segunda-feira, 12 de julho de 2010

Mudanças


Estimados Amigos,
A característica mais proeminente e irrefutável da mudança é a constância com a qual ela, a todo o momento, está passando por processos mutativos, ou seja, tudo muda o tempo todo mesmo que, freqüentemente, tais fenômenos passem desapercebidos pelas pessoas.

Os antigos já diziam que a mesma correnteza não passa duas vezes pelo mesmo rio, o mesmo raio de sol não ilumina duas vezes um idêntico ponto, o mesmo brilho da lua não irradia um similar lugar repetidamente, a mesma estrela não se encontra na mesma posição do cosmos em nenhum outro momento, assim como vários outros exemplos extraídos da natureza.

Mas, então, porque é importante entender este irrevogável princípio natural que se aplica a tudo e a todos que habitam esta fantástica manifestação?

Em primeiro plano porque é imperativo que as pessoas entendam que suas vidas são o somatório de naturais câmbios que culminam com o abandono do corpo físico, enquanto isto, nas principais fases da vida, ou seja, nascimento, crescimento, amadurecimento, envelhecimento e morte infinitos câmbios acontecem nos aspectos físicos, intelectuais, emocionais, sociais e espirituais de cada pessoa.

Em segundo lugar, é de vital importância entender que as principais mudanças, em quase todos os aspectos supracitados, acontecem durante a infância, a adolescência e a juventude e que, depois destas fases, existe uma inconsciente e imatura propensão humana de limitar, ou bloquear, quaisquer possibilidades de modificações em seus modus vivendi.

Tal fato acontece porque mudar, freqüentemente, significa abandonar o conhecido para adentrar o desconhecido, deixar para trás um quotidiano previsível e aparentemente seguro para embarcar numa imprevisível e aparentemente insegura viagem, renunciar ao mecânico e adequado modus operandi para adentrar num mundo onde pensamentos e ações deliberadas deverão permear o quotidiano.

Por outro lado, outra realidade que assola a humanidade é o fato de que muitas pessoas, mesmo vivendo sob condições extenuantes, desfavoráveis e desagradáveis, tanto para si mesmas como para com outrem ou para com ambiente que os cercam, permanecem com suas rotinas inalteradas e suas vidas rumando em direção à um fatídico penhasco.

No entanto, em nenhuma instância isto significa que a imutabilidade é natural ao ser humano, isto apenas significa que, ainda que inconscientemente, muitas pessoas escolhem viver sob os auspícios de dolorosas e mecânicas caminhadas por medo, ou falta de coragem, de embarcar na trilha da mudança.

Mesmo assim, existem dois incontestáveis princípios que se aplicam a qualquer indivíduo dotado com o mínimo de capacidade cognitiva que são, em primeiro lugar, se alguém estiver desinclinado, ou desinteressado, à passar por mudanças, inexistem forças que o persuadirão a realizar tal câmbio, mesmo divindades falhariam nesta inconcebível empreitada, mas, por outro lado, se uma pessoa está predisposta á mudar, inexistem forças neste mundo que a impedirão de passar pelo processo mutativo que a mesma almeja para a sua vida.

Assim sendo, baseado nos preceitos discorridos, sempre e quando existir volição, ou desejo, para mudar, qualquer pessoa, em qualquer idade e em qualquer aspecto de sua vida poderá passar por um magnífico processo de transformação que a levará ao objetivo desejado.

Portanto, qualquer pessoa que anseie por cambiar em qualquer aspecto de sua vida, seja ele um conhecimento, uma atitude, uma percepção, um relacionamento, um trabalho, um objetivo de vida, uma maneira de agir ou hábitos e condicionamentos que foram mecanizados com a repetição e com o tempo, poderá, deliberada e volitivamente, embarcar numa fascinante e, mormente, gratificante jornada de mutação, transformação e melhoramento que, na maioria das vezes, advém dos processos mutativos onde a pessoa anseia por tornar-se melhor, mais augusta e mais refinada.

Desta maneira, desejo-vos uma semana repleta de entendimentos sobre a natureza da mudança, intrepidez para mudar o que você deseja em sua vida e compaixão para aceitar o novo.

www.tadany.com

Nenhum comentário :