícara (chá) de manga em cubos + 2 folhas de couve + 1 xícara de hortelã (talo e folhas) + 1 colher (sobremesa) de uva passa + suco de 2 laranjas + suco de 1 limão.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco Bem Laxante
Ingredientes: 1 xícara (chá) de mamão-formosa picado + 1 inhame médio picado + 2 ameixas-secas sem caroço + suco de 1 limão + 1 colher (chá) de semente de erva-doce + 1/2 xícara de água de coco (ou água filtrada).

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco Bem Néctar de Uva
Ingredientes: 1 xícara (chá) de uvas + suco de 1 limão + 1/2 xícara (chá) de água de coco + 1 colher (sopa) de linhaça deixada de molho à noite em ½ copo de água filtrada + 1 talo inteiro de funcho (erva-doce).

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco Bem Refrescante e Energético
Ingredientes: 1 xícara (chá) de melancia em cubos (com sementes) + 1 xícara de folhas e talos de hortelã fresco + suco de 1 limão.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco Bem Molotov
Ingredientes: 1 colher (sopa) de linhaça + 2 ameixas-secas sem caroço + 1 copo de água filtrada (ou de coco) + 1 colher (sobremesa) de mel ou melado de cana + 1 pêra ou maçã picada com casca (sem sementes) + 1 fatia de mamão-formosa picado.

Preparo: deixe a linhaça e a ameixa de molho na água por toda a noite. Pela manhã bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Bem Lanchinho
Ingredientes: 1 maçã picada (sem semente, com casca) + 1/2 xícara (chá) de água de coco + suco de 1 limão + 1 colher (chá) de mel ou melado de cana + 1 colher (sopa) de aveia integral em flocos + 2 colheres (sopa) de grão de trigo integral deixado de molho em água filtrada por 8 horas.

Preparo: bata no liquidificador a maçã com a água de coco e o suco de limão. Despeje numa tigela. Acrescente o mel, a aveia e o trigo pré-germinado. Misture e sirva imediatamente.


Autor : Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

www.docelimao.com.br


Dica de leitura: Alimentação Desintoxicante - Editora Alaúde.


O poder dos sucos verdes




Num mundo cheio de apelos comerciais, nada mais comum do que lançar moda. Porém, um tanto incomum, é o fato que, eventualmente, essas modas estão baseadas em estudos sérios e pesquisas científicas e trazem grandes e verdadeiros benefícios à saúde, de maneira rápida e prática. Esse é o caso dos sucos verdes. Frequentemente abordados pela mídia, esse tipo de bebida é feito a partir de alimentos crus, frutos secos e frescos, vegetais, sementes e grãos germinados, todos de origem orgânica.
O trabalho de conclusão de curso das naturólogas Beatriz Eksterman Mastroeni e Larissa Mazza Lepri Macedo Savazzoni tratou de forma científica o tema, relacionando-o a um incômodo também muito em pauta: a constipação, popularmente chamada de "intestino preso". Na entrevista abaixo as naturólogas falam um pouco de seu trabalho e dos resultados apurados em sua pesquisa.

De onde surgiu o interesse de vocês pelo estudo científico do suco verde?


Especialistas: O nosso interesse teve início quando incorporamos a bebida em nosso dia-a-dia. A Beatriz teve a oportunidade de participar, em 2008, de um curso de Alimentação Viva com o Dr. Alberto Gonzalez, onde aprendeu uma receita de suco verde. A partir de então começamos a consumi-lo praticamente todos os dias em casa. Essa experiência trouxe ótimas mudanças em nós mesmas e em nossas famílias, tanto físicas como comportamentais. Foram essas observações que despertaram o interesse em estudar cientificamente os aspectos do suco verde em conjunto à proposta da Naturologia.

Por que vocês pensaram em usar o suco verde em relação à constipação?


Especialistas: Sempre fomos muito interessadas pela influência do trato gastrointestinal na saúde e já sabíamos que queríamos focar mais precisamente o intestino, bem como o suco verde. Acabamos concluindo que seria ideal a realização de um estudo sobre a constipação intestinal. Esse sintoma é frequente e prevalente em mulheres, potencialmente desencadeador de diversas patologias e capaz de apresentar melhoras a partir de medidas educacionais e hábitos alimentares.

Como foi realizado o estudo?


