segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

FÉ E CONFIANÇA





Diálogo com Sri Sathya Sai Baba

SAI – Tem confiança em mim; eu me ocuparei de todos os teus assuntos.

SADHAKA – Segundo eu entendo, Swami, todos os teus devotos têm fé e confiança em Ti.

SAI – Não. Todos os meus devotos têm fé em mim, isso é correto, mas nem todos têm confiança em mim; somente quando ambas coexistem haverá uma resposta positiva de minha parte.

SADHAKA – Que queres dizer exatamente, Baba, com Confiança? Em que se diferencia da Fé?

SAI – Veja, é assim, fé em Deus é crer que ele é Deus, que é onipresente, onipotente, onisciente e tudo o mais; confiança significa confiar na palavra, na vontade e na obra de Deus. Se digo algo, há um motivo, se quero que algo aconteça, é por alguma razão; se faço algo, é também por uma razão; deves ter esta confiança implícita, sempre há uma razão para o que eu digo, quero e faço, e afinal, ter confiança em cada uma das minhas palavras e atos. Tudo o que digo é verdade, tudo que faço é verdade, tudo que quero é verdade; esta é a confiança que deverias ter, mesmo quando as coisas parecem ser de outro modo.

Deves ter lido acerca do que ocorreu quando um dia Krishna e Arjuna caminhavam por um bosque. Krishna levantou os olhos e viu um pássaro no céu. “Olha esse pássaro, Arjuna, é uma águia, não? “Sim Krishna, é uma águia”, respondeu Arjuna. “Não, creio que é um corvo”, disse Krishna. “Por certo que é um corvo”, confirmou Arjuna.”Agora que percebo, parece uma pomba”. “Sem sombra de dúvida é uma pomba”, afirmou Arjuna.

Isto é o que significa confiança implícita, crer cegamente na palavra, vontade e ação de Deus, sem nenhum tipo de perguntas, dúvidas nem hesitações. Minha palavra dada se converte em minha vontade; quando quero alguma coisa, isso tem que acontecer, nunca duvides disto; quando digo que vou fazer algo por ti, é certo que eu farei. Se tens confiança em mim, isto atua como um catalisador e minha vontade se realiza assim com maior facilidade e rapidez. Até sem tua confiança minha vontade se cumpre seguindo seu curso normal, porque o que eu ordeno deve acontecer; mas, com tua confiança e atitude positiva, minha vontade ganha força e energia, compreendes?

SADHAKA – Sim, Baba, eu compreendo, é uma questão de uma atitude de uma pessoa para Deus.

SAI – Quando falas de atitude em relação à fé e à confiança, há uma diferença entre a tua atitude para com Deus e a de Deus para contigo. Quando tens fé em Deus, Ele te toma sob Seus cuidados, te protege e não permite que sofras, neste caso o devoto se sente completamente preso e Deus está totalmente livre, mas quando devoto mostra cem por cento de confiança em Deus, é Deus que está completamente preso e o devoto está livre.

SADHAKA – Por favor, Baba, explica-me isso com maior clareza.

SAI – É assim, cada um de vós tendes dívidas e créditos cármicos presentes e passados, baseados em vossos samskaras, é dizer, ações, pensamentos, caráter, etc. Se teu karma é bom, o fruto resultante será bom; se não é assim, o fruto será ruim, se tens um mau karma tens que sofrer; não obstante, tua FÉ em Deus suavizará teu sofrimento, te dou uma injeção de Graças que atua como medicamento para aliviar tua dor. Em resumo, quando tens cem por cento de fé em Deus, Ele, na sua compaixão, reduz teu sofrimento, mas não pode reduzir o teu karma, teus karmas atuam como freio e atadura. Tudo que o Senhor faz é conceder Sua Graça de acordo com o teu karma, com teus merecimentos; desta maneira, tu te encontras preso e Ele é completamente livre. Mas, quando mostras cem por cento de confiança em Deus, Ele está totalmente “obrigado” a ocupar-se de ti, sem que nenhum karma, bom ou mau, interponha-se e atue como freio. Quando mostras esta confiança implícita em Deus e a crença irremovível que: “Ele se ocupará de todos os meus assuntos, por que preocupar-me?” Ele nunca pode faltar-te; tem que velar por ti e ocupar-se de todos os teus assuntos, aconteça o que acontecer e quaisquer que sejam as circunstâncias, teu karma ou teus samskaras; deste modo, Deus está totalmente preso por sua obrigação para com devoto, enquanto que o devoto está livre. O poder da plena confiança é tão grande que transcende todo karma, tem o poder de atar Deus completamente com ataduras de ouro de tal maneira que se vê forçado a inclinar-se perante o devoto e consentir seus desejos e necessidades.

Um cem por cento de fé significa que Deus não permitirá que sofras; um cem por cento de confiança significa que Deus não te abandonará; um cem por cento de fé mais um cem por cento de confiança configuram uma devoção, o Bhakti do cem por cento , que é a forma mais alta de Bhakti, “Paraabhakti”, onde o Senhor se encontra numa situação de ataduras de ouro e o devoto esta numa situação de serenidade suprema e alegre liberdade. Este é o objetivo ao que deve aspirar todo o devoto.

Deves recordar que fé e confiança não são duas emoções separadas. Sem fé não pode haver confiança; se não tens fé em alguém, como poder ter confiança e entregar-te a ele? Portanto, a fé vem primeiro e depois vem a confiança. A fé é uma semente, a confiança é o broto (o galho) e a devoção é o fruto.

*****
Este é um texto (diálogo) que minha mãe trouxe de um centro Sai Baba, há uns 19 anos.
Nesta mesma época, foi quando tive meu primeiro sonho vívido com Sai Baba.
Ele me disse: “Você não CONFIA em mim.”
Esse texto mudou toda minha perspectiva sobre a FÉ E CONFIANÇA.

Quando conheci a Lei da Atração, tudo fez mais sentindo ainda…
Esta energia da CONFIANÇA é que nos dá o Poder da Manifestação Divina em nossas vidas. Podemos simplesmente CONFIAR em nós mesmos, neste caso, basta que esse “Eu” seja o Eu Superior.

Namastê,
PaH

Nenhum comentário :