sexta-feira, 29 de novembro de 2013


               Cidadania


CIDADANIA s.f. 1. Qualidade de cidadão. – 2. Qualidade de uma pessoa que possui, em uma determinada comunidade política, o conjunto de direitos civis e políticos. (Dic. Larousse).

Na última reunião de amigos, realizada por ocasião do aniversário da minha mulher, captei um fragmento de conversa sobre cidadania. Aquilo chamou a minha atenção, uma vez que é um assunto cada vez mais distante das atitudes diárias nesta terra de pindorama, onde costuma prevalecer a “lei de Gerson”.

Assim como os paradigmas, que governam a nossa vida e podem ser divididos em valores – aquilo que deveria ser – e realidade – aquilo que costumamos fazer no dia a dia, – também a cidadania admite a dicotomia entre direitos e deveres. Tenho a certeza de que, nos tempos socráticos, a discussão em praça pública deixava bem claro que os cidadãos devem compensar os direitos que gozam com os deveres que praticam.

Um tanto decepcionado com o que acontece diariamente, tanto em Brasília quanto nas grandes e pequenas cidades, com a atitude de juízes, governantes, políticos, empresários, policiais, vizinhos, parentes, frequentadores dos jardins e da cracolândia, patrões e empregados, alunos e professores, numa amostra mais do que significativa da humanidade, resolvi meditar sobre o assunto.

Será falta de religião? Já não se fazem escolas como antigamente? Talvez seja consequência da desagregação dos lares, com as mulheres competindo no mercado de trabalho? O crime organizado, melhor equipado do que a carente força policial terá atração mais forte sobre os jovens? O consumismo capitalista nos terá convertido em uma multidão de ganha-perde? Ou será culpa do hedonismo prevalecente? Microsoft, Facebook e Apple terão provocado uma lavagem cerebral na sociedade de consumo?

Depois de muito meditar, acho que descobri o fulcro da questão: a culpa é do dicionário! Sim, a culpa é do dicionário que define cidadania como apenas um conjunto de direitos, omitindo a parte mais importante, o preço da cidadania, que são os deveres com os quais devemos compensar aqueles direitos.

Comecemos já, uma campanha nacional de reeducação de um povo, principiando pela retificação do conceito de cidadania:

 - Direitos e deveres de todos nós!

Bene

Nenhum comentário :