sábado, 28 de julho de 2018

Oratório pessoal, local de encontro com Deus




É por meio da oração que nos aproximamos de Deus e crescemos na amizade com Ele, por isso, a prática da oração diária se faz tão necessária em nossas vidas. 
Cada cristão pode ter em seu lar um oratório dedicado ao seu encontro diário com Deus. 
 Ao contrário do que pode se pensar, essa não é uma prática devocional do século passado. 
É cada vez mais comum, casas cujos moradores reservam um pequeno espaço dedicado especialmente para a oração – individual ou em família.

Mas, se na sua casa ainda não há um oratório, você pode empreender essa prática. 
Muitos têm dúvidas sobre como ter ou como montar um oratório particular. 
Por isso, veja aqui algumas dicas práticas que irão te ajudar a preparar o seu:
Escolha um espaço adequado

Não há um local exato que possa ser definido como obrigatório para montar um oratório particular. Algumas famílias conseguem reservar um cômodo para, exclusivamente, torná-lo um oratório. Outras, separam um canto mais modesto que pode ser na sala de estar, no hall de entrada, no quarto, no escritório. 
O importante é que o espaço escolhido seja reservado e tranquilo, pois o próprio Jesus disse: “… tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente” (cf. Mateus 6,5-6).
Saiba o que pode ter em um oratório

A Igreja nos diz por meio do Catecismo: “para a oração pessoal, pode servir um ‘recanto de oração’, com a Sagrada Escritura e imagens sagradas, para aí estar ‘no segredo’ diante do Pai . 
Numa família cristã, essa espécie de pequeno oratório favorece a oração em comum” (Catecismo da Igreja Católica, 2691). 
Portanto, a Bíblia Sagrada é algo que não pode faltar no oratório pessoal, além disso, imagens de Jesus, de Nossa Senhora, dos seus santos de devoção e dos anjos, nos ajudam a crescer na amizade com Deus e na comunhão dos Santos. 
Outros objetos devocionais também podem ser utilizados: terço, livros de oração, incenso, vela e água benta. 
 Não pode faltar um crucifixo, sinal da fé cristã. 
Há também quem goste de decorar o oratório com flores.
Minha casa é a casa do Senhor

Uma família católica deve ter Jesus como o centro de seu lar. 
A decisão de se ter um oratório para a prática da oração contribui para isso. 
Além disso, o oratório estará ali para nos recordar a todo o momento da necessidade que temos da oração e nos ajudar a criar uma rotina para a sua prática.

Enfim, são muitos os benefícios que alcançamos quando optamos por assumir que somos cristãos e que em nosso lar servimos a Deus, e, como disse o sacerdote irlandês Pe. Patrick Peyton : “família que reza unida, permanece unida”!

Nenhum comentário :