Especialistas: A pesquisa contou com 15 mulheres adultas (de 20 a 59 anos) selecionadas através dos Critérios de Avaliação ROMA II - instrumento usado para considerar a constipação intestinal. Em um restaurante localizado na praça de alimentação da universidade realizamos 18 encontros, três vezes por semana, no período da manhã, para o consumo do suco preparado por nós.
Era oferecida a cada participante uma porção de 250ml do Suco Verde Padronizado. O aspecto educacional e a abordagem naturológica foram aplicados por meio de uma palestra inicial explanatória sobre conceitos e noções relacionados à constipação intestinal e à saúde, além de "cartinhas educativas" distribuídas às voluntárias a partir da segunda semana de pesquisa.

O que foi mais surpreendente nos resultados que vocês encontraram?


Especialistas: Observamos melhoras muito positivas como: aumento na frequência de evacuações, 90% de melhora na consistência das fezes; diminuição da intensidade da constipação; e aumento do consumo de verduras e de alimentos integrais. Muitas voluntárias também relataram por depoimentos escritos, ao final da pesquisa, melhora em aspectos como humor, disposição e atenção. Além disso, mencionaram mais atenção em relação aos seus hábitos alimentares e intestinais, começaram a notar e respeitar seus próprios organismos e uma das participantes, em especial, que chegava a ficar até 15 dias sem evacuar, após a pesquisa melhorou sua frequência para 3 vezes por semana.

Quais as principais conclusões que vocês tiraram desse trabalho?


Especialistas: Observamos que o Suco Verde Padronizado contribuiu positivamente para a melhora da constipação funcional das voluntárias que participaram da pesquisa. Esse efeito justificou-se principalmente pelo teor de fibras do suco, que também se mostrou capaz de ajudar na introdução ou mesmo na readaptação de hábitos alimentares saudáveis - o que é fundamental para a reversão da constipação intestinal funcional. Apesar disso, entendemos que a abordagem Naturológica contribuiu, de forma fundamental, para a melhora observada, em função das medidas educacionais e da relação de troca estabelecida entre as pesquisadoras e as voluntárias.

No trabalho de vocês o suco foi usado como um fator de estímulo ao equilíbrio fisiológico. Mas o suco verde também pode ser usado como alimento?


Especialistas: Com certeza! O Suco Verde Padronizado é um alimento. Ele pode ser incorporado no dia-a-dia das pessoas e foi elaborado justamente para se tornar uma opção simples, acessível e prática de promover a saúde. Além de ser composto por ingredientes que, com exceção da maçã, são encontrados durante todo o ano. Isso facilita a escolha por alimentos orgânicos.

Como preparar uma receita simples e eficaz de suco verde para quem quer cuidar de sua saúde intestinal? E para uma refeição leve e nutritiva, de fácil digestão?


Especialistas: Para fazer o Suco Verde Padronizado, separe os seguintes ingredientes:

  • suco de 2 laranjas peras
  • 2 folhas de alface (qualquer variedade)
  • 4 folhas de escarola,
  • 2 folhas de couve manteiga,
  • 1/2 cenoura com casca,
  • 1 maçã Fuji,
  • 1 colher de sopa de linhaça hidratada*

*Hidratação: deixe a semente de linhaça de molho, em um recipiente de vidro, com água filtrada. O pote deve ficar tampado durante a noite (mais ou menos por oito horas), dentro da geladeira. Feito isto, despeje as sementes em uma peneira e lave-as em água corrente filtrada.
Como preparar: Coloque o suco de laranja no copo do liquidificador junto com os seguintes ingredientes: alface, escarola e couve. Com o auxílio da cenoura, bata todos estes ingredientes até formar uma substância homogênea. Após este processo, coe com o coador de voil. Transporte o líquido que foi coado de volta para o copo do liquidificador (previamente higienizado) e bata junto à maçã fuji picada e à semente de linhaça hidratada. Assim feito, beba o suco imediatamente!
Obs.: Dê preferência aos ingredientes orgânicos. Em caso de não tê-los, utilize a cenoura sem casca.

Fonte: www.personare.com.br


Sucos Desintoxicantes - mais vitalidade e saúde



Você sabia? Que as frutas são o maior reservatório de energia solar (prana) da natureza? Que os brotos e folhas verdes são os alimentos mais ricos em fibras e clorofila?

Que tal iniciar o dia com uma dose extra de energia?


Você não precisa iniciar com mudanças radicais na sua alimentação para manter ou criar a saúde do seu corpo.


Um primeiro passo importante, para ativar um fluxo diário de limpeza e desintoxicação de todas as impurezas do organismo, é fazer uso de sucos desintoxicantes no seu cardápio matinal, lembrando que devem ser necessariamente frescos, ou seja, ingeridos imediatamente após seu preparo.


