quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Matéria escura: bóson de Higgs pode revelar mistérios do universo

 

A descoberta do bóson de Higgs descoberta do bóson de Higgs foi largamente celebrada pela comunidade científica como “a última peça do Modelo Padrão da Física”.

Além disso, de acordo com o físico teórico Sean Carroll, a apelidada “partícula de Deus” pode ser fundamental para um dos grandes mistérios da astronomia: a busca pela matéria escura.
Esse tipo de matéria seria responsável pela maior parte (84%) da massa do universo.
Curiosamente, porém, suas partículas praticamente não absorvem nem emitem luz (ou outros tipos de radiação eletromagnética) e, assim, não podem ser vistas.
O que se percebe são os efeitos gravitacionais que elas exercem sobre a matéria que nós conhecemos, mas ainda assim é extremamente difícil detectá-las.

Uma cidade, duas populações e um tradutor

A interação da matéria escura com as partículas da matéria comum é mínima.
“É possível que milhões delas passem pelo seu corpo a cada segundo”, aponta Carroll.
“É como uma cidade com duas populações, cada uma com uma linguagem diferente, e sem tradutores.
Os dois grupos de pessoas vivem suas vidas sem jamais conversar um com o outro”.
O bóson de Higgs, sugere o físico, pode ser uma “partícula bilíngue” capaz de interagir com os dois tipos de matéria.
Isso pode ajudar cientistas de várias partes do mundo que realizam experimentos a detectar matéria escura, que supostamente passa despercebida e sem qualquer interação com átomos comuns.
“Uma vez que entendermos o [bóson de] Higgs e a partícula na qual ele se degenera, poderemos, talvez, inferir a presença de matéria escura apenas por um processo de eliminação”, destaca.
Usando o LHC (o famoso colisor de partículas que permitiu a descoberta do bóson de Higgs), será possível observar colisões em que houve “sumiço” de energia – um sinal de interação com matéria escura.

[CNN]
http://hypescience.com

Nenhum comentário :