segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Explosão no céu da Rússia NÃO teve relação com asteróide que passa raspando na Terra hoje, afirma NASA

 

explosao meteoro meteorito russia


A grande explosão no céu que deixou cerca de 1000 pessoas feridas na Rússia não tem relação com a passagem de hoje do asteróide 2012 DA14, afirma um especialista da Nasa.

Don Yeomans é expert em asteróides e coordena um projeto de sondagem de objetos próximos à Terra. Segundo ele o objeto que explodiu teria sido um bólido.
“Se os relatórios de danos forem confirmados podem sugerir que um objeto com o tamanho original de vários metros de extensão antes de entrar na atmosfera, fragmentou-se e explodiu devido à diferença de pressão no lado frontal versus o lado posterior (achatou e explodiu) (…)  
Mas é muito cedo para dar estimativas da energia liberada or fornecer estimativas confiáveis sobre o tamanho original.”, disse Don para o site Space.com.
O cientista também afirmou que o evento não deve ter relação com o asteróide 2012 DA14 que estará passando a 27 mil km da Terra hoje. A principal evidência de que os eventos não estão relacionados é que o asteróide passará na direção note-sul e o bólido não tinha a mesma orientação.

Fragmentos brilhantes do objeto pareciam “chover” após a explosão que as autoridades russas afirmaram ser um objeto de cerca de 10 toneladas.

Pequenos pedaços do meteorito podem ter chegado ao chão e em um lado a cerca de 80km de Chelyabinsk.

A Academia de Ciências russa afirma que o evento pode ter relação com o asteróide 2012 DA14, contradizendo o especialista da Nasa.

Não foi detectada radiação próximo ao local da explosão, o que elimina a possibilidade de algum artefato atômico ter sido detonado.
[NY Times, Space, com dicas do colaborador Cesar Grossman]



Nota:
Tem gente que não perde tempo.
O evento ocorreu há poucas horas e já tem quem esteja vendendo rochas que alegam ser do bólido que explodiu na Rússia etiquetado como sendo pedaço do asteróide 2012 DA14:

meteorito russia
Marcelo Ribeiro
http://hypescience.com

Nenhum comentário :