sexta-feira, 20 de julho de 2012

NOVENA de São Roque 20/07

Histórico da Vida de São Roque
São Roque, um dos santos mais conhecidos e venerados no mundo, foi um verdadeiro seguidor de Cristo, e Deus lhe deu grande força de intercessão pelos homens, principalmente em casos de doenças.
São Roque nasceu em Montepellier, provavelmente em 1295. Seus pais eram Jean e Libérie Roch; vem daí o nome do Santo, conhecido pelo nome da família: para nós Roque. Eram idosos quando o seu único filho nasceu.
Com os pais o menino aprendeu os princípios cristãos e o grande amor à Virgem Maria, de quem logo cedo, foi devoto.
Quando Roque perdeu o pai, ele era ainda muito jovem, e herdou uma boa fortuna. Não tardou em distribuí-la aos pobres, principalmente aos enfermos, que já costumava visitar.
Livre de qualquer vínculo, pôs-se a caminho de Roma. Na região de Aguapendente, na Toscana, foi surpreendido por uma epidemia da peste. Sem hesitar, pôs-se a cuidar dos empestados, ali, e depois em Ceseana, sempre abençoando-o com o sinal da cruz. Já então começou a correr a voz de que suas mãos curavam.
Assim que a peste regrediu, Roque continuou o seu caminho, e, em Roma, foi recebido pelo Cardeal Butônio. Em Roma também se alastrava a peste, e ele continuou ali dedicando-se aos enfermos, por quem rezava pedindo a Deus para cessar a peste.
Em Roma demonstrava o seu respeito e amor ao Papa Urbano V, que já reconhecia nele a presença da santidade.
Tendo empreendido o caminho de volta, sabe-se que esteve em Rimini, depois em Novara e finalmente em Piacenza, onde contraiu a moléstia tratando dos doentes.
Teve a mesma sorte dos leprosos de então, vendo-se obrigado a deixar a cidade.
Abrigou-se numa cabana, em um bosque da propriedade do sr. Gothard, homem de caráter brutal e orgulhos.
Ali, no seu refúgio, o santo peregrino recebia a visita de um cão, que todos os dias lhe trazia um pedaço de pão. Intrigado, o dono do castelo seguiu o animal e presenciou a cena. Foi o momento de sua conversão, e passou então a dar-lhe assistência. Diz a tradição que um anjo veio e curou o santo; ele realmente foi curado. Essa passagem em Piacenza, que é a mais conhecida pelos devotos de São Roque, justifica a presença do cachorrinho e às vezes do anjo em grande número de imagens que o representam. O sr. Gothard também se fez peregrino e acompanhou a Roque na pobreza, e no regresso à cidade.
Ainda em Piacenza, Roque prosseguiu cuidando dos empestados, abençoando-os e curando-os.

Passando o surto da peste, o Peregrino continua sua caminhada. Mas o seu sofrimento não parou aí. Às portas da cidade de Angera, como houvesse um estado de guerra, foi preso como suspeito de espionagem, o que era comum com os estrangeiros que vinham de Roma. Ele porém ficou abandonado na prisão durante cinco anos, sem que ninguém o libertasse. Sofreu muito, e acabou por adoecer gravemente.
Sua morte ocorreu aproximadamente em 1327, segundo a tradição francesa, no dia16 de agosto. 
O  padre, que a assistia na prisão com a Santa Eucaristia, acompanhou a sua morte. 
Testemunhou-se que uma luz muito intensa iluminou o seu corpo e toda a cela.
Rapidamente se iniciaram as investigações sobre sua identidade, e o reconhecimento chegou na pessoa de um tio materno, que lançou as luzes sobre a pessoa do prisioneiro anônimo e injustiçado.
O sepultamento de Roque foi precedido pela recomendação e benção episcopal.

Os milagres começaram a acontecer para aqueles que buscavam a sua sepultura, e multiplicam-se até hoje. 
O Peregrino do Amor, na glória dos céus, continua intercedendo por nós.

