terça-feira, 16 de outubro de 2012

HAJA LUZ- PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS - FASCÍCULO N° 5 ( PRIMEIRA PARTE )‏


O Segundo Raio
SABEDORIA (RAIO DOURADO)




1 – O SEGUNDO RAIO

O segundo Raio, de cor dourada, é o raio do educador e do professor.
Até o ano de 1956, o guia deste Raio foi o Mestre Ascensionado Kuthumi.
Juntamente com o também Ascensionado Mestre Jesus, ambos foram elevados à categoria de Instrutores do Mundo.

Damos aqui uma descrição sobre o abençoado Mestre Ascensionado Kuthumi, como também sobre Seu Santuário.

Em aprazível colina das cercanias de Kaschmir, norte da Índia, situa-se o Foco de Irradiação do Bem-Amado Lord Divino (conhecido com Lord Maitreya) e de Seu Discípulo Kuthumi, que é dedicado ao santificado Amor Divino, assim como, em todos os tempos, foi ensinado aos professores e doutrinadores da humanidade.

Neste Santuário Espiritual de Paz e de Reflexão, reúnem-se os irmãos e irmãs dos mantos amarelos.

Aos pés do Lord Divino, Kuthumi e outros grupos dos Ascensionados estudam como trazer aos homens a Verdade, no caminho das religiões reinantes no mundo.

Seja na luz do Sol ou na suave irradiação da Lua, tudo respira brandura nos vales de Kaschmir: as flores, as águas azuis dos lagos, o canto das aves; sente-se na Natureza a presença de Lord Divino e dos discípulos de Kuthumi.


Estes dois Grandes Seres irradiam e fortalecem o Ser do Cristo Cósmico, e todos os discípulos espirituais recebem cada uma de suas palavras com devoção e agradecimento.

E o Servir do segundo Raio é dedicado ao desenvolvimento da consciência em toda emanação de vida que está apta e preparada para trazer aos humanos a Verdade – por diversos caminhos e setores.

Quem serve ao Raio Dourado, esforça-se em aprofundar sua compreensão, através de instruções e esclarecimentos individual ou coletivo sobre o homem, os anjos prisioneiros, o pequeno ser elemental, assim como todos os que atravessam a suposta “morte” e os que estão à espera, ante a porta do nascimento.


Quando a compreensão cresce e a tolerância aumenta, naturalmente aumenta, também, o Amor, e um coração compreensivo se abre.
Quem reconhecer o motivo, por trás da ação e atividade, reagirá com bondade e sabedoria, e não mais deixará toldar-se-lhe o pensamento com as idéias comuns das massas, com o pensamento de medo, superstição ou fanatismo.


Esses atributos são próprios para estreitar ou restringir o pensamento e a consciência, em direção a um único aspecto da Verdade.
E assim não se pode mais compreender os outros, nem em circunstâncias ou condições especiais, como sejam as suas realidades raciais e cármicas, etc. que muito cooperaram para fazê-los serem assim como eles são.

Os que servem ao segundo Raio procuram compreender melhor todas as nações e raças, dar-lhes mais atenção.
Só quando na mente externa da humanidade o “coração compreensivo” falar, realizar-se-á a verdadeira fraternidade universal.

O Raio da Sabedoria não se ocupa com o exterior, o intelecto, nem se agarra a coisas ou fatos.
A Verdadeira Sabedoria impõe-se, quando se tem em vista a Presença Divina “EU SOU” no interior, e conscientemente se aceita que toda Verdade, toda Beleza, toda Sabedoria só é encontrada na Chama do próprio coração de cada indivíduo.


Então é proveitoso escutar em humilde e silenciosa adoração a Voz do Silêncio.
Quanto mais sábio fores, mais se aquieta tua língua; quanto mais pacífico for o mundo dos sentidos, menos usarás o intelecto discursivo!

O Raio Dourado representa a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, também chamada o “Filho”.
É o caminho da Sabedoria da escuta e da espera; embora ele se pareça com um período de paz e de calma, mesmo assim não é provado pela força, mas sim pela paciência interior.


É um dos mais difíceis degraus do Caminho; antes de que se possa ouvir a Voz do Silêncio, anda-se na esfera exterior (periferia) da Vida e sintoniza-se com a maioria da voz oca de hosana, encontrando eco somente no próprio ouvido.

