Gabriel é comumente associado à entrega de mensagens e boas novas divinas.
História do Anjo Gabriel
O Anjo Gabriel é muito conhecido por ser o anunciador, por excelência, das revelações divinas.
Seu nome é formado de duas palavras: “geber” (guerreiro) e “el” (Deus).
Assim como o Miguel, o Anjo Gabriel também é chamado pelo nome na Bíblia.
No Antigo Testamento a sua aparição se dá ao trazer boas notícias por parte de Deus a Daniel, explicando para ele a visão que o profeta teve anteriormente e, depois, o bom destino do povo de Israel, quando este estava exilado.
Já no Novo Testamento, o Anjo Gabriel é o anunciador da gravidez de Isabel, mulher do profeta e sacerdote Zacarias, que daria a luz a João Batista, presente no livro de Lucas.
Foi o Anjo Gabriel o interlocutor da mensagem divina a Maria, de que ela era cheia de graça e a escolhida para ser a Mãe de Jesus.
A que se deve a devoção ao Anjo Gabriel
Dentro do catolicismo ele é padroeiro da diplomacia, dos operadores de telefonia, carteiros, internautas e radialistas, recebendo também o nome de São Gabriel Arcanjo.
A história do Anjo Gabriel é o que nos dá motivos para sermos devotos, por ser um mensageiro, sabemos que ele fica na presença de Deus e recebe missões diretamente de Dele, assim como pode tomar uma forma parecida com a de um homem.
O Anjo Gabriel está presente também nas crenças místicas.
É graças ao Anjo Gabriel que temos hoje uma das orações católicas mais conhecidas e queridas, a Ave Maria (Ave-Maria), que até cita uma parte de sua mensagem: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo” (Lc 1,28).
poderosa oração a São Gabriel Arcanjo
“São Gabriel Arcanjo, vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor.
Nenhum comentário :
Postar um comentário