A
mente possui quatro véus.
Primeiramente,
desde tempos sem começo, a mente não reconhece a si mesma, não reconhece sua
verdadeira natureza, não se vê.
É
o véu da IGNORÂNCIA.
Desta
ignorância fundamental procede um profundo desfuncionamento.
A
total pureza de uma mente desperta exprime-se de fato sob três modalidades que
chamamos os "três corpos de Buddha" : o corpo absoluto (dharmakaya), o corpo de
glória (sambhogakaya), e o corpo de manifestação (nirmanakaya).
Ora,
sob o domínio da ignorância, a mente não reconhece sua própria vacuidade, que
corresponde ao corpo absoluto, e conhece um "eu" ilusório, identificando-se com
ele.
A
mente não é somente vacuidade, também é claridade, o que significa que
possui a capacidade de produzir todas as espécies de pensamentos, que nela se
elevam todas as coisas.
Tomando
esta claridade como distinta de si mesma, a mente concebe um "outro".
Assim,
formam-se os dois pólos "eu" e o "outro" que são a base dos
CONDICIONAMENTOS
LATENTES.
Um
terceiro aspecto da mente é o conhecimento chamado ainda não-obstrução, ligado
ao mesmo tempo à vacuidade e à claridade.
Quando
a mente não reconhece esse poder de conhecimento pelo que ele é, apega-se, sobre
a base da dualidade eu-outro, aos objetos agradáveis, rejeita os objetos
desagradáveis e, em todos os casos, permanece na ignorância da verdadeira
natureza da situação, na cegueira.
Em
lugar do conhecimento não-obstruído instalam-se assim, as três EMOÇÕES
CONFLITUOSAS de base que são a atração, a aversão e a cegueira.
Elas
se subdividem em ramificações muito numerosas para formar finalmente uma rede de
84 mil emoções, que constituem o terceiro véu.
Sob
o domínio das emoções conflituosas, realizamos, tanto pelo corpo quanto pela
palavra como pela mente, inúmeros atos, sendo que muitos são negativos.
Eles
levam ao renascimento nos seis mundos onde são experimentadas alegrias ou
sofrimentos próprios a cada um deles.
Esse ENCADEAMENTO
CAUSAL, que faz o samsara girar, forma o quarto véu, o véu do karma.
Um
ser cuja mente está recoberta por esses quatro véus é chamado um ser
ordinário...
Kalu Rimpoche
Enviado ao Blog SINTESE pela nossa amada
Nanda.
Muito obrigado, querida, de coração por todo seu
apoio, carinho e acompanhamento.
SINTESE
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