segunda-feira, 28 de novembro de 2011

De onde provêm as doenças



Antigamente se dizia que as doenças eram enviadas por Deus para castigo dos pecadores.

Séculos depois modificou-se essa idéia, e o "diabo", criatura má, passou a ser quem as trazia. Depois disso, os pesquisadores descobri­ram os vírus e as bactérias e a estes foram então atribuídas as causas das enfermidades.

Mais recentemente, quando começaram a surgir escolas de psicologia, certas doenças passaram a ser consideradas produto ou somatização das reações e dos estados psíquicos do homem.

Assim, idéias e pesquisas sobre o assunto foram evoluindo e, por certo, não estacionaram aí.

Quando o apelo interior da humanidade por maior ex­pansão de consciência tornou-se suficientemente forte para atrair novos esclarecimentos sobre a saúde e a doen­ça, ela pôde receber conhecimento mais amplo.

Seres que trabalham nas dimensões interiores do planeta puderam transmiti-lo através de uma espécie de telapatia que não se limita ao âmbito mental.

Essa telepatia superior consis­te em um contato consciente que a alma do ser humano estabelece com o núcleo interior de um ser ainda mais evoluído do que ele, de onde recebe ensinamentos.

Além disso, a aprendizagem por vias subjetivas também pôde ser feita através da "leitura" daquilo que está impresso nas camadas do éter cósmico, camadas sutis que envol­vem a Terra e que contêm toda e qualquer informação.

Através desse acervo, percebe-se pelos sentidos interiores que o atrito provocado na atmosfera terrestre pelas forças construtivas que vêm através dos raios solares produz as doenças no planeta e na maioria dos reinos nele existen­tes.

Isso é causado não pelas forças positivas em si, mas pela própria condição impura da atmosfera terrestre, que reage à sua passagem.

A presença das enfermidades, como já foi dito, é pró­pria dos níveis de consciência físico-etérico, emocional e mental - não existe além deles. É nesses três planos vul­neráveis que também está localizada a parte pessoal da nossa"aonsciência.

Sempre que o pensamento e a energia estejam centrados nas características mais materiais do ser, enfocando de modo exclusivo assuntos da personali­dade, o indivíduo está mais sujeito às doenças, dado que é exatamente nessa área que elas existem. "Um homem é o que ele pensa" diz certa lei.

Se polariza sua atenção ape­nas no lado físico, emocional e mental da própria vida, torna-se ainda mais suscetível à condição doentia dos ní­veis terrestres.

Na verdade, o homem como um todo é emanação da Mente Única, que se manifesta sob vários aspectos, e a personalidade humana é apenas um deles.

Adaptado do livro "Caminhos para a Cura Interior" de Trigueirinho, Editora Pensamento - págs. 33 a 34.

Nenhum comentário :