segunda-feira, 24 de junho de 2013

São João

 
 
São João é o santo mais festejado.
No dia 24 de junho todo país é uma festa só, tal fato faz com que seja conhecido como " Santo Festeiro ".
No Brasil inteiro acontecem várias festas em sua homenagem.
Possui fama de santo casamenteiro e de ter o poder de encontrar objetos perdidos; além de ser o protetor dos casados e enfermos principalmente, no que se refere a dor de cabeça e de garganta.
É só pedir com fé, que ele atende.
São João é festejado com os símbolos que evocam o seu nascimento : fogueira, mastro, fogos, capelinha, palha e manjericão.
O formato de sua fogueira é de uma pirâmide com a base arredondada.
Um pouco mais da história de São João Batista
No mês de junho, a nossa mãe Igreja, dedica uma de suas festas a São João Batista, o fiel arauto do reino de Deus.
E João Batista é, excepcionalmente, o único santo a quem a Igreja dedica duas de suas festas, o nascimento e o martírio.
Esse fato singular já é suficiente para despertar nossa atenção sobre esse profeta que, através de sua voz, anunciava um reino eminente, renovando a promessa feita por Deus aos patriarcas do Antigo Testamento.
Já no Antigo Testamento encontramos passagens que se referem a João Batista.
Ele é anunciado por Malaquias e principalmente por Isaías.
Os outros profetas são um prenúncio do Batista e é com ele que a missão profética atingiu sua plenitude.
Ele é assim, um dos elos de ligação entre o Antigo e o Novo Testamento.
São João despertou para a vocação profética, para o cumprimento de sua missão, ainda no ventre de sua mãe, de onde já anunciava a presença do Cristo, do Salvador dos homens, estremecendo de alegria.
E em sua primeira manifestação ele nos ensina que a felicidade é o sentimento inerente a toda a pessoa que está repleta da graça divina.
Ao atingir a maturidade, o Batista se encaminhou para o deserto e, nesse ambiente, preparou-se, através da oração e da penitência, para cumprir sua missão.
Através de uma vida extremamente coerente, não cessava jamais de chamar os homens à conversão, advertindo:
" Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo."
São João Batista viveu integralmente a sua vocação, pois sabia que devia "preparar o caminho do Senhor, aplainar as suas veredas."
Ele não se deixou levar pelos erros ou pelas imperfeições.
 
Basta perceber que quando diante de Herodes, todos se deixavam influenciar pelos respeitos humanos, ele ,sem hesitar, denunciava: "Herodes, não te é lícito ficar com Herodíades, mulher de teu irmão."
E diante da incoerência dos fariseus e dos saduceus, interrogava:
"Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está por vir."(Mt 3,7)
A vaidade, o orgulho, ou até mesmo, a soberba, jamais estiveram presentes em São João Batista e podemos comprová-lo pelos relatos evangélicos. Por sua austeridade e fidelidade cristã, ele é confundido com o próprio Cristo, mas, imediatamente, retruca:
"Eu não sou o Cristo" (Jo 3, 28) e " não sou digno de desatar a correia de sua sandália". (Jo 1,27).
Quando seus discípulos hesitavam, sem saber a quem seguir, ele apontava em direção ao único caminho, demonstrando o Rumo Certo, ao exclamar: "Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". (Jo 1,29).
E dessa maneira, o Cristo obtinha seus primeiros discípulos, André e João Evangelista, discípulos formados inicialmente, na escola do rio Jordão.
João Batista ocupa um lugar de destaque no Novo Testamento, pois foi a fiel testemunha do Cristo, quem preparou em tudo o caminho do Messias. Por amor à Verdade, não hesitou nem mesmo diante da possibilidade de perder a própria vida, pois já reconhecia o valor da verdadeira vida.
O Batista é, indubitavelmente, um exemplo de amor e de fidelidade ao Cristo; ele cumpriu plenamente sua vocação profética.
 
E através de um gesto de carinho, o próprio Cristo demonstrou o seu agradecimento, deixando-se batizar por João e tecendo-lhe um belo elogio: " Dentre os nascidos de mulher, não há ninguém maior do que João." (Lc 7,28).
Deus elogia São João Batista e manifesta a importância desse profeta, pois um elogio divino é sempre grandioso.
Cabe, então, a nós nos esforçarmos para conhecer melhor o Batista.
João Batista foi decapitado por ser coerente, autêntico e por amar a Verdade, mas a sua voz continuou ressoando, pois quando Cristo realizava seus primeiros milagres, Herodes, afirmava:
" É João Batista que ressuscitou."
Nos dias atuais, a voz do Batista continua ressoando, ao nos ensinar: "Produzi frutos de arrependimento, pois, toda a árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo." (Lc 2, 8-9).
O Batista apresentou o Cristo ao povo de Israel.
Que possamos, então, solicitar à sua intercessão para que nos ajude a anunciar o nosso Redentor à juventude do nosso país.
São João Batista, rogai por nós, para que sejamos, sempre, anunciadores do reino de Deus e fiéis companheiros de Cristo.
 
Texto adaptado por : Marcelo Borges e Aloísio Parreiras
visite : www.emaus.org.br/jornal/diversos/JoaoBatistaProfeta.htm

Nenhum comentário :