domingo, 18 de agosto de 2013

Conheça os benefícios da vitamina B12 e o que a falta dela pode causar no organismo


 
homem-comendo-em-um-restaurante

Também chamada de cobalamina, a vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel e faz parte do grupo de vitaminas do complexo B. 
Ela é a única vitamina que o organismo consegue armazenar em grandes quantidades.
Segundo a nutricionista Eroni Lupatini, a cobalamina é essencial para o funcionamento adequado das células do organismo, especialmente as do trato gastrointestinal, tecido nervoso e medula óssea.
Atua também no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas.

Os benefícios são inúmeros: a vitamina B12 atua no equilíbrio do organismo, mantém o sistema nervoso saudável, tendo papel fundamental no metabolismo.
Ela também é essencial tanto para o crescimento quanto para a divisão celular.


A vitamina B12 atua na produção das células vermelhas do sangue, participando ainda da fisiologia normal do sangue, atuando no tratamento de algumas doenças, como asma em crianças, reduzindo seus episódios.
Desempenha papel marcante para os idosos, melhorando suas funções cognitivas (memória) e protegendo também do que é chamado de encolhimento devido à idade.

"Além disso, ela aumenta os níveis de energia do corpo humano e melhora sintomas de depressão", diz Eroni.

A nutricionista explica que a vitamina B12 é sintetizada unicamente pelas bactérias e leveduras. "Também existem bactérias na boca e no intestino que são capazes de sintetizar e produzir esta vitamina, mas não existe a certeza de que o organismo a possa assimilar", diz Eroni.
Peixes e mamíferos não produzem a vitamina B12, mas a armazenam nas células, particularmente no fígado, existindo ainda esta vitamina nos alimentos derivados dos animais, como o leite e os ovos. Embora não exista vitamina B12 nas plantas e algas, pode-se verificar situações em que ela está presente, caso estejam contaminadas com bactérias ou leveduras produtoras de vitamina B12.
Pode, então, ser encontrada especialmente em alimentos de origem animal, como moluscos, leite, carnes e ovos.


De acordo com Eroni, é uma vitamina sensível à luz, ácidos, bases e agentes oxidantes ou redutores, sendo assim, o processamento e o cozimento dos alimentos fontes podem ter perdas significativas de até 30%.

As
recomendações de ingestão diária de vitamina B12 são de 3 a 5 microgramas (mcg) por dia, sendo que 2,4 mcg para adultos, 1,2 mcg para crianças de até 8 anos e 2,6 mcg para gestantes e mães que amamentam.
"Idosos, devido à menor absorção, e vegetarianos restritos (veganos) necessitam de maior dosagem", diz Eroni.
A manutenção corporal depende mais do metabolismo do que da quantidade ingerida.


Falta de vitaminaFalta da vitamina


A falta de vitamina B12 leva à anemia megaloblástica ou perniciosa, diferente da anemia ferropriva, que é falta de ferro.
A falta leva também à neuropatia nos seres humanos, com estados de: fraqueza, cansaço, falta de ar, sensação de latejar e dormência, língua dolorida, perda de apetite e de peso, perda do paladar e do olfato, impotência, perturbações psiquiátricas, irritabilidade, perda de memória, depressão leve e até alucinações. "A deficiência de vitamina B12 pode provocar danos irreversíveis no sistema nervoso e medula espinhal", diz ela.

Os sintomas de deficiência em vitamina B12 são semelhantes aos da deficiência em ácido fólico, sendo a maior diferença o fato de apenas a deficiência em vitamina B12 estar relacionada com a degeneração da medula espinhal.
Se for utilizado ácido fólico para tratar a deficiência de vitamina B12, a anemia pode ser aliviada, mas permanece o risco de danos no sistema nervoso. Por isso, segundo a nutricionista, é essencial diagnosticar a deficiência de forma precisa antes de se iniciar a terapia.

Muito se fala que a vitamina B12 é um repelente natural, porém, segundo Eroni, há vários estudos referentes a essa questão, mas ainda sem comprovação.
O que ela explica é que algumas pessoas atraem mais os mosquitos do que outras.
As fêmeas dos mosquitos precisam do sangue para desenvolver seus ovos e são atraídas pelos odores do corpo, e produtos como alho ou ingestão do complexo B modificam o cheiro do corpo ao serem eliminados.
"Porém, precisaria uma grande quantidade tanto de alho como do complexo B para confundir a fêmea do mosquito, e isto é prejudicial ao organismo e à saúde", diz ela.

Contraindicação


Uma das contraindicações da vitamina B12 é que ela não deve ser consumida em gravidez de risco, em período de amamentação, em pessoas com gota, hipersensibilidade ao cobalto, tumor maligno e atrofia hereditária do nervo ótico.

"Embora não se tenha relatos de efeitos tóxicos por excesso de B12 na literatura científica, seu uso sem correta avaliação pode causar consumo metabólico de outros elementos no organismo.
Por isto é muito importante saber como estão os níveis sanguíneos, para tratar a deficiência ou sua manutenção apenas", finaliza Eroni.

Eroni Lupatini é nutricionista com extensão universitária em: Cuidados nutricionais e metabólicos pré e pró-cirurgia bariátrica; Nutrição e Suplementação especializada no esporte: da teoria à prática; Nutrigemônica e Nutrigenética: implicações práticas na nutrição clínica; Nutrição e Saúde nos ciclos de vida da mulher: suplementação de nutrientes e fitoterápicos; Funcionais, fitoterápicos e suplementos. Workshop de Fitomedicina e Fitoterapia aplicados à nutrição; Nutrição esportiva funcional; Fisiologia da obesidade, da síndrome metabólica e da redução do peso corporal; Nutrição na terceira idade: do diagnóstico ao tratamento; entre outros. Atendimento a gestantes, lactentes, crianças, adolescentes, adultos e idosos e em pré e pró-gastroplastia. Fitoterapia aplicada à nutrição. Terapia Floral - MTC - ortomolecular, auriculoterapia. CRN 4298.
 


http://idmed.terra.com.br/dieta-e-boa-forma/alimentacao-saudavel/conheca-os-beneficios-da-vitamina-b12-e-o-que-a-falta-dela-pode-causar-no-organismo/falta-da-vitamina.html
 

 

Nenhum comentário :