A compreensão do Caminho das Oito Vias, um ensinamento do Budismo Tibetano.
Buda ensinou a seus discípulos que os extremos da vida deviam ser evitados, que o caminho do meio é a forma de chegar ao equilíbrio,
Ele ensinou ainda, que tanto o Prazer Extravagante como a Abnegação Exagerada, deviam ser evitados. Ambos os extremos provocam sofrimento.
Para Buda existem oito vias para romper com o sofrimento e levar ao caminho do meio e assim chegar à iluminação.
1. Visão Correta
A vida de cada pessoa está envolvida por crenças e hábitos desta e de existência passadas, é difícil desviar-nos completamente destas crenças, mas não impossível, porque somos seres sociais e racionais.
Buda ensinou que a vida precisa de um projeto, de mapas em que a mente possa confiar, a energia de cada um deve ser dirigida a um propósito.
"Um elefante por mais perigo que corra, não fará nada para fugir até se assegurar de que o caminho que vai percorrer suportará o seu peso. Sem ter esta certeza, irá preferir a agonia à incerteza da queda".
O mesmo acontece com o ser humano, enquanto ele sentir que sua razão não está satisfeita, ele não avança com firmeza em nenhuma direção.
Os ensinamentos sobre uma das "Quatro Nobres Verdades" fornecem esta condição.
2. Aspirações Corretas
Enquanto o primeiro passo nos leva a tomar decisões tendo em conta o problema básico da vida, o segundo conselho é deixar que os nossos corações sigam os seus desejos, (inspirados pelo elevado Espírito de Deus).
3. Linguagem Correta
É necessário estar atento.
O homem deve abster-se da mentira, da bisbilhotice e das frivolidades e deve falar de forma verdadeira, amigável, atenciosa e positiva.
4. Conduta Correta
Antes de tentar ser melhor, deveríamos entender o nosso comportamento.
A conduta correta implica em
. não matar nenhum ser vivo, animal ou humano,
. não roubar,
. não se entregar a relações sexuais licenciosas,
. não mentir e
. não usar drogas (álcool incluso).
5. Atividade Correta
O progresso espiritual é impossível quando as ações pessoais são contraditórias.
Atividade correta consiste em observar a própria conduta, dedicar-se a ocupações que promovam a vida ao invés de destruição. (Procure transmitir alegria e serenidade, saúde e confiança.)
(Não basta não fazer mal, é necessário fazer o bem.)
6. Esforço Correto
Aquele que busca o caminho do meio não deve permitir a intervenção de pensamentos ou de estados de espírito destrutivos, e se estes já estiverem instalado, deverá buscar desviá-los, antes de seus efeitos visíveis. (livre-se de maus pensamentos buscando sempre pensar em coisas construtivas.
7. Atenção Correta
Em um texto sagrado do Dhammapada, está escrito: "Tudo o que somos é o resultado daquilo que pensamos".
Buda considerava que a liberdade é a libertação que cada um pode alcançar dentro desta existência por meio do autoconhecimento, deixando de agir sempre dentro de atitudes inconscientes e automáticas.
Isto é, estar atento aos pensamentos e sentimentos e perceber que eles chegam e saem e não constituem parte de nós.
Devemos testemunhar os acontecimentos de forma reativa, olhando e vivenciando os estados de espírito e as emoções de forma a não condenar ou dar importância demasiada a nenhuma delas.
8. Êxtase Correto
É estar atento ao controle completo sobre a mente e o corpo.
-------------------
Paulo R. Simões
www.grandefraternidadebranca.com.br
Nenhum comentário :
Postar um comentário