quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Mais 60 animais são atendidos no mutirão de castração em Piracicaba/SP

 
Mais 60 animais são atendidos no mutirão de castração no bairro São José – Cantagalo em Piracicaba/sp
     
Mais uma vez o bairro São José – Cantagalo foi atendido pelo mutirão itinerante de castração realizado pela Secretaria Municipal de Saúde- Canil Municipal e ONG Vira Lata Vira Vida.

O mutirão aconteceu no sábado, 23 de fevereiro, na EMEF Ruth Cardoso, das 08 às 15:30 hrs.
Na tenda inflável utilizada como centro cirúrgico 03 médicos veterinários do canil municipal realizaram 60 cirrugias de castração, sendo 31 cadelas, 09 cães, 05 gatos e 15 gatas.

Mais 03 veterinários e 04 agentes de zoonoses, também do canil, ficaram responsáveis pelos setores de pré atendimento (pesagem e anestesia) e pós cirúrgico e apoio.

O mutirão contou com o trabalho de 11 voluntários da ONG VLVV que desempenharam diversas funções nas áreas de acolhimento do público e dos animais, transporte dos animais para as tendas e para a área de recuperação pós cirúrgica, monitoramento dos animais até a liberação aos seus cuidadores responsáveis, além da limpeza do local.

Durante as cirurgias dos animais seus cuidadores participaram de atividades educativas e receberam orientações sobre os cuidados pós cirúrgicos.

Com os dois mutirões realizados no bairro São José-Cantagalo totalizam 110 animais castrados.

O primeiro mutirão foi no dia 21 de dezembro, na mesma escola.

Para este 2º mutirão o agendamento foi feito na EMEF Ruth Cardoso, com os encaminhamentos das unidades de saúde dos bairros São José, Paineiras, Vitória e CRAS São José.

Foram pré agendadas 84 cirurgias porém 24 animais não foram levados nos horários marcados.

O C.C.Z. -Canil Municipal, responsável pela organização e realização dos mutirões em parceria com a ONG VLVV, avalia que os resultados obtidos nos dois mutirões são bastante positivos, afinal são 110 animais que não terão mais crias indesejaveis e nem doenças como piometra, tumores de mama e tumores venéreos.


1
 

Nenhum comentário :