Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra.
A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa.
Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.
A esta altura, é oportuno lembrar que a Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi instituída pela Igreja Católica no ano de 1571.
Registra-se ainda a tradição que, no caixote que trouxe a imagem de Nossa Senhora, estava escrito: “No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo”.
Em homenagem à padroeira, o dia 21 de novembro é feriado municipal em Natal.
Seus festejos se estendem desde dia 11 até 21 de novembro, com missas e celebrações, principalmente, na Pedra do Rosário (onde a imagem foi encontrada), na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga catedral) e na Catedral Metropolitana.
FONTE: ACADEMIA MARIAL
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO
Maria, Nossa Senhora da Apresentação que, ainda criança, subistes ao Templo para vos consagrar inteiramente a Deus, praticando assim o ato do amor-entrega, o mais agradável ao Senhor;
Seja-vos também agradável, a nossa homenagem, a nossa entrega ao vosso coração de Mãe.
Consagrastes ao Senhor, ó Rainha do Céu, o vosso espírito e vosso coração, o vosso corpo e todo o vosso ser pelo sacrifício total, o mais generoso e desinteressado, pela mais solene imolação.
Nós, aqui na terra, nos unimos aos anjos que assistiram vossa oferta de amor que é como um sinal da entrega que todos devemos fazer ao Senhor.
Por isso, cantamos as glórias da vossa apresentação.
Amém.
Nenhum comentário :
Postar um comentário