Novena à São Roque
1. Glorioso São Roque, que desprezando as riquezas e vaidades do mundo, se dedicou a Deus e aos enfermos; nós lhe pedimos que desapegue nosso coração dos bens passageiros da vida, para que nos consagremos a Deus e ao Próximo.
PAI NOSSO, AVE MARIA, GLÓRIA.
2. Glorioso São Roque, imolastes a saúde, os talentos e as riquezas na prática fraterna, fazei, que, a vosso exemplo, compreendamos e pratiquemos o grande mandamento de amar a Deus e ao Próximo.
PAI NOSSO, AVE MARIA, GLÓRIA.
3. Glorioso São Roque, cuja dedicação aos enfermos, Deus recompensou com curas maravilhosas, compadecei-vos também de nós e afastai os males que nos afligem, tornando-nos puros no corpo e na alma.
PAI NOSSO, AVE MARIA, GLÓRIA.
4. Glorioso São Roque, que praticastes em grau heróico, a humildade e a caridade, virtudes básicas da perfeição cristã, obtendo-nos a Deus essas virtudes para que mereçamos o Paraíso.
PAI NOSSO, AVE MARIA, GLÓRIA.
5. Glorioso São Roque, que compreendestes o valor da fé e esperança, aumentai em nós essas virtudes para que saibamos aceitar os supremos desígnios da providência.
PAI NOSSO, AVE MARIA, GLÓRIA.
6. Glorioso São Roque, por amor a Deus, sujeitastes vosso corpo à penitência, fazei que entendamos a advertência do Evangelho: " Se não fizerdes penitência todos perecereis".
PAI NOSSO, AVE MARIA, GLÓRIA.
7. Glorioso São Roque, que conservastes a pureza integral da alma, dai-nos a graça de merecer a bem aventurança de "felizes os puros de coração porque verão a Deus"
PAI NOSSO, AVE MARIA, GLÓRIA.
8. Glorioso São Roque, que atingido pela peste sofrestes tribulações e dores, concedei-nos a vossa fortaleza e resignação nas provações físicas e morais da vida.
PAI NOSSO, AVE MARIA, GLÓRIA.
9. Glorioso São Roque, que realizastes a palavra do Evangelho de "Sede perfeitos como vosso Pai Celeste", olhai para nós, vossos devotos e irmãos na fé e tornai-nos dignos de seguir os vossos exemplos.
PAI NOSSO, AVE MARIA, GLÓRIA.


Oração à São Roque
Glorioso São Roque, alcançai-nos de Cristo Nosso Senhor as graças que nos são necessárias para vivermos dignamente a vida cristã.
Aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade.
Seguindo o Vosso Exemplo queremos amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como Cristo nos mandou.
Queremos ajudar aos pobres, aos doentes, aos necessitados de toda a espécie, como vós mesmo o fizestes.
E que um dia, na glória do céu, nós possamos, convosco, gozar da vida eterna. Amém.

Oração à Nossa Senhora da Assunção
Ó Deus onipotente e eterno, arrebatastes à glória do Céu em Corpo e Alma, a Imaculada Virgem Maria, Mãe do Vosso Filho, concedei-nos vos pedimos que nos preocupemos sempre com as coisas do alto e mereçamos ser participantes da Vossa Glória. Por Cristo Nosso Senhor na Unidade do Espírito Santo. Amém.

Oração à São Roque - Para alcançar a cura em qualquer enfermidade
Ó inefável padroeiro nosso, São Roque, pela ardente caridade com que amastes o próximo nesta terra, chegastes a expor vossa própria vida para assisti-lo nas necessidades e doenças, especialmente nas moléstias contagiosas.  
Oh! Fazei que estejamos sempre livres dessas terríveis enfermidades e livrai-nos da peste ainda mais perigosa que é o pecado. Amém.

Nenhum comentário :