quarta-feira, 23 de maio de 2012

Deixando o passado nos segurar



Muitas pessoas me dizem que não podem desfrutar o presente por causa de algo que aconteceu no passado.

Como não fizeram alguma coisa no passado, não podem viver plenamente hoje.

Como não têm mais algo que tinham no passado, não podem se divertir atualmente.

Como foram magoados no passado, não aceitam o amor agora.

Como algo desagradável aconteceu quando fizeram determinada coisa no passado, têm certeza de que ela acontecer de novo hoje.

Como uma vez fizeram algo que lamentam, estão certos de que serão pessoas más para sempre.

Como um dia alguém lhes fez algo, acusa essa pessoa por sua vida não ser como gostariam.

Como se enraiveceram por causa de uma situação no passado, mantêm-se indignados.

Como numa antiga experiência foram maltratados, nunca esquecerão ou perdoarão.

Como não fui convidado para a festa de formatura do ginásio, não posso gozar a vida hoje.

Como me saí muito mal na minha primeira audição, ficarei eternamente apavorado com audições.

Como não sou mais casada, não posso gozar plenamente a vida hoje.

Como meu primeiro relacionamento terminou, nunca mais estarei aberto ao amor.

Como uma vez fiquei magoado com uma observação, nunca mais confiarei em ninguém.

Como uma vez roubei uma coisa, devo me punir para sempre.

Como eu era pobre quando criança, jamais serei bem-sucedido.

O que frequentemente nos recusamos a perceber é que mantermo-nos presos ao passado - não importa qual tenha sido e por mais horrível que tenha sido - só magoa a nós mesmos.

"Eles" na verdade não se importam.

Geralmente "eles" nem têm consciência do que fizeram.

Estamos apenas nos prejudicando ao nos recusarmos a viver ao máximo o momento presente.

O passado é passado e não pode ser mudado.

O único instante que podemos vivenciar é o instante presente.

Mesmo quando reclamamos sobre o passado, estamos somente vivenciando a lembrança que temos dele neste momento e com isso perdendo a real experiência do instante presente.

PROFESSOR ROMILDO


Nenhum comentário :