sexta-feira, 13 de setembro de 2019

AFRODITE



Afrodite é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade na antiga religião grega. Responsável pela perpetuação da vida, prazer e alegria. Historicamente, seu culto na Grécia Antiga foi importado da Ásia, influenciado pelo culto de Astarte, na Fenícia, e de sua cognata, a deusa Ishtar dos acádios. 
Ambas eram deusas do amor, e seus atributos e rituais foram incorporados no culto grego a Afrodite. 
Na era romana, seria a vez de Afrodite ser a influência, dando origem à sua equivalente romana, a deusa Vênus.

Na mitologia grega, a versão mais famosa do seu nascimento contada por Hesíodo, ela nasceu quando Cronos cortou os órgãos genitais de Urano e arremessou-os no mar; da espuma (aphros) surgida ergueu-se Afrodite. No entanto para Homero, anterior a Hesíodo, ela era filha de Zeus e Dione. Durante o período de Platão, os gregos haviam solucionado este conflito afirmando que Afrodite tem dois aspectos diferentes, sem individualizar o culto: a primeira Afrodite Urânia, seria a Afrodite celeste, do amor divino e homossexual. 
A filha de Zeus seria a Afrodite do amor comum, do povo, denominada Afrodite Pandemos de onde emanava o amor físico e desejos lascivos. Os principais mitos envolvendo a deusa são a saga da Guerra de Troia, onde ela protegeu a cidade de Troia e os amantes Helena e Páris; sua perseguição a mortais que a ofenderam, como Psiquê e Hipólito; as bênçãos dadas a fiéis como Pigmaleão para viverem com suas amadas; e seus diversos casos amorosos, como Ares e Adônis.

Afrodite recebeu vários epítetos, principalmente porque seus cultos variavam em cada cidade grega. Recebeu os nomes de Citere ou Citereia (Cytherea) e Cípria (Cypris) por dois locais onde seu culto era célebre na Antiguidade, Citera e Chipre - cada um deles alegando ser o local de nascimento da deusa. Afrodite ainda recebia muitos outros nomes locais, como Acidália e Cerigo, utilizadas em regiões específicas da Grécia. 
Mesmo com os cultos diferentes, os gregos reconheciam a semelhança geral entre todas como sendo a única Afrodite.

Afrodite, juntamente com Apolo, representa o ideal de beleza dos gregos antigos. 
Ela foi constantemente reproduzida nas Artes, da Antiguidade à Idade Contemporânea, dada a oportunidade dos artistas imaginarem uma beleza divina. 
Nos dias atuais, seu mito continua exercendo influência na cultura, e muitas vertentes do neopaganismo voltaram a lhe prestar culto.

Vinagre de Afrodite

Este vinagre, é indicado para temperar saladas e molhos afrodisíacos. Use-o em jantares íntimos para incentivar o amor.

Ingredientes:
1/2 litro de vinagre de maçã
1 ramo de manjericão fresco colhido antes do nascer do sol
1 rosa vermelha de jardim colhida antes do nascer do sol
3 morangos
1 colher de sopa de açúcar cristal


Em uma sexta feira de Lua Crescente, misture o açúcar com o vinagre e agite bem, Coloque o vinagre em uma garrafa de vidro, vá acrescentando os morangos picados, o manjericão e as pétalas de rosas enquanto diz:

"Morangos tenros como beijos matinais,
Manjericão de cheiro para noites celestiais,
Rosa da luxúria e perfeito amor se faz,
Afrodite, ó grande deusa,
Derrama teu olhar, encanta a poção, pois de tudo és capaz!"

Tampe e guarde a garrafa, bem tampada e envolvida em um pano vermelho, por 1 semana. Após coe o vinagre, jogue os resíduos no jardim. Guarde o Vinagre de Afrodite em temperatura ambiente e não conte pra ninguém o que é.

Livro Cozinhando com os Deuses - Jussara Machado...

Nenhum comentário :