sexta-feira, 18 de março de 2022

Espiritualidade: o que é e como desenvolver em 4 passos

Muitas vezes, nos sentimos perdidos, sem saber como agir em determinada situação. 
Nesses momentos, sempre tem alguém para nos dizer: “faça uma oração e peça a Deus compreensão”. 
O intuito deste artigo é ir à fundo no verdadeiro sentido dessa frase: a conexão com o divino. 
A seguir, saiba o que é espiritualidade, o que a difere do espiritualismo e espiritismo, qual a relação dela com a física quântica, a importância e como desenvolver em 4 passos. 

Confira!


Significado: o que é espiritualidade?

Espiritualidade vem da palavra em latim spiritus, que também quer dizer ‘sopro’.
Segundo as definições de Oxford Languages, espiritualidade significa:

1) qualidade do que é espiritual;
2) característica do que tem ou revela intensa atividade religiosa ou mística;
3) religiosidade, misticismo;
4) tudo o que tem por objeto a vida espiritual;
5) elevação, transcendência, sublimidade.

Espiritualidade pode ser definida como a propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio.
É a conexão entre o ser humano e o divino.
Ou seja, é a busca por um reencontro com a sua essência.
Além disso, tem a ver com propósito de vida.

Exemplos de espiritualidade
A espiritualidade não está ligada a nenhuma religião, pois não possui dogmas, crenças ou teorias.
É o campo de vivência, ação, prática.
Ela está intimamente ligada ao desapego a bens materiais e pessoas. E o maior objetivo de uma pessoa espiritualizada é trabalhar no desenvolvimento do espírito.

É importante ressaltar que um indivíduo que não pertence a uma religião pode ser espiritualizado, a depender da relação consigo e com o mundo.
Da mesma forma, uma pessoa ‘religiosa’ pode não ser espiritualizada, pois ela pode apenas estar absorvendo a teoria, sem colocá-la em prática.



Diferenças entre espiritismo, espiritualismo e espiritualidade

O espiritismo é uma religião que prega a existência de Deus, a imortalidade da alma e a reencarnação. 
A palavra espiritismo vem do codificador da doutrina espírita, Allan Kardec. 
A ideia é se diferenciar das outras correntes religiosas, como o Hinduísmo e o Budismo, que percebem a reencarnação de maneira diferente.
Nesse mesmo sentido, aqueles que seguem exclusivamente as práticas de Kardec preferem ser chamados de espíritas ou espiritistas, em vez de espiritualistas. 
Para eles, a forma de serem chamados os distingue de outras religiões que praticam a mediunidade e também adotam elementos culturais africanos, orientais ou indígenas.

O espiritualismo é uma doutrina filosófica que se contrapõe ao materialismo, a qual aceita apenas a existência da matéria e que pensamento, emoção e sentimentos são reações físico-químicas do sistema nervoso.

Essa doutrina filosófica afirma a imortalidade da alma, a existência de Deus, das forças universais e de valores espirituais ou morais, que são o fim único da atividade racional do homem. 
Em resumo, as religiões que acreditam nisso pertencem ao espiritualismo. 
Já a espiritualidade é um campo da vivência, como já mencionado antes neste artigo.

A relação entre física quântica e espiritualidade

A Física Quântica é uma ciência que estuda as menores partículas existentes: elétrons, prótons, fótons, moléculas e células. Depois de muito tempo, descobriu-se que grande parte de um átomo é vácuo (energia condensada), não só matéria.

A teoria da Física Quântica é que tudo é energia. 
Todas as coisas existentes no universo, inclusive nossos corpos, são emanações de energias ancestrais. 
E, por isso, todos nós estamos conectados. 
Assim, essa ciência se propõe a estudar o que não se vê, não se pode medir e o indeterminismo das partículas as quais temos contato.

De acordo com essa ciência, precisamos nos desvincular da ideia tradicional de matéria como algo concreto, sólido e tangível para compreendermos a realidade. 
Além disso, essa ciência defende que uma partícula pode ser encontrada em dois lugares distintos ao mesmo tempo, o que torna o conceito de tempo e espaço uma ilusão visual.

A concepção de realidade transcende tudo aquilo que se pode imaginar, segundo a Física Quântica. 
É por isso que ela estabelece um elo entre a ciência e a fé. 
E, dessa forma, possui uma relação direta com a espiritualidade.




Qual a importância de desenvolver a espiritualidade?

Segundo Bruno Gimenes, autor do livro Sintonia de Luz, buscar a espiritualidade é trilhar o caminho do conhecimento interior, com o objetivo de desvendar os mistérios do mundo imaterial e de outras dimensões que interagem com o plano material.

“Quando essa interação acontece, nosso universo, tão grandioso e inteligente, envia sinais o tempo todo para que possamos evoluir mais a cada dia.
Como geralmente não estamos treinados ou educados para reconhecer a comunicação extrafísica, não captamos as mensagens e aumentamos o sofrimento”, explica no livro.

Bruno Gimenes ressalta que o desenvolvimento da espiritualidade traz o entendimento de que pensamentos se tornam coisas e são geradores das realizações, já que eles constroem, quando positivos, e destroem, quando negativos.
Outro ponto defendido pelo autor é que a espiritualidade é um estado de consciência que adquirimos com treino, dedicação e intenção, mas que precisa estar aliada à amorosidade que vive em cada ser. Através do crescimento dessa consciência, todas as respostas podem ser encontradas, já que a espiritualidade também pode ser definida como a verdade do espírito.

Como desenvolver a espiritualidade
Não existe um melhor caminho para desenvolver a sua espiritualidade.
Trata-se de uma escolha pessoal, pois cada um tem uma maneira de absorver e aprender sobre determinado assunto.
Assim como não existe uma melhor doutrina ou religião.
Mas é preciso dedicação, tempo, intuição e estar aberto a novos hábitos.

A seguir, separamos 4 dicas que podem te ajudar a começar:

1 - Leia
Que tal começar a estudar sobre espiritualidade a partir da história de pessoas evoluídas que passaram pela Terra?
No livro Grandes Mestres da Humanidade, Patrícia Cândido reúne as propostas de evolução que cinquenta grandes almas apresentaram à humanidade.
Em épocas diferentes, com poucos recursos materiais e enfrentando todas as adversidades possíveis, esses grandes seres transformaram a nossa vida encerrando ciclos e ditando os novos passos evolutivos. Nada melhor do que aprender com quem conseguiu conquistar o maior sucesso possível: o ato divino de transcender a matéria e seguir evoluindo em outros planos.

2 - Medite
A meditação diária nutre a essência do ser humano, ajuda a relaxar e faz com que você tenha o poder da mente.
Meditar diariamente traz equilíbrio e autoconhecimento para sua vida.
Isso porque é com auxílio dessa prática milenar que se abre a possibilidade de ter um profundo conhecimento sobre diversos aspectos de cada ser humano, sejam psicológicos ou físicos.
Um estudo realizado pela Universidade da Flórida (EUA) constatou que a meditação ativa 220 genes ligados ao sistema imunológico.

3 - Contemple a natureza
Passar mais tempo na natureza se tornou prescrição médica em diversos países, como Escócia, Coreia do Sul e Japão.
As plantas têm efeitos vibracionais que muitas gerações já utilizavam e conheciam bem e que, por consequência dos tempos modernos, acabaram se perdendo.
O campo de energia dos vegetais possui a capacidade de gerar influência positiva no campo energético de cada ser vivo, agindo nas causas geradoras de doenças.
Essa é a concepção básica da Fitoenergética, um sistema natural de tratamento, equilíbrio e elevação da consciência por meio da energia das plantas (fitoenergia).


4 - Faça cursos
O Iniciados é a maior plataforma de cursos de espiritualidade e desenvolvimento pessoal da internet. 
Lá você encontra mais de 145 cursos, além de um Baú de Ferramentas poderosas que vão ajudar você a ter uma vida livre do estresse e da ansiedade presentes na vida moderna.

Ao fazer a sua inscrição, imediatamente, você tem acesso a todos os cursos e bônus de dentro da plataforma, assim como à comunidade fechada no Facebook, onde você tem contato com outros alunos para compartilhar seus desafios e conquistas e se inspirar nas histórias de transformação. 
Saiba mais aqui.

https://luzdaserra.com.br/artigos/espiritualidade-o-que-e-e-como-desenvolver



Nenhum comentário :