O Bem-Amado Mestre Ascensionado Kuthumi encarnou-se muitas vezes antes de Sua Ascensão.
Foi Gaspar, um dos três Sábios do Oriente que seguiram a estrela para Bethlehem.
Foi o matemático grego Pitágoras e mais tarde São Francisco de Assis.

Juntamente com o Bem-Amado El Morya, fundou a FRATERNIDADE TEOSÓFICA.

Quem quiser conhecer as Leis Espirituais da Vida e desejar ser um bom professor de seus semelhantes, receberá grande adiantamento, se dedicar seu amor e suas súplicas ao Mestre Ascensionado Kuthumi e pedir-Lhe participar do Seu trabalho voluntário.

2 – OS CARGOS DA HIERARQUIA DIVINA

Os cargos e as ordens hierárquicas da Grande Fraternidade Branca, a Hierarquia Espiritual, estão em movimento, ou melhor, são mutáveis: também os integrantes desta Hierarquia crescem e se elevam na conclusão, nos degraus da escada espiritual, assim como tu e Eu.

Existe um Senhor do Mundo; é Ele a Cabeça da Hierarquia Divina.
Seguem-se: O Budha da Evolução; este alimenta e mantém a Chama Divina no coração de cada humano.
Depois vem o Instrutor do Mundo, que planeja e exercita as religiões e a força divina da Realização para um período de cerca de quatorze mil anos.


O Maha Chohan (o Grande Senhor oriental) representa o Espírito Santo para a Terra.
Seguem na seqüência os Sete Diretores (Chohans) dos Sete Raios, que agem nos diversos e múltiplos campos de trabalho do mundo exterior, como nos planos interiores.


Além destes, existem os Sete Grandes Arcanjos: cada qual serve num determinado Raio.
Os arcanjos representam a sensibilidade da vida.
Finalmente, existem os Sete Grandes Elohim; cada qual representa um dos sete Raios.
Estes Grandes Seres são, em verdade, os Arquitetos da Terra.

Existem, portanto, três reinos na Terra: o reino humano, o dos anjos e dos seres elementais.
Estes três deveriam desenvolver-se harmoniosa e mutuamente.
É uma tarefa que deverá ser acrescentada e realizada na determinação vindoura.

O Grande Ser que é conhecido como Sanat Kumara veio, há eons, do planeta Vênus.
Ele é realmente o Salvador da nossa Terra e de toda vida sobre ela.
Há milhões de anos consecutivos foi Ele o Senhor do Mundo, à espera de que outro Ser Divino viesse ocupar Seu lugar e O possibilitasse a voltar ao Seu planeta Vênus.


No Ano Novo de 1956 conseguiu isso quando o Grande Príncipe Gautama, que centenas de anos foi o Budha, assumiu o grandioso cargo de Senhor do Mundo. Em adesão, ascensionaram muitos Seres da Hierarquia do Poder a cargos de confiança.

O Grande Lord Divino (que há centenas de anos era conhecido como Lord Maitreya) foi o Instrutor do Mundo, ou o Cristo Cósmico, nesta última época.


Ele assumiu o cargo, que estava disponível, do Príncipe Gautama e é agora o Budha. Lord Divino foi o Cristo Cósmico que “assessorou” Jesus, o Mestre.
Ele era o CRISTO que agia através de Jesus. Tanto Kuthumi, o Bem-Amado, como ainda o Bem-Amado Jesus foram instruídos por Lord Divino.

Quando este deixou o cargo de Instrutor do Mundo e de Cristo Cósmico, assumiram os dois Seres por Ele instruídos, o Ascensionado Mestre Kuthumi e Jesus, os cargos de Instrutores do Mundo; juntos trabalham com o Cristo Cósmico.
Por algum tempo ficaram o segundo e o sexto Raios sem diretores (Chohan).

No ano de 1958, o Grande Mestre Ascensionado Lanto tornou-se o Diretor do segundo Raio.
Foi Ele o guardião de um dos mais antigos Santuários do Rocky-Mountain, U.S.A., na montanha de Teton, em Wyoming.

Quem procura mais iluminação (e todos procuram estas qualidades, desta ou daquela forma) deve apelar por ajuda ao Bem-Amado Kuthumi e ao Ascensionado Mestre Lanto.

(Nota: Atualmente o Mestre Lanto também exerce o cargo de Instrutor do Mundo, juntamente com Jesus e Kuthumi, tendo Seu discípulo, o Mestre Ascensionado Confúcio, assumido o cargo de Chohan do segundo Raio.)

http://hankarralynda.blogspot.com.br

Nenhum comentário :