segunda-feira, 9 de abril de 2012

Flacidez, não!




É incrível.
O corpo da gente passa por uma infância em crescimento, adolescência em desenvolvimento e, ao chegar na idade adulta, tudo muda.
Como dizem, é “ladeira abaixo” para músculos e para a pele.
Mas essa flacidez toda pode ser combatida, principalmente com exercícios físicos.
“Os exercícios físicos melhoram o funcionamento do organismo, ajudam a pessoa a manter um peso ideal, melhoram a auto-estima e ocupam a mente”, diz Viviecananda Costa, professora da Contours Express.

Não há uma idade especificamente correta para começar a se pensar em conquistar uma boa forma para a velhice.
“O ideal é que se comece o quanto antes, até mesmo na adolescência, para acostumar o corpo com atividades de força e resistência física.
Agora, em se tratando de uma base científica, comprovadamente o corpo começa a apresentar sinais de envelhecimento já aos 25 anos”, explica a professora.

Então, para combater a flacidez dos músculos e não chegar aos 60 anos sem conseguir carregar a compra do supermercado, a melhor opção são os exercícios de força e musculação.
Segundo Viviecananda, exercícios que envolvem o trabalho contínuo do músculo, aliado ao treino aeróbio para ajudar a manter o peso, são tiro e queda nesse sentido.

“Se a pessoa pensa na velhice, ela deve ter uma palavra na cabeça: disciplina.
Com isso, ela cria a consciência da importância de malhar e de praticar exercícios físicos.
O ideal mesmo é que ela freqüente uma academia, para ter a supervisão de um profissional e acesso a equipamentos de boa qualidade”, conta a professora, que ainda completa:
“O músculo enrijecido e trabalhado continuamente e frequentemente não fica flácido. Isso é fato”.

Além disso, deve-se lembrar da importância de se fazer caminhada, corrida, bicicleta, natação, futebol, vôlei ou qualquer outra atividade que lhe dê prazer e ajude a trabalhar sua resistência.
“Também não se pode deixar de falar do alongamento.
Ele sim é um grande amigo do nosso futuro.
É importante que as pessoas se alonguem todo o dia, trabalhando sempre a capacidade e a elasticidade do corpo e dos músculos”, lembra Viviecananda.

“Resumindo, o maior preventivo para evitar a flacidez dos músculos é manter um peso ideal, fazer exercícios físicos no mínimo por 30 minutos por dia e ao menos quatro vezes, alongar-se sempre que possível, principalmente após grandes períodos de sedentarismo e, por fim, manter uma dieta balanceada, se possível sob a orientação de um endocrinologista ou um nutricionista”, adverte a professora da Contours Express.

Mas será que os exercícios físicos por si só também combatem a flacidez da nossa pele?
Segundo a dermatologista Patrícia Rittes, a resposta pode ser um grandioso (e inacreditável) sim!

De acordo com Patrícia Rittes, músculos enrijecidos já garantem uma pele mais firme e, portanto, menos flácida.
“Na realidade, a pele acompanha o músculo.
Ou seja, se o seu músculo está flácido, sua pele vai ficar mais mole e vai ser puxada para baixo, conforme a ação da gravidade”, explica a dermatologista.

Para brecar esse efeito, então, uma combinação de levantar a pele (e a auto-estima) de cada um: “exercícios físicos, pele nutrida e hidratada, massagem para drenar os líquidos e muita disciplina na hora de passar cremes”, sugere Patrícia Rittes.

Segundo a dermatologista, ter uma pele nutrida e bastante hidratada é realmente muito importante.
“Isso não vai garantir que a pele não fique flácida, mas vai ajudar a fazer com que a pele fique mais bonita, com as vitaminas que ela precisa e sem o perigo de ficar com estrias”, afirma Patrícia.

“Hoje em dia já existem ótimas linhas hidratantes inclusive para grávidas.
Linhas a base de óleo de amêndoas, óleos essenciais, uréia e ceramidas, normalmente são as mais eficazes”, completa a especialista, que ressalta:
“Mas isso só vai mesmo ajudar a pele a ficar mais bonita se houver uma disciplina por parte da mulher.
O creme deve ser passado sempre após o banho, ou seja, mesmo que a pessoa tome cinco banhos em um dia, é interessante que ela passe cremes após todos eles”.

Sobre a questão da massagem e da drenagem linfática, Patrícia afirma que elas são eficazes para quem tem problemas com inchaço e acúmulo de líquidos.
“Elas podem ser grandes aliadas no combate a celulite, por exemplo, mas não combatem, sozinhas, a flacidez da pele e nem a dos músculos”.

Com a pele do rosto, tudo fica mais complicado.
É uma pele mais fina, mais sensível e, portanto, mais sujeita à flacidez e ao aparecimento de rugas.
“Sou muito cética em relação à questão da massagem facial.
Isso só funciona mesmo se for feito várias vezes e todo o dia.
A mulher precisa ter consciência disso.
Não basta só fazer um movimento para as maçãs do rosto e, de repente, voltar a fazê-lo só após dois ou três dias”, diz Patrícia, que finaliza:
“O melhor mesmo é procurar a orientação de um dermatologista de confiança.
Cada pele tem uma necessidade e um tempo de envelhecimento específicos”.



Cristiana Arcangeli
http://www.taste.com.br/

Nenhum comentário :