Ela ajuda você a se livrar das toxinas. Se for acompanhada de um cardápio balanceado, melhor ainda: os quilinhos extras vão embora fácil, fácil!
Quanto o friozinho chega, entram em cena o fondue de queijo e outros tantos pratos gordurosos fazendo com que a dieta passe para segundo plano.
Dá para ser diferente: reserve as comidas calóricas para os eventos especiais e, no dia a dia, compense os deslizes com sopa no jantar.
É uma opção que também tem a ver com o inverno – quentinha, conforta o estômago e aquece o corpo e, por ser de fácil digestão, não sobrecarrega o organismo.
A economia nas calorias é certa!
Os especialistas em alimentação afirmam que quem investe na sopa tende a realizar refeições mais leves do que aqueles que optam por outro tipo de prato.
Então, adote-a como estratégia para manter o peso ou até perder alguns quilinhos.
BOA FORMA tem uma proposta ainda melhor: optar pelas sopas detox.
Elas deixam você menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas.
Isso significa tirar da frente dois grandes inimigos do corpo em forma: gordurinha extra e celulite!
Principais aliados
Folhas verde-escuras (couve, rúcula, espinafre, escarola) e vegetais crucíferos (brócolis, couve- flor, repolho) são os principais itens de uma sopa detox.
“Ricos em ácido fólico, betacaroteno, vitaminas A e C, magnésio, cálcio e ferro, esses vegetais melhoram o funcionamento do fígado, que passa a eliminar as toxinas de maneira mais eficiente”, explica a nutricionista Vanessa Suzuki, especializada em nutrição clínica e estética, de São Paulo.
Por isso, as receitas sugeridas pela nutricionista sempre incluem um ou mais vegetais.
Inhame, batata-doce e outras raízes se encarregam de deixar a sopa encorpada e, assim, valer por um prato único.
São ingredientes que saciam a fome sem elevar os níveis de glicose no sangue – mecanismo que evita picos do hormônio insulina, que, em excesso no organismo, faz você estocar gordurinhas.
Já as sementes (chia, linhaça, gergelim), os grãos e as leguminosas (ervilha, grão-de-bico) são fonte de proteína magra e gordura boa – substâncias que também contribuem para manter a medida da cintura enxuta.
Faxina completa
Para conseguir um resultado melhor, é importante combinar a sopa detox a um cardápio sem produtos muito refinados e com excesso de sal, açúcar, gorduras ruins e aditivos, além de bebidas alcoólicas. No lugar disso, a nutricionista Vanessa Suzuki colocou alimentos repletos de componentes antioxidantes, como as frutas e as verduras.
Carnes brancas, sementes, grãos e leguminosas, além de carboidratos integrais, também são permitidos no processo de desintoxicação.
Capriche também na hidratação – além de oito copos de água por dia, você pode beber chás (claro, sem açúcar) e sucos naturais (o verde tem efeito detox!).
“Em poucos dias, já é possível perceber os efeitos da dieta, em especial a redução do inchaço na barriga e a sensação de leveza e bem-estar”, diz Vanessa.
O cardápio pode ser seguido por uma semana, pois oferece todos os nutrientes de que você
necessita.
E pode ser repetido duas ou três vezes por ano para promover uma nova faxina no organismo, mantendo-o funcionando a todo vapor, assim, você queima as gordurinhas mais facilmente.
Cardápio leve e quentinho
Sopa detox no jantar.
Nas outras refeições, este menu, de 1200 calorias, sugere outras opções leves, com alimentos que também ajudam na faxina do organismo.
Siga por uma semana
30 minutos antes do café da manhã: 1 copo (200 ml) de suco verde (2 folhas de couve batidas com 1 maçã, semente de linhaça, 1 fio de mel e ½ copo de água)
Café da manhã opção 1: 1 xíc. (chá) de cacau em pó com leite semidesnatado + 1 torrada integral com 1 col. (sopa) de queijo cottage e 1 col. (chá) de geleia sem açúcar
Opção 2: 1 xíc. (chá) de café com leite semidesnatado + 1 fatia de pão integral com 1 fatia de queijo branco e 1 fio de mel
Opção 3: 2 xíc. (chá) de mingau de aveia com leite semidesnatado, uva-passa, mel e canela
Opção 4: Chá de camomila com capim-limão + 5 minicookies integrais sem glúten
Opção 5: 1 xíc. (chá) de café com leite semidesnatado + 1 fatia de pão integral com 1 col. (sopa) de queijo cottage e 1 fio de azeite
Lanche da manhã opção1: 1 rodela de abacate com cacau em pó e 1 fio de mel
Opção2: 1 taça de frutas vermelhas (morango, uva, cereja ou ameixa)
Opção3: 1 xíc. (chá) de frutas variadas picadas com 1 col. (chá) de linhaça triturada
Opção 4: 1 barra de frutas secas e sementes sem açúcar
Opção 5: 1 pote de iogurte natural desnatado com 3 morangos picados
Almoço
Opção 1: 1 concha pequena de caldo de legumes + 1 col. (servir) de arroz integral + 1 concha pequena de feijão + 2 col. (sopa) de couve-flor
refogada com ervas + 1 filé médio de peixe grelhado + 1 porção de fruta (mamão, melão ou melancia)
Opção 2: Salada de folhas verdes à vontade + 2 col. (sopa) de mandioca cozida + 4 col. (sopa) de legumes grelhados + 1 filé médio de carne magra (maminha, alcatra) grelhado + 1 fatia de abacaxi com hortelã e raspas de limão
Opção 3: Salada de folhas verdes à vontade + 1 col. (servir) de arroz integral + 1 concha pequena de feijão + 2 col. (sopa) de beterraba cozida + 1 col. (sopa) de grãode-
bico (ou soja) cozido + 1 pedaço médio de omelete + 1 taça de frutas vermelhas
Opção 4: 1 concha pequena de creme de ervilhas + 1 col. (servir) de macarrão tipo penne com molho de tomate + 4 col. (sopa) de brócolis refogado + 1 pedaço médio
de frango assado + 1 taça de salada de frutas
Opção 5: Salada de folhas verdes à vontade + 2 col. (sopa) de batata assada com ervas + 2 col. (sopa) de legumes (abobrinha, berinjela, cenoura) grelhados + 2 col. (sopa) de feijão branco cozido + 1 filé médio de peixe assado ou grelhado + 1/2 papaia com gotas de limão
Lanche da tarde
Opção 1: 1 pote de iogurte natural desnatado com 1 castanhado-pará (ou 3 castanhas de caju) picadas
Opção 2: 2 torradas integrais sem glúten – cada uma com 1 col. (sopa) de queijo cottage e 1 col. (chá) de mel (ou geleia sem açúcar)
Opção3: Mix de frutas secas: 1 damasco + 1 ameixa + 1 castanha-do-pará + 3 amêndoas
Opção 4: 1 barra de frutas secas e sementes sem açúcar
Opção5: 1 porção (30 g) de chocolate com 70% cacau + 1 castanha-do-pará
Jantar 1 prato (fundo) de sopa detox.
Veja as opções:
Sopa de mandioca e brócolis
Sopa de inhame, cenoura e feijão-azuki
Sopa de inhame, legumes e ervilha
Sopa de batata-doce e lentilha
Tempero para a salada:
1 col. (chá) de azeite extravirgem, pouco sal, aceto balsâmico (ou limão) e ervas frescas (salsa, orégano, tomilho) mel, adoçante à base de sucralose ou estévia: opções para adoçar as bebidas, se necessário.
Sopas detox:
você pode prepará-las com antecedência e congelar em porções individuais, deixando para acrescentar as verduras, os grãos e as sementes na hora de consumir.
http://boaforma.abril.com.br/dieta/tipos-de-dieta-dietas-detox/dieta-sopa-detox-seca-2-kg-7-dias-749829.shtml
Nenhum comentário :
Postar um comentário