segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Surpreendente AÇAI aparece para aliviar a aterosclerose



FONTE: http://www.swansonvitamins.com/health-library/articles/circulatory-health/amazing-acai-appears-to-alleviate-atherosclerosis.html?SoureCode=INTHIR415

Junho 2011 - Tradução: Thoth3126@gmail.com

O suco de AÇAI pode proporcionar benefícios anti-inflamatórios que oferecem proteção contra o endurecimento das artérias (aterosclerose), de acordo com uma nova pesquisa nos EUA.

O estudo, publicado na revista ’’Aterosclerose’’, apresenta evidências que sugerem que o efeito de proteção contra aterosclerose do suco de açaí é, em parte devido à degenerescência dos lipídios (peroxidação lipídica), que pode ser devido ao aumento dos níveis e atividade das enzimas antioxidantes.

A pesquisa também suporta a possibilidade que o suco de açaí pode exercer efeito protetor contra o desenvolvimento da aterosclerose, inibindo os compostos pró-inflamatórios chamadas citoquinas, através da regulação de mediadores inflamatórios.

"Nós fornecemos a evidência experimental direta de que uma dieta contendo um suco de açaí na dose de 5% (cinco por cento) desenvolveram MENOS lesões ateroscleróticas significativamente", disseram os pesquisadores, liderados pelo Dr. Wu Xianli da Universidade de Arkansas para ciências médicas.

Os autores disseram que o estudo "fornece os primeiros indícios relatando que o suco de açaí protege contra a arteriosclerose", acrescentando que "os resultados indicam claramente que o suco de açaí reduz a peroxidação lipídica significativamente."

O fruto negro e a palmeira de AÇAI, uma dádiva (entre tantas de que dispomos) da Deusa/GAIA para o povo brasileiro.

"Reduzir a peroxidação lipídica através do aumento das enzimas antioxidantes e inibindo produção de citocinas pró-inflamatórios são propostos como os principais mecanismos de proteção para os efeitos atero do suco de açaí testados nessas experimentação de modelos "in vivo", explicam os cientistas.

O Dr. Wu e seus colegas explicaram que a doença cardiovascular é a principal causa de morte, não só nos Estados Unidos ", mas também na maioria dos países industrializados." Eles acrescentaram, "tem sido reconhecido que uma dieta rica em frutas e vegetais pode ter efeitos benéficos em doenças cardiovasculares, em grande parte atribuída às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias".

No entanto, os pesquisadores notaram que a evidência experimental ’’in vivo’’ para apoiar o consumo de frutas e produtos hortícolas específicos na redução do risco de doenças cardiovasculares com base em mecanismos plausíveis "continua a ser escasso."

O novo estudo investigou os efeitos atero-protetor do suco de açaí em um tipo de roedor. Marcadores de estresse oxidativo foram encontrados para serem significativamente mais baixos no soro e no fígado de animais alimentados com suco de açaí.

AÇAI: Fonte de trabalho, abundância, riqueza e SAÚDE.

Resultados da análise de 17 genes relacionados às enzimas de oxidação / antioxidante também mostraram que a expressão dos dois genes de enzimas antioxidantes, glutationa peroxidase (GPx) e glutationa redutase (GSR), consideradas como enzimas antioxidante importante no sistema vascular estavam significativamente mais regulamentadas na aorta de ratos alimentados com suco de açaí.

As atividades do GSR no soro e no fígado e GPX no soro também foram relatados para aumentar em ratos alimentados com suco de açaí,.
"Portanto, estas duas enzimas antioxidantes podem agir sinergicamente para reduzir a peroxidação lipídica," o Dr.Wu e seus colegas de trabalho sugeriram.
Séricos da enzima antioxidante PON1 (com o HDL e envolvido na prevenção da peroxidação lipídica LDL) também foi encontrado para ser elevado em ratos alimentados com suco de açaí.
Em outros experimentos, os ratos alimentados com suco de açaí por cinco semanas foram relatados para terem níveis significativamente menores de citocinas pró-inflamatórias IL-6 e TNF-a.

"Não só o suco de açaí reduziu os níveis basais dessas duas citocinas pró-inflamatórias, como também aumentou a resistência de secreção destas duas citocinas por macrófagos em resposta a estímulos inflamatórios como o LPS", disseram os autores dessa pesquisa.

Os autores da pesquisa são Doutores de Nutrição do USDA Arkansas Children's Center, do Departamento de Fisiologia e Biofísica, do Departamento de Imunologia na Universidade de Arkansas para Ciências Médicas e da Vida AIBMR Ciência, Inc.

-Aterosclerose; Publicado Online antes da impressão.

Perguntas e respostas sobre o Açai





Perguntas e respostas sobre o Açai
Fonte: Revista Dieta Já 151

Dra. Elaine Bento - Nutricionista e Diretora da APAN – Associação Paulista de Nutrição

1 – O açaí tem sido comentado como uma fruta de alto valor nutricional. Qual é a composição nutricional do açaí?

O açaí é rico em proteínas, gordura vegetal, vitamina B1, C e E, minerais como: ferro, fósforo, cálcio, potássio, além das fibras e conter alto teor de antocianinas (antioxidantes).

2 – Quais os benefícios que se tem ao consumir a fruta?

Além de ser um excelente repositor energético, a fruta possui propriedades antioxidantes que atua diretamente na eliminação dos radicais livres e favorecem a melhor circulação do sangue, além de combater o acúmulo de placas de depósito de lipídeos, causadores de arteriosclerose. Beneficia o trânsito intestinal, pelo aporte de fibras.

3 – É verdade que ela é uma das frutas brasileiras com o maior teor de antioxidantes?
 
Quando comparada com as frutas vermelhas (amora, cereja, framboesa, morango, etc) o açaí é o que contém maior teor de antioxidantes.

4 – É verdade também que o açaí é muito calórico?
 
É uma fruta calórica, sendo que em cada 100g temos 247 kcal.

5 – Na nossa região é comum encontrarmos apenas os concentrados de açaí ou açaí na tigela?
Consumi-lo desta forma também garante todos os seus benefícios – levando em conta também que vem misturado com guaraná, banana, morango e outras frutas?
 
É necessário ver a composição, quanto mais aditivo e conservante menor será o efeito da fruta em si. A polpa quando associada com outros ingredientes como: banana, morango e demais frutas, aumenta o valor calórico, porém soma-se o benefício de ambos os alimentos.

6 – Com que freqüência podemos consumir o açaí?
 
Não existe uma freqüência indicada para o consumo, mas sim variar nas preparações com açaí e ver a finalidade.

Exemplo:
- Uma pessoa que realiza uma dieta hipocalórica (baixa em calorias) ou atletas de algumas modalidades esportivas (boxeadores e halterofilistas), é indicado pelo alto teor calórico;
- Atletas e praticantes de atividade física devem ingerir o creme ou suco após o exercício, pois é um ótimo repositor de energia;
- Pessoas com estômago sensível, também deve evitar.

7 – Na região Norte é fácil encontrar o fruto?
Ele tb pode ser ingerido como as demais frutas?
 
Na região norte é muito fácil encontrar o fruto, principalmente no outono. A mistura com outras frutas agrega o sabor da preparação, sendo bem vinda.


8 – Recentemente li uma matéria falando que pessoas foram infectadas com a doença de Chagas através de suco natural de açaí na Amazônia.
Qual a possível ligação do açaí com a doença?
E o consumo da fruta processada, como os concentrados de açaí que temos aqui, também oferece risco?
 
A ligação do suco com a doença, segundo pesquisas é que na árvore do açaí, o barbeiro faz o ninho nas folhas da palmeira ou no próprio cacho. Assim, quando é feita a colheita, o inseto é levado junto e triturado com a fruta na produção da polpa. Antes de comprar o suco ou derivados é necessário certificar que houve pasteurização (procedimento para esterilização pelo aquecimento e esfriamento rápido do líquido) no processo. Na dúvida do produto e/ou estabelecimento de comércio, é melhor não adquirir o produto, pois só o congelamento não mata o protozoário.


Receita: Sobremesa gelada de açaí

Ingredientes:
- 2 polpas de açaí
- 1 envelope de gelatina diet sem sabor
- 2 claras em neve
- ½ copo de leite desnatado
- ½ xícara de água morna
- 2 saquinhos de adoçante

Modo de preparo:
Dissolva a gelatina na água morna. Bata a mistura no liquidificador junto com a polpa, o leito e o adoçante até ela ficar cremosa e homogênea. Junte as claras em neve, mexendo suavemente. Deixe gelar por 6 a 8 horas e sirva.

Calorias: 90 calorias por porção.


Nenhum comentário :