terça-feira, 8 de junho de 2010

Cabala e a Alquimia do Receber


Cabala é uma linha espiritual, que envolve conhecimento e prática, dada por Deus ao primeiro homem, Adam, que a transmitiu de geração em geração.

Seu maior objetivo visa que o homem possa conhecer o mundo em que vive, a criação Divina (Criador, criação, criatura), e assim entender e interagir no funcionamento de tudo a partir de uma consciência desperta.

Ela nos convida para um mergulho na realidade da vida, naquilo que é visível e invisível, na causa e no efeito.
Com ela aprendemos sobre os segredos da criação, a vida real, os diferentes mundos que co-existem junto com os nossos, a sua interrelação e influencias.

A prática na Cabala está baseada na construção da tzedaká, palavra hebraica que traduz uma ação diária baseada no amor justo (no equilíbrio), na humildade, disciplina, lealdade, confiança, fé, e outras características.

Para isto é proposto varias técnicas, alem do estudo, a prática do auto conhecimento, meditações, orações, concentração, e busca de união com os diferentes níveis da luz Divina.

Sua caminhada nos leva a um crescimento espiritual, ampliando nossa consciência, nos colocando diretamente em contato com o mundo invisível, percebendo sua existência e relação com o nosso mundo.

Percebemos a rede que existe em nossa volta onde tudo está interligado e possui o seu propósito.

É uma caminhada na qual vamos rompendo com a nossa mente tradicional, conceitual e linear, presos na realidade de espaço e tempo.

Ela nos abre para receber a luz, as energias positivas, abrindo novos caminhos, trazendo proteção, fé, segurança, crescimento, prosperidades, transformação e principalmente plenitude.

A Cabala é pura revelação, viva por si só, nos envolve e traz novas vibrações.

Um olhar maior e mais limpo, nos faz compreender tudo em nossa volta, o bem e mal, que existe dentro e fora de nós.

Sua base é a cultura hebraica, estando sempre junto com os grande rabinos, sábios do judaísmo, antigos filósofos e os maiores cientistas de nossa Era.
Diz-se que ela é a alma do judaísmo e a religião o corpo.

Ela se origina do conhecimento e estudo da Tora, os 5 livros de Moises (pentateuco), e a partir de sua leitura e interpretação surgem livros significativos, tais como, Zohar, Bahir e Yetzirah, estes falam sobre conceitos e realidades espirituais.

O significado literal da palavra Kabbalah/Cabala é recebimento, vem do verbo Lecabel, receber, alude a capacidade que temos de receber o conhecimento, ou as verdades que existem sobre a vida, assim como a capacidade que temos de receber Deus, a luz, ligada aos dois conceitos da Kabbalah, o desejo de receber e o desejo de dar.

Kabbalah também está relacionada com a palavra revelação, pois seu estudo nos remete as revelações de Deus, assim como a que ocorreu no monte Sinai.
As revelações estão contidas na luz de Deus.

A Kabbalah é o estudo e entendimento da tradição, no sentido que sem a tradição não existe Kabbalah, não existe nada.

Considera-se tradição o conhecimento e verdades passadas a Moisés e que deu origem a chamada tradição Oral e Escrita.

Tradição, mais do que nunca significa a nossa capacidade de receber e transmitir algum conhecimento-ensinamento, repartir aquele conteúdo, a partir da compreensão própria.


Por: Escola de Kabbalah

Nenhum comentário :