quarta-feira, 17 de junho de 2020

Salmo 17 – Salmo para alcançar uma graça


O que significa o Salmo 17?

Este salmo para alcançar uma graça, atribuído ao salmista Davi, é uma súplica à Deus por ajuda contra os inimigos que nos cercam.
Provavelmente, o autor está vendo sua integridade ser atacada por pessoas que o caluniam e difamam.

língua maldosa é um grande obstáculo enfrentado pela humanidade. 
É preciso entender que a luta cotidiana deve ser contra o Diabo, não contra os seres humanos. 
Os humanos são apenas instrumentos usados pelo Diabo para fazer suas maldades.
Para que não percamos o controle de nossos atos e emoções para o Diabo, precisamos estar constantemente em oração. 
É muito importante tirar um tempo para passar junto a Deus.

Entenda o que diz o Salmo 17

Nos versículos 1 e 2, o autor pede Justiça a Deus. 
Ele tenta convencer o Todo Poderoso de sua inocência com o intuito de se livrar do problema que o aflige. 
O escritor pede a Deus que visite seu coração antes de decidir seu destino.
Dos versículos de 3 a 5, o salmista percebe que Deus já realizou seu pedido antes mesmo que ele tivesse pedido. 
Ele compreende, então, que o Pai conhece suas necessidades melhor que ele mesmo.
A passagem de 6 a 9 começa a descrever a misericórdia divina. Fala sobre o quanto Deus é benevolente para aqueles que o amam fielmente. 
Nessa parte, a proteção de Deus é comparada a de uma galinha para com seus pintinhos.
Nos versículos de 10 a 12, vemos uma referência a insensibilidade dos perversos em relação as necessidades humanas. 
Afirma-se que estes agem como leões: só esperando o momento certo para abater sua presa.
As passagens 13 e 14 falam sobre a forma como o ímpio vive sua vida: somente querendo desfrutar dos prazeres da carne, esquecendo-se de buscar o caminho do Senhor. 
Essa parte também alerta ao justo para não seguir nesta mesma direção.
Por fim, no versículo 15, o autor rejeita os prazeres mundanos e espera pelo dia que despertará na glória de Deus.


Salmo 17 – Salmo para alcançar uma graça

“1 Ouve, Senhor, a justa causa; atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não procede de lábios enganosos.
2 Venha de ti a minha sentença; atendam os teus olhos à equidade.
3 Provas-me o coração, visitas-me de noite; examinas-me e não achas iniquidade; a minha boca não transgride.
4 Quanto às obras dos homens, pela palavra dos teus lábios eu me tenho guardado dos caminhos do homem violento.
5 Os meus passos apegaram-se às tuas veredas, não resvalaram os meus pés.
6 A ti, ó Deus, eu clamo, pois tu me ouvirás; inclina para mim os teus ouvidos, e ouve as minhas palavras.
7 Faz maravilhosas as tuas beneficências, ó Salvador dos que à tua destra se refugiam daqueles que se levantam contra eles.
8 Guarda-me como à menina do olho; esconde-me, à sombra das tuas asas,
9 dos ímpios que me despojam, dos meus inimigos mortais que me cercam.
10 Eles fecham o seu coração; com a boca falam soberbamente.
11 Andam agora rodeando os meus passos; fixam em mim os seus olhos para me derrubarem por terra.
12 Parecem-se com o leão que deseja arrebatar a sua presa, e com o leãozinho que espreita em esconderijos.
13 Levanta-te, Senhor, detém-nos, derruba-os; livra-me dos ímpios, pela tua espada,
14 dos homens, pela tua mão, Senhor, dos homens do mundo, cujo quinhão está nesta vida. Enche-lhes o ventre da tua ira entesourada. Fartem-se dela os seus filhos, e deem ainda os sobejos por herança aos seus pequeninos.
15 Quanto a mim, em retidão contemplarei a tua face; eu me satisfarei com a tua semelhança quando acordar.”


Salmo de agradecimento pela graça alcançada – Salmo 96

Se você rezou o salmo para alcançar uma graça e Deus atendeu ao seu pedido, não se esqueça de agradecer a benção concedida rezando o Salmo 96.

“1 Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todos os moradores da terra.
2 Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai de dia em dia a sua salvação.
3 Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas.
4 Porque grande é o Senhor, e digno de ser louvado; ele é mais temível do que todos os deuses.
5 Porque todos os deuses dos povos são ídolos; mas o Senhor fez os céus.
6 Glória e majestade estão diante dele, força e formosura no seu santuário.
7 Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força.
8 Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios.
9 Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra.
10 Dizei entre as nações: O Senhor reina; ele firmou o mundo, de modo que não pode ser abalado. Ele julgará os povos com retidão.
11 Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude.
12 Exulte o campo, e tudo o que nele há; então cantarão de júbilo todas as árvores do bosque
13 diante do Senhor, porque ele vem, porque vem julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade.”

Nenhum comentário :