Tais sucos são um coquetel de vitalidade e nutrição básica da vida, que previnem doenças, despertam órgãos e sistemas, facilitam todas as trocas e ajudam na mobilização de todas as toxinas e venenos presentes no organismo. O ideal é que seja ingerido pela manhã em jejum, momento mais adequado do dia.


Os benefícios dos sucos desintoxicantes são numerosos, porque sendo líquidos favorecem a pronta e intensa absorção dos nutrientes. Vejamos alguns destes benefícios:



- Melhora o sistema cardiovascular, inclusive no controle da hipertensão, quando ajuda na desintoxicação do sangue;
- Aumenta a disposição e a hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos;
- Ajuda na melhoria da qualidade do sono, da memória e da lucidez;
- Ativa o sistema imunológico, portanto previne o câncer e aumenta a resistência a gripes e resfriados;
- Aumenta o volume e o trânsito intestinal, prevenindo problemas de constipação;
- Ajuda na tonificação dos pulmões, rins e fígado.


Evite tomar sucos industrializados e concentrados de caixinha, garrafa ou lata. Os ingredientes passam por uma espécie de aquecimento (pasteurização) para evitar a deterioração, além dos famosos aditivos e conservantes químicos.


O suco fresco, contendo frutas, raízes, folhas e sementes, é sem dúvida, o mais saudável e terapêutico. Deve ser ingerido imediatamente após o seu preparo, para que não oxide e perca seus efeitos terapêuticos e nutricionais.


Os sucos não devem ser encarados como uma dieta, pois seria algo para ser usado por um tempo. Trata-se de uma nova dinâmica de vida, ou seja, ingerir os sucos desintoxicantes passa a ser um hábito diário. Estar pleno de energia diariamente deve ser a condição normal do ser humano.


- De frutas cítricas: fonte de ácido cítrico e vitamina C, são laxantes, mineralizantes e antioxidantes, retardando o envelhecimento e prevenindo doenças;
- De cenoura com maçã e aipo: um bom revigorante, mineralizante, um enraizador;
- De folhas verdes: ricos em clorofila (magnésio) e fibras, trazem serenidade e ativam todo o sistema digestivo. Energiza, limpa o sangue e combate a prisão de ventre. Misture sempre com o limão e uma fruta doce (maçã, manga, mamão formosa, caqui) para proporcionar a perfeita fixação do ferro;
- De alimentos ricos em betacaroteno: ajudam a prevenir certos tipos de câncer. São eles a cenoura, manga, tomate, abóbora, agrião, espinafre, beterraba e brócolis.


IMPORTANTE

Prepare os sucos com frutas e hortaliças frescas, preferentemente orgânicas (principalmente pepino, berinjela, tomate e morango), e muito bem lavadas. Tome o suco imediatamente após o seu preparo e não guarde sobras na geladeira ou congele. Após 5-10 minutos de preparo eles não terão mais as mesmas propriedades terapêuticas e nutricionais.

Você poderá prepará-los no liquidificador ou na centrífuga, pois para cada caso existe uma forma mais indicada.

O ideal é tomá-lo ao natural, ou seja, sem adoçar. Aproveite para apreciar melhor o sabor dos alimentos "in natura" e começar a reduzir suas necessidades de ingerir açúcar em excesso.

Quando preparados no liquidificador é comum precisar acrescentar 1/2 copo de água (que pode ser de coco ou suco espremido previamente) e tendem a ficar bem cremosos. Quando na centrífuga não é necessário colocar água e os sucos saem bem líquidos, porém super fortes.


Estes Sucos Desintoxicantes são Ótimos


Imunidade: 2 maçãs + 1 laranja descascada deixando a parte branca + ramos de manjericão + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.

Calmante: 1 cenoura + 1 maçã + 1/2 molho de alface (talo incluso) + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.

Desintoxicante: 1 cenoura + 1 pepino (com casca) + 1/2 beterraba média crua + 1/2 xícara (chá) de talos e folhas de hortelã + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.

Digestivo: 1 xícara (chá) de abacaxi em cubos + 1 cenoura + 1 xícara de talos de erva-doce + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.

Energético: 1 xícara (chá) de uva itália sem as sementes + 3 kiwis + 1 laranja pêra descascada deixando a parte branca.

ESPECIAL Energético- Previne gripes, resfriados e potencializa a cura de problemas infecciosos. Ajuda a combater náuseas e deixa a pele suave: 4 cenouras + 1 maçã + 1 suco de 1 limão inteiro (com a casca) + suco de 2 laranjas + 1 pedaço de gengibre. Passar tudo pela centrífuga e tomar imediatamente.


As dicas e receitas contidas acima foram indicadas por Conceição Trucom, que é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Site : http://www.docelimao.com.br/






Nenhum comentário :