quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cometa Lemmon-C/2012 F6 em máxima aproximação da Terra

 



O verde Cometa C/2012 F6 Lemmon se aproxima mais da Terra.

O Cometa Lemmon está aumentando diariamente seu brilho e de acordo com os mais experientes observadores, a sua magnitude em brilho já atinge em torno de 7, que o coloca no limiar de percepção da visão humana a olho nu, forte o suficiente para ser visto através de binóculos e/ou ser registrado em fotografias.

Tradução e acréscimos: Thoth3126@gmail.com

Fonte: http://www.spaceweather.com/

Na próxima terça-feira, dia 05 de fevereiro de 2013, o Cometa C/2012 F6 Lemmon atingirá a menor distância da Terra, quando estará a cerca de 146 milhões de quilômetros distante do nosso planeta.

Apesar de estar bem longe do periélio (maior aproximação do Sol), o Cometa Lemmon já está brilhando o bastante até para que possa ser visto com um pequeno binóculo, nas noites do hemisfério sul.

Cometa C/2012 F6 Lemmon: a imagem acima do cometa Lemmon foi feita no dia 28 de janeiro de 2013.
Ele se tornou mais brilhante e bastante claro agora e também já apresenta uma tênue e bonita cauda. Detalhes Imagem: Data: 28 de janeiro, 2013 Exposição: LRGB: 59:6:6:6 m, 1hrs total de 17mins @-26C Telescópio: 10 Truss Serrurier newtoniano f / 5 Câmara: IQS 683wsg com Lodestar norteadores Filtros: Astrodon LRGB E-Series Gen 2. Tomada de observatório próprio em Auckland, Nova Zelândia, feita por Rolf Wahl Olsen em @ Auckland, Nova Zelândia

No momento, o cometa está brilhando como uma estrela de magnitude 7, logo abaixo do limite de visibilidade do olho nu.

Para capturar os detalhes fracos e filamentosos da cauda do cometa, Olsen usou um telescópio de 10 polegadas, uma sensível câmera CCD, e um tempo de exposição de 1 hora 17 minutos. Detalhes de fotos completas são dadas aqui .

O Cometa Lemmon está aumentando diariamente seu brilho e de acordo com os mais experientes observadores, a sua magnitude em brilho já atinge em torno de 7, que o coloca no limiar de percepção da visão humana a olho nu, forte o suficiente para ser visto através de binóculos e/ou ser registrado em fotografias.

Visite a página do Solar System Dynamic (NASA) e acompanhe a tragetória orbital do Lemmon (C/2012 F6). Click na imagem acima...
Visite a página do SSD (NASA) e acompanhe a trajetória orbital do Cometa Lemmon (C/2012 F6). Clique aqui: http://ssd.jpl.nasa.gov

O Cometa Lemmon C/2012 F6 está se aproximando do Sol e à medida que a distância diminui, o seu brilho se intensifica e poderá chegar a atingir a magnitude 3 quando chegar ao periélio, no dia 24 de março, à distância de 0,74 UA do sol.

 Alguns observadores acreditam que o cometa tem potencial para ficar ainda mais brilhante e até mesmo atingir magnitudes negativas, ser mais visível ainda a olho nu.

Atualmente onde está localizado o CometaLemmon?

 Atualmente, o Cometa Lemmon pode ser encontrado com facilidade no vértice da estrela delta da constelação do Oitante, que brilha na magnitude 3.7 e deve ser usada como referência para localizar o cometa (2/7 no gráfico).



Os cometas de 2013, até agora, são o Cometa Lemmon, o Panstarrs e o Ison, o Lemmon e o Panstarrs em março e abril e para o fim do ano de 2013, o cometa ISON iluminara o nosso céu (poderá ser de forma espetacular).

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário :