terça-feira, 13 de julho de 2010

A Acupuntura alivia os sintomas da depressão?


Sem dúvida!
Para a Medicina Tradicional Chinesa todas as disfunções ou doenças são resultados de um desequilíbrio energético.
A acupuntura é uma das formas de readquirir a harmonia perdida.

A Organização Mundial da saúde listou algumas doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento da acupuntura e entre elas está a depressão, onde a eficácia do tratamento foi similar á da medicação convencional, porém sem efeitos colaterais.
Você deve procurar um profissional qualificado, que não precisa ser um médico, mas sim um formado em escolas reconhecidas.

A acupuntura melhora os sintomas, pois estimula o sistema nervoso central.
Em casos leves, só ela já basta.
Se for depressão forte, é preciso também tratar com medicamentos.

Os distúrbios depressivos leves e moderados, a exemplo da ansiedade, respondem positivamente ao tratamento por acupuntura.
Isso não é difícil de entender mesmo pelos critérios ocidentais, dado que um dos mecanismos de ação da acupuntura é através da nodulação de neurotransmissores do sistema nervoso, muitos deles relacionados com o humor.
Por outro lado, na depressão do distúrbio bipolar (psicose maníaca-depressiva) a acupuntura serve apenas como tratamento coadjuvante.

O tempo de tratamento da depressão é dependente do grau e de suas características peculiares em cada caso, podendo oscilar de um mês até 1 ano ou mais.
A ansiedade e a depressão podem surgir reativamente em várias doenças orgânicas, exemplo: uma pessoa com fibromialgia pode entristecer-se e frustrar-se profundamente devido às dores que sente, resultando em um quadro de depressão.

Contudo o estado deprimido e ansioso por longo período modifica condições metabólicas, imunológicas, predispondo ou gerando outras várias doenças, como distúrbios digestivos, infecções de repetição, insônia, maior tendência a dores crônicas, etc.
Antes de procurar a acupuntura como tratamento à depressão, o paciente deve
estar seguro do diagnóstico de depressão e aí sim procurar um acupunturista
para o tratamento.

Embora muitas pessoas acham que depressão é frescura, ela é uma doença, um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores (mensageiros químicos do impulso nervoso) responsáveis pelo controle do estado de humor.

Na depressão a dopamina, serotonia e outras substâncias químicas como a noradrenalina, ácido gama-aminobutírico e aceticolina ficam alterados, desorganizando o estado de humor, as emoções, capacidade mental e o bem estar geral do organismo.
No tratamento com Acupuntura, naturalmente o corpo libera essas “inas” proporcionando um estado de equilíbrio orgânico geral.

O tratamento com Acupuntura libera dos efeitos colaterais que muitos medicamentos proporcionam, ocasionando a dependência levando à comprometimentos sérios à saúde.


Léa Bar-Nissim

Nenhum comentário :