quarta-feira, 26 de outubro de 2022

PSEUDO DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL

 














Vilma Capuano


Fundamentar-se na Unidade não é a sua dissolução no Todo. 
Não se trata de apagar a sua individualidade, mas libertá-la da ilusão de um eu separado e alcançar a compreensão de que sua natureza é a mesma de toda a Criação.
Ao contrário da ideia de uma fusão que aboliria as diferenças, é permitir que essa individualidade possa se expressar em toda a sua singularidade, livre da dualidade que dá ignição às ações do ego.

Perceber que não existe separado, liberta a expressão autêntica em comunhão amorosa com outros seres e com o mundo, que são vivenciados como expressão da mesma Fonte da Vida.

A individualidade torna-se assim um instrumento para que a dimensão profunda do Ser, que é Una, se expresse, mesmo nas fases de dor diante de obstáculos no Caminho.

Nestas pausas de sensação de Crescimento eliminamos o perigo de cairmos nas armadilhas de um “falso” progresso espiritual se
permanecemos com o senso crítico diante do aprendizado de Conhecimento, Sabedoria e Clareza para identificar sinais das “doenças” do ego que nos levam ao autoengano no Caminho, como:
Espiritualidade artificial por motivação confusa.

Ela se manifesta numa forma de falar, se vestir e agir como um padrão que imita uma consciência iluminada. 
Uso de palavras, frases feitas, e conselhos de que sentir raiva, tristeza ou chorar não são permitidos.
Vivendo a fantasia de que a libertação do sofrimento pode ser rápida, e que a transformação espiritual pode ser alcançada sem esforço, e numa única tentativa.

Esse crescimento muitas vezes está no anseio de ser amado, de pertencer, de preencher o vazio interior, eliminar o sofrimento, e ser especial e melhor.

Identificação com uma experiência espiritual.
O ego se identifica com o êxtase de uma experiência espiritual e se apropria dela, achando que está iluminado e tornou-se um mestre.
A soberba manifesta-se como um sentimento sutil de que "sou melhor e mais sábio que os outros”, do orgulho de sentir-se um Escolhido, ou de pertencer ao “Grupo mais iluminado", sem a compreensão de que há uma diferença entre o encontro do caminho certo, professor ou comunidade, e sentir que encontrou o Uno, que é uma realização interior.

Espiritualização do ego.
Isso o faz torna-se impenetrável. 
Fica imune à ajuda, novas informações ou feedback construtivo. É vítima da crença do "eu consegui" - que chegou ao ápice do caminho, paralisando a evolução espiritual.

Mente coletiva do ashram.
Isso é como um vírus que leva à codependência. 
Os membros infectados com a "consciência coletiva", pensam, falam, agem e se vestem iguais, e rejeitam outras personalidades e valores que não estejam de acordo com suas regras.

Quando encontramos obstáculos no caminho do crescimento espiritual é fácil desesperar, diminuir-se e perder a confiança no caminho certo – este é o sinal de que o ego ainda quer controlar.
Para ser a mudança real deste mundo você precisa manter a Confiança na conexão com a Consciência Superior de si mesmo.

Vilma Capuano

Nenhum comentário :