terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Conheça a única aparição Mariana oficialmente reconhecida dos Estados Unidos

 














Nossa Senhora da Boa Ajuda

No verão de 1853, 10 famílias belgas se estabeleceram a leste de Green Bay. 
Eles foram os primeiros de uma onda de 15.000 imigrantes belgas que logo povoariam a região onde os condados de Brown, Door e Kewaunee se reúnem. 
Entre eles estava Adele Brisse, uma jovem camponesa que veio com seus pais. 
A família Brise (também conhecido como Brice e Brissee) estabeleceu uma fazenda remota a noroeste da vila de Wisconsin em Luxemburgo, e a jovem Adele freqüentemente ajudava a transportar o trigo da família por vários quilômetros até um moinho em Dyckesville, na costa da baía.

Visão

Ela também caminhava vários quilômetros para ir à igreja todos os domingos, seguindo uma trilha indígena que ia até Bay Settlement. Na manhã de domingo, 9 de outubro de 1859, Adele estava passando por um bosque em Robinsonville quando foi dominada por uma visão que mais tarde ela descreveu para uma freira, que a relatou da seguinte maneira:

“… apareceu entre duas árvores, que permaneceu por anos depois, uma luz branca cegante que paralisou a pobre garota de medo. 
Ela se encolheu diante dela e orou rapidamente e sem fôlego enquanto a luz surgia forma definida, e entre as árvores estava uma senhora maravilhosamente bela, vestida inteiramente com roupas brancas deslumbrantes, sem nenhum toque de cor, exceto uma faixa ou cinto amarelo largo. 
Seu cabelo era castanho-avermelhado; seus olhos profundos e escuros e ela tinha um rosto radiante e gentil sorriso. 
                                                                           Adele tremia de medo. 
A visão desapareceu gradualmente. “

No domingo seguinte, ela fez o mesmo trajeto com companheiros para mostrar o local. 
Quando chegaram às duas árvores, Adele desabou involuntariamente de joelhos quando a visão reapareceu, embora suas amigas não tivessem visto nada de incomum. 
Quando eles chegaram à igreja, um padre a aconselhou que se isso acontecesse novamente, ela deveria perguntar à senhora beatífica por que ela havia aparecido.
                                                                          
Encontro e Plano

Nas semanas seguintes, multidões curiosas seguiram Adele pela floresta todos os domingos, mas nada de incomum aconteceu. 
Então, alguns domingos depois, suas amigas viram Adele mais uma vez cair de joelhos entre o bordo e a cicuta e perguntar em voz alta: “Em nome de Deus, quem é você e o que deseja de mim?”

“Eu sou a rainha dos céus”, disse ela com uma voz suave e maravilhosa, “que ora pela conversão dos pecadores. 
Eu quero que você faça o mesmo.” 
A mulher visionária disse a Adele, uma camponesa analfabeta, para começar uma escola religiosa para as crianças da região, que viviam a muitos quilômetros de qualquer professor e corriam o risco de crescer na ignorância.

Embora se sentisse desqualificada e inicialmente rejeitada pelas autoridades da igreja, Adele conseguiu levantar fundos suficientes para começar. 
Uma vizinha doou cinco acres e seu pai construiu uma capela de madeira de 3 x 3 metros no local das visões. 
Adele logo conseguiu abrir uma escola gratuita e foi acompanhada por uma freira local chamada Irmã Pauline, que levou a igreja e a escola até o século XX. 
A irmã Pauline se tornaria a principal fonte para a história inicial da igreja e da escola.

Milagres continuam

Quando ela foi rejeitada pelas autoridades e zombada pelos céticos, Adele pediu ajuda divina, e curas milagrosas começaram a ocorrer na capela. 
Começaram a se espalhar histórias de visitantes cegos que recuperaram a visão, de enfermos desesperados sendo curados e de aleijados recuperados. 
Atrás do altar, uma coleção de muletas e bengalas descartadas gradualmente se acumulou.

Outro suposto sinal de intervenção divina ocorreu durante o famoso Fogo Peshtigo. 
De 9 a 10 de outubro de 1871 – o aniversário da visão de Adele – esse grande incêndio se espalhou por 400 milhas quadradas do nordeste de Wisconsin, matando cerca de 1.500 pessoas. 
No lado leste de Green Bay, devastou rapidamente a região belga. Enquanto outros fugiam para o lago em busca de refúgio, Adele e sua comunidade invocaram o poder divino para proteção. 
Eles ergueram a estátua da Santíssima Virgem da capela e, carregando-a acima de suas cabeças, circundaram os edifícios enquanto oravam por libertação. 
O incêndio na floresta queimou a terra ao redor deles e se espalhou até a cerca ao redor de seu enclave – mas não saltou sobre ele. 
A escola e a igreja de madeira destacaram-se como uma ilha na paisagem queimada, conforme relatado no “Catholic Herald” de 23 de maio de 1935 .

Descrições de curas e intervenção divina transformaram a pequena igreja e a escola em um dos locais de peregrinação mais populares do meio-oeste, e ela ganhou o apelido de “Lourdes de Wisconsin”. Adele Brise morreu em 1896, mas a capela e a escola ainda estão lá, agora conhecida como Nossa Senhora da Boa Ajuda em New Franken, Wisconsin. 
Os visitantes ainda vêm todo dia 15 de agosto para celebrar o feriado católico conhecido como a Festa da Assunção, para ver o local da visão e dos milagres e para encenar a preservação da capela durante o Fogo Peshtigo.

Em dezembro de 2010, após uma investigação de dois anos, as autoridades do Vaticano confirmaram que a visão de Adele era uma autêntica aparição da Virgem Maria, a primeira e única manifestação desse tipo nos Estados Unidos.

Site oficial – https://championshrine.org/

Nenhum